Sonhos & medos – o que guardo na bolsa amarela? – um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Luciane Botelho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11020
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 5 , n. 2, p. 111-116, Jul./Dez. 2017.
id FURG_23f6ba7831622b209dc76a84e1ee51ba
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/11020
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Sonhos & medos – o que guardo na bolsa amarela? – um relato de experiênciaDreams and fears – what do i have into the yellow bag? – an experience reportSueños y miedos - ¿qué guardo em la bolsa amarilla? – um relato de experienciaIgualdade de gêneroLeituraEscritaDiárioEquidad de géneroLecturaProducción escritaDiarioGender EquityReadingWritingDiaryRevista Diversidade e Educação, v. 5 , n. 2, p. 111-116, Jul./Dez. 2017.A educação é feita de desafios. Hoje, mais do que nunca, se faz necessário não só pensar/refletir, mas também agir em prol de um ensino que ultrapasse os limites do aprendizado formal. É necessário formar sujeitos humanos capazes de sonhar e de vencer o medo, sujeitos capazes de transformar a sociedade machista, homofóbica e intolerante, na qual vivemos, em uma sociedade que preze pelo respeito e pela igualdade de gênero. Movida por esse desejo, comecei a participar do GESE, em 2017. Ao longo do ano, instigada pelas reflexões que o grupo proporciona e pela brilhante obra de Lygia Bojunga – A bolsa Amarela –, desenvolvi com alunos do 5º ano da rede pública municipal de ensino um trabalho que alia leitura, reflexão, tomada de posição e produção escrita. Trabalho esse que passo a descrever neste espaço, como um relato de experiência que faz valer a profissão que escolhi: “ser educadora”.Educación está hecha de desafíos. Hoy, más se hace preciso no sólo pensar/reflexionar, sino también actuar en favor de la enseñanza que traspase los límites del aprendizaje formal. Es necesario formar sujetos humanos que puedan soñar y vencer el miedo, sujetos que puedan transformar la sociedad machista, homofóbica y intolerante, en que vivimos, en una sociedad que aprecie el respeto y la equidad de género. Movida por ese deseo, comencé a participar del GESE, en 2017. A lo largo del año, instigada por las reflexiones que el grupo proporciona y por la brillante obra de Lygia Bojunga – La bolsa Amarilla – desarrollé con los estudiantes del quinto año de la rede pública municipal de enseñanza un trabajo que alía la lectura, las reflexiones, el informe de posición y la producción escrita. Trabajo que paso a describir, como un relato de experiencia que faz valer la profesión que he elegido: “ser educadora”.Education is made of challenges. Nowadays, more than before it is necessary not only think/reflect about, but also act in order to have an education that exceeds limits of a formal learning. It is necessary to form human beings, who are able to dream and to overcome the fears, people able to transform the sexist society, homophobic and intolerant, where we live in, into a society that appreciates the respect and gender equity. Driven by this desire, I started to participate of GESE, in 2017. Throughout the year, I was instigated for all reflections provided by the group and by the brilliant work of Lygia Bojunga – The Yellow Bag. So, I developed with 5th grade students of public school, a work that allies reading, thinking, opinion and writing. On this work, I shall describe how an experience report could make the profession I choose to be worth: “to be teacher”.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-25T00:40:47Z2023-05-25T00:40:47Z2018-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARTINS, L. B. Sonhos & medos - O que guardo na bolsa amarela? - um relato de experiência. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 111–116, 2018. DOI: 10.14295/de.v5i2.7863. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/7863. Acesso em: 18 maio. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1102010.14295/de.v5i2.7863porMartins, Luciane Botelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-25T00:40:47Zoai:repositorio.furg.br:123456789/11020Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-25T00:40:47Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Sonhos & medos – o que guardo na bolsa amarela? – um relato de experiência
Dreams and fears – what do i have into the yellow bag? – an experience report
Sueños y miedos - ¿qué guardo em la bolsa amarilla? – um relato de experiencia
title Sonhos & medos – o que guardo na bolsa amarela? – um relato de experiência
spellingShingle Sonhos & medos – o que guardo na bolsa amarela? – um relato de experiência
Martins, Luciane Botelho
Igualdade de gênero
Leitura
Escrita
Diário
Equidad de género
Lectura
Producción escrita
Diario
Gender Equity
Reading
Writing
Diary
title_short Sonhos & medos – o que guardo na bolsa amarela? – um relato de experiência
title_full Sonhos & medos – o que guardo na bolsa amarela? – um relato de experiência
title_fullStr Sonhos & medos – o que guardo na bolsa amarela? – um relato de experiência
title_full_unstemmed Sonhos & medos – o que guardo na bolsa amarela? – um relato de experiência
title_sort Sonhos & medos – o que guardo na bolsa amarela? – um relato de experiência
author Martins, Luciane Botelho
author_facet Martins, Luciane Botelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Luciane Botelho
dc.subject.por.fl_str_mv Igualdade de gênero
Leitura
Escrita
Diário
Equidad de género
Lectura
Producción escrita
Diario
Gender Equity
Reading
Writing
Diary
topic Igualdade de gênero
Leitura
Escrita
Diário
Equidad de género
Lectura
Producción escrita
Diario
Gender Equity
Reading
Writing
Diary
description Revista Diversidade e Educação, v. 5 , n. 2, p. 111-116, Jul./Dez. 2017.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-07
2023-05-25T00:40:47Z
2023-05-25T00:40:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, L. B. Sonhos & medos - O que guardo na bolsa amarela? - um relato de experiência. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 111–116, 2018. DOI: 10.14295/de.v5i2.7863. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/7863. Acesso em: 18 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11020
10.14295/de.v5i2.7863
identifier_str_mv MARTINS, L. B. Sonhos & medos - O que guardo na bolsa amarela? - um relato de experiência. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 111–116, 2018. DOI: 10.14295/de.v5i2.7863. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/7863. Acesso em: 18 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v5i2.7863
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187277328744448