A base afetiva-volitiva na constituição de educadores(as) ambientais,doutorandos(as) do programa de pós-graduação em Educação Ambiental da FURG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasqual, Dayse Melo da Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/2694
Resumo: Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2009.
id FURG_250c59a05474adfe582019c34da97015
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/2694
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A base afetiva-volitiva na constituição de educadores(as) ambientais,doutorandos(as) do programa de pós-graduação em Educação Ambiental da FURGConstituição do educador ambientalBase afetivo-volitivaEducação Ambiental transformadoraAbordagem sócio-históricaSubtextoConstitución del educador ambientalBase afectivo-volitivaEducación Ambiental transformadoraAbordaje socio-históricoDissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2009.Esta dissertação tem como proposta de pesquisa o estudo da Base Afetivo-volitiva na constituição de educadores ambientais do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande. Os sujeitos investigados são seis doutorandos mestres em Educação Ambiental. A pesquisa problematiza as influências e as determinações da Base Afetivo-volitiva desses doutorandos nas suas opções pela Educação Ambiental como campo de estudo e atuação. A Base Afetivo-volitiva refere-se às emoções (afetos) e às motivações (vontades) e envolve os desejos, as necessidades e os interesses dos sujeitos. O referencial teórico metodológico que subsidia a pesquisa é a Abordagem Sócio-histórica, especialmente as obras de Vygotsky e de Molon, e a Educação Ambiental transformadora, especialmente a obra de Loureiro. Para a coleta de dados realizou-se entrevistas semiestruturadas e estudos dos memoriais dos pré-projetos de dissertação e de tese desses educadores. O material foi analisado na perspectiva da Análise do Subtexto, metodologia de análise defendida por Vygotsky e Molon, que tem por premissa buscar os significados e os sentidos expressos na fala e na escrita, bem como no subtexto, no intertexto e no pensamento oculto. Além disso, recorreu-se a análise de Conteúdo, que enfatiza a interpretação do sentido que os indivíduos atribuem às mensagens e não apenas a semântica da língua. As categorias que emergiram foram: 1) os motivos e as emoções dos educadores ambientais em suas opções pela Educação Ambiental; 2) tornar-se educador ambiental: processos e implicações do seu fazer e 3) noções de Educação Ambiental, que envolveu também noções de educador ambiental. A pesquisa evidenciou que esses educadores são motivados, em especial, pela possibilidade de serem educadores ambientais pesquisadores docentes. Suas emoções os mobilizam e os paralisam diante da crise socioambiental. As noções acerca da Educação Ambiental e do educador ambiental apresentam características singulares e ao mesmo tempo coletivas, que demonstram a complexidade do processo de constituição do educador ambiental, da consolidação do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental e da trajetória da Educação Ambiental na educação formal. As principais considerações indicam que não existe um modelo ou uma única noção de Educação Ambiental, nem de educador ambiental. Mas essa diversidade característica do campo não impede a explicitação e a superação de determinadas noções e posições assumidas. Um dos desafios da Educação Ambiental é a confrontação e a problematização das práticas e dos discursos e o comprometimento com a ruptura do modelo da sociedade capitalista. Pode-se concluir que a transformação atravessa a Base Afetivo-volitiva dos educadores ambientais doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental. Tais educadores evidenciam a busca pela transformação, que pode ser macro ou microssocial; uma mudança paradigmática ou uma mudança de comportamentos; um novo patamar societário ou uma nova prática.Este trabajo tiene como propuesta de investigación el estudio de la Base Afectivo-volitiva en la constitución de educadores ambientales del Programa de Postgrado en Educación Ambiental de la Universidade Federal do Rio Grande. Los sujetos investigados son seis doctorandos en Educación Ambiental, y que también hicieron el curso de maestría en Educación Ambiental. La investigación problematiza las influencias y las determinaciones de la Base Afectivo-volitiva de esos doctorandos en sus opciones por la Educación Ambiental como campo de estudio y actuación. La Base Afectivo-volitiva se refiere a las emociones (afecto) y a las motivaciones (ganas) y envuelve los deseos, las necesidades y los intereses de los sujetos. El soporte teórico-metodológico que sostiene la investigación se basa en el Abordaje Socio-histórico, especialmente las obras de Vygotsky y de Molon, y la Educación Ambiental transformadora, especialmente la obra de Loureiro. Para recoger los datos se utilizaron dos técnicas: la entrevista personal y los estudios documentales de los memoriales de los doctorandos (los pré-proyectos de la maestría y del doctorado). Se analisó los datos en la perspectiva del Análisis del Subtexto, metodología de análisis sostenida por Vygotsky y Molon, que tiene por premisa buscar los significados y los sentidos expresos en el habla y en la escrita así como en el subtexto, en el intertexto y en el pensamiento oculto. Además de eso, se hizo uso de del Análisis de Contenido, que enfatiza la interpretación del sentido que los sujetos atribuyen a los mensajes y no solamente la semántica de la lengua. Las categorías que emergieron fueron las siguientes: 1) Los motivos y las emociones de los doctorandos en sus opciones por la Educación Ambiental; 2) Constituirse educador ambiental: procesos e implicaciones; 3) Nociones de Educación Ambiental, que contempla también las nociones de educador ambiental. La investigación evidenció que esos doctorandos son motivados especialmente por la posibilidad de se constituiren educadores ambientales investigadores docentes. Sus emociones los movilizan y los paralizan delante de la crisis socioambiental. Las nociones sobre Educación Ambiental y Educador Ambiental presentan características particulares y al mismo tiempo colectivas, que demuestran la complexidad del proceso de constitución del educador ambiental, de la consolidación del Programa de Postgrado en Educación Ambiental y de la trayectoria de la Educación Ambiental en la enseñanza. Los principales hallados indican que no existe un modelo o una única noción de Educación Ambiental, ni de Educador Ambiental. Pero esa diversidad característica del campo investigado no impide la explicitación y la superación de determinadas nociones y posiciones asumidas. Uno de los retos de la Educación Ambiental es la confrontación y la problematización de las prácticas y de los discursos y el comprometimiento con la rotura del modelo de sociedad capitalista. La conclusión de este estudio permitió verificar que la transformación atravesa la Base Afectivo-volitiva de los doctorandos. Tales sujetos evidencian la búsqueda por el cambio, que puede ser macro o microsocial; un cambio paradigmático o un cambio comportamental; un nuevo grado de bienestar de la sociedad o una nueva práctica.Molon, Susana InêsPasqual, Dayse Melo da Silva2012-11-06T19:54:57Z2012-11-06T19:54:57Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPASQUAL, Dayse Melo da Silva. A base afetiva-volitiva na constituição de educadores(as) ambientais,doutorandos(as) do programa de pós-graduação em Educação Ambiental da FURG. 2009. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2009.http://repositorio.furg.br/handle/1/2694porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2012-11-06T19:54:57Zoai:repositorio.furg.br:1/2694Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2012-11-06T19:54:57Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A base afetiva-volitiva na constituição de educadores(as) ambientais,doutorandos(as) do programa de pós-graduação em Educação Ambiental da FURG
title A base afetiva-volitiva na constituição de educadores(as) ambientais,doutorandos(as) do programa de pós-graduação em Educação Ambiental da FURG
spellingShingle A base afetiva-volitiva na constituição de educadores(as) ambientais,doutorandos(as) do programa de pós-graduação em Educação Ambiental da FURG
Pasqual, Dayse Melo da Silva
Constituição do educador ambiental
Base afetivo-volitiva
Educação Ambiental transformadora
Abordagem sócio-histórica
Subtexto
Constitución del educador ambiental
Base afectivo-volitiva
Educación Ambiental transformadora
Abordaje socio-histórico
title_short A base afetiva-volitiva na constituição de educadores(as) ambientais,doutorandos(as) do programa de pós-graduação em Educação Ambiental da FURG
title_full A base afetiva-volitiva na constituição de educadores(as) ambientais,doutorandos(as) do programa de pós-graduação em Educação Ambiental da FURG
title_fullStr A base afetiva-volitiva na constituição de educadores(as) ambientais,doutorandos(as) do programa de pós-graduação em Educação Ambiental da FURG
title_full_unstemmed A base afetiva-volitiva na constituição de educadores(as) ambientais,doutorandos(as) do programa de pós-graduação em Educação Ambiental da FURG
title_sort A base afetiva-volitiva na constituição de educadores(as) ambientais,doutorandos(as) do programa de pós-graduação em Educação Ambiental da FURG
author Pasqual, Dayse Melo da Silva
author_facet Pasqual, Dayse Melo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Molon, Susana Inês
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasqual, Dayse Melo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Constituição do educador ambiental
Base afetivo-volitiva
Educação Ambiental transformadora
Abordagem sócio-histórica
Subtexto
Constitución del educador ambiental
Base afectivo-volitiva
Educación Ambiental transformadora
Abordaje socio-histórico
topic Constituição do educador ambiental
Base afetivo-volitiva
Educação Ambiental transformadora
Abordagem sócio-histórica
Subtexto
Constitución del educador ambiental
Base afectivo-volitiva
Educación Ambiental transformadora
Abordaje socio-histórico
description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2012-11-06T19:54:57Z
2012-11-06T19:54:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PASQUAL, Dayse Melo da Silva. A base afetiva-volitiva na constituição de educadores(as) ambientais,doutorandos(as) do programa de pós-graduação em Educação Ambiental da FURG. 2009. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2009.
http://repositorio.furg.br/handle/1/2694
identifier_str_mv PASQUAL, Dayse Melo da Silva. A base afetiva-volitiva na constituição de educadores(as) ambientais,doutorandos(as) do programa de pós-graduação em Educação Ambiental da FURG. 2009. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2009.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/2694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187238059573248