Aprender com o fazer: reestruturação das disciplinas de estatística na modalidade a distância, a partir da autoavaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Suzi Samá
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Laurino, Débora Pereira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1044
Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar em que medida a avaliação contribuiu para a reestruturação das disciplinas de estatística, oferecidas na modalidade a distância. Um instrumento de avaliação, que incluía questões abertas, foi disponibilizado aos estudantes, ao final da primeira disciplina de Estatística. Com base na apreciação no que diz respeito às contribuições provenientes desse exercício avaliativo por parte do estudante, foi possível realizar adaptações e mudanças na organização e estrutura da próxima disciplina. Ao término desta, uma nova avaliação foi proposta e, posteriormente, vislumbrada, a fim de evidenciar o impacto das mudanças implantadas. A análise textual discursiva foi utilizada na apreciação das manifestações dos estudantes. Através da avaliação, o professor tem possibilidade de repensar sua proposta educacional, à luz das contribuições dos estudantes e da avaliação que estes realizam sobre o seu fazer.
id FURG_27a7e762e9b5b12890454b0d4bbb87c4
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1044
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Aprender com o fazer: reestruturação das disciplinas de estatística na modalidade a distância, a partir da autoavaliaçãoLearn with to do: restructuring the disciplines of statistics in distance learning modality from self-evaluationEnsino de estatísticaEducação a distânciaAutoavaliaçãoStatistics’ teachingDistance educationSelf-evaluationEste artigo tem como objetivo investigar em que medida a avaliação contribuiu para a reestruturação das disciplinas de estatística, oferecidas na modalidade a distância. Um instrumento de avaliação, que incluía questões abertas, foi disponibilizado aos estudantes, ao final da primeira disciplina de Estatística. Com base na apreciação no que diz respeito às contribuições provenientes desse exercício avaliativo por parte do estudante, foi possível realizar adaptações e mudanças na organização e estrutura da próxima disciplina. Ao término desta, uma nova avaliação foi proposta e, posteriormente, vislumbrada, a fim de evidenciar o impacto das mudanças implantadas. A análise textual discursiva foi utilizada na apreciação das manifestações dos estudantes. Através da avaliação, o professor tem possibilidade de repensar sua proposta educacional, à luz das contribuições dos estudantes e da avaliação que estes realizam sobre o seu fazer.This article aims to investigate to what extent the evaluation contributed to the restructuring of the disciplines of statistics, offered in distance learning modality. An assessment tool, that included open questions, was made available to students, at the end of the first discipline of Statistics. Based on that assessment with regard to contributions from this evaluation exercise by the student, it was possible to perform adaptations and changes in the organization and structure of the next discipline. At the end of this one, a new assessment was proposed and, subsequently, seen, in order to highlight the impact of changes implemented. The discoursive textual analysis was used in assessment of student demonstrations. By the evaluation, the teacher has the possibility to rethink its educational proposal, in the light of the students' contributions and of the evaluation that they carry out about its practice.2011-09-29T01:25:58Z2011-09-29T01:25:58Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPINTO, S. S.; LAURINO, D. P.. Aprender com o fazer: reestruturação das disciplinas de estatística na modalidade a distância, a partir da autoavaliação. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2010, Ponta Grossa. Anais eletrônicos... Ponta Grossa: II SINECT, 2010. Disponível em: <http://www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais2010/artigos/TIC_Ens-Apren_C&T/art226.pdf>. Acesso em: 28 set. 2011.2178-6135http://repositorio.furg.br/handle/1/1044porPinto, Suzi SamáLaurino, Débora Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-09-29T01:25:58Zoai:repositorio.furg.br:1/1044Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-09-29T01:25:58Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender com o fazer: reestruturação das disciplinas de estatística na modalidade a distância, a partir da autoavaliação
Learn with to do: restructuring the disciplines of statistics in distance learning modality from self-evaluation
title Aprender com o fazer: reestruturação das disciplinas de estatística na modalidade a distância, a partir da autoavaliação
spellingShingle Aprender com o fazer: reestruturação das disciplinas de estatística na modalidade a distância, a partir da autoavaliação
Pinto, Suzi Samá
Ensino de estatística
Educação a distância
Autoavaliação
Statistics’ teaching
Distance education
Self-evaluation
title_short Aprender com o fazer: reestruturação das disciplinas de estatística na modalidade a distância, a partir da autoavaliação
title_full Aprender com o fazer: reestruturação das disciplinas de estatística na modalidade a distância, a partir da autoavaliação
title_fullStr Aprender com o fazer: reestruturação das disciplinas de estatística na modalidade a distância, a partir da autoavaliação
title_full_unstemmed Aprender com o fazer: reestruturação das disciplinas de estatística na modalidade a distância, a partir da autoavaliação
title_sort Aprender com o fazer: reestruturação das disciplinas de estatística na modalidade a distância, a partir da autoavaliação
author Pinto, Suzi Samá
author_facet Pinto, Suzi Samá
Laurino, Débora Pereira
author_role author
author2 Laurino, Débora Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Suzi Samá
Laurino, Débora Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de estatística
Educação a distância
Autoavaliação
Statistics’ teaching
Distance education
Self-evaluation
topic Ensino de estatística
Educação a distância
Autoavaliação
Statistics’ teaching
Distance education
Self-evaluation
description Este artigo tem como objetivo investigar em que medida a avaliação contribuiu para a reestruturação das disciplinas de estatística, oferecidas na modalidade a distância. Um instrumento de avaliação, que incluía questões abertas, foi disponibilizado aos estudantes, ao final da primeira disciplina de Estatística. Com base na apreciação no que diz respeito às contribuições provenientes desse exercício avaliativo por parte do estudante, foi possível realizar adaptações e mudanças na organização e estrutura da próxima disciplina. Ao término desta, uma nova avaliação foi proposta e, posteriormente, vislumbrada, a fim de evidenciar o impacto das mudanças implantadas. A análise textual discursiva foi utilizada na apreciação das manifestações dos estudantes. Através da avaliação, o professor tem possibilidade de repensar sua proposta educacional, à luz das contribuições dos estudantes e da avaliação que estes realizam sobre o seu fazer.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-09-29T01:25:58Z
2011-09-29T01:25:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, S. S.; LAURINO, D. P.. Aprender com o fazer: reestruturação das disciplinas de estatística na modalidade a distância, a partir da autoavaliação. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2010, Ponta Grossa. Anais eletrônicos... Ponta Grossa: II SINECT, 2010. Disponível em: <http://www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais2010/artigos/TIC_Ens-Apren_C&T/art226.pdf>. Acesso em: 28 set. 2011.
2178-6135
http://repositorio.furg.br/handle/1/1044
identifier_str_mv PINTO, S. S.; LAURINO, D. P.. Aprender com o fazer: reestruturação das disciplinas de estatística na modalidade a distância, a partir da autoavaliação. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2010, Ponta Grossa. Anais eletrônicos... Ponta Grossa: II SINECT, 2010. Disponível em: <http://www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais2010/artigos/TIC_Ens-Apren_C&T/art226.pdf>. Acesso em: 28 set. 2011.
2178-6135
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384370159288320