As Relações entre Área e Perímetro na Geometria Plana: o papel dos observáveis e das regulações na construção da explicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Alberto da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1417
Resumo: O ensino da geometria plana nas séries finais do Ensino Fundamental é, muitas vezes, desprovido de sentido. Os professores optam por práticas pedagógicas que se fundamentam em algoritmos, sem preocuparem-se com os processos de pensamento que estão envolvidos na construção do pensamento geométrico. Essa pesquisa vale-se da Epistemologia Genética para investigar como adolescentes e adultos, que freqüentaram a escola e obtiveram êxito na aprendizagem de geometria, elaboram explicações a propósito de problemas que envolvem o cálculo da área e do perímetro de figuras planas. Os dados indicam que a totalidade dos entrevistados é capaz de realizar o cálculo através do algoritmo, mas muito poucos apresentam explicações elaboradas. Os modelos explicativos são os mais variados e dirigem-se de um pensamento baseado exclusivamente na percepção até a explicação lógico-matemática dos conceitos envolvidos.
id FURG_2a35de21445cb336955e3cc59e39c800
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1417
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling As Relações entre Área e Perímetro na Geometria Plana: o papel dos observáveis e das regulações na construção da explicaçãoRelations between Area and Perimeter in Plane Geometry: the role of observables and regulations in the construction of explanationEnsino de GeometriaModelos ExplicativosJean PiagetEpistemologia GenéticaTeaching of GeometryExplanatory ModelsGenetic EpistemologyO ensino da geometria plana nas séries finais do Ensino Fundamental é, muitas vezes, desprovido de sentido. Os professores optam por práticas pedagógicas que se fundamentam em algoritmos, sem preocuparem-se com os processos de pensamento que estão envolvidos na construção do pensamento geométrico. Essa pesquisa vale-se da Epistemologia Genética para investigar como adolescentes e adultos, que freqüentaram a escola e obtiveram êxito na aprendizagem de geometria, elaboram explicações a propósito de problemas que envolvem o cálculo da área e do perímetro de figuras planas. Os dados indicam que a totalidade dos entrevistados é capaz de realizar o cálculo através do algoritmo, mas muito poucos apresentam explicações elaboradas. Os modelos explicativos são os mais variados e dirigem-se de um pensamento baseado exclusivamente na percepção até a explicação lógico-matemática dos conceitos envolvidos.The teaching of plane geometry in elementary school is often lacking in meaning. Teachers choose teaching practices based on algorithms, without concern for the thinking processes involved in the construction of geometric thinking. This study is based on Genetic Epistemology to investigate how adolescents and adults who attended school, and were successful in learning geometry, constructexplanations about problems involving the calculation of the area and the perimeter of plane figures. The data show that the interviewees are capable of doing the calculation with the algorithm, but very few show elaborated explanations. The explanatory models are the most varied, ranging from thinking based solely on perception to logical-mathematical explanations of the concepts involved.2011-11-30T03:56:24Z2011-11-30T03:56:24Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, João Alberto da . As Relações entre Área e Perímetro na Geometria Plana: o papel dos observáveis e das regulações na construção da explicação. Bolema. Boletim de Educação Matemática, São Paulo, v. 3, p. 81-104, 2009. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/igce/matematica/bolema/Site34/5%20-%20As%20Rela%C3%A7%C3%B5es%20entre%20%C3%81rea%20e%20Per%C3%ADmetro%20na%20Geometria%20Plana.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/1417porSilva, João Alberto dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-11-30T03:56:24Zoai:repositorio.furg.br:1/1417Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-30T03:56:24Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv As Relações entre Área e Perímetro na Geometria Plana: o papel dos observáveis e das regulações na construção da explicação
Relations between Area and Perimeter in Plane Geometry: the role of observables and regulations in the construction of explanation
title As Relações entre Área e Perímetro na Geometria Plana: o papel dos observáveis e das regulações na construção da explicação
spellingShingle As Relações entre Área e Perímetro na Geometria Plana: o papel dos observáveis e das regulações na construção da explicação
Silva, João Alberto da
Ensino de Geometria
Modelos Explicativos
Jean Piaget
Epistemologia Genética
Teaching of Geometry
Explanatory Models
Genetic Epistemology
title_short As Relações entre Área e Perímetro na Geometria Plana: o papel dos observáveis e das regulações na construção da explicação
title_full As Relações entre Área e Perímetro na Geometria Plana: o papel dos observáveis e das regulações na construção da explicação
title_fullStr As Relações entre Área e Perímetro na Geometria Plana: o papel dos observáveis e das regulações na construção da explicação
title_full_unstemmed As Relações entre Área e Perímetro na Geometria Plana: o papel dos observáveis e das regulações na construção da explicação
title_sort As Relações entre Área e Perímetro na Geometria Plana: o papel dos observáveis e das regulações na construção da explicação
author Silva, João Alberto da
author_facet Silva, João Alberto da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Alberto da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geometria
Modelos Explicativos
Jean Piaget
Epistemologia Genética
Teaching of Geometry
Explanatory Models
Genetic Epistemology
topic Ensino de Geometria
Modelos Explicativos
Jean Piaget
Epistemologia Genética
Teaching of Geometry
Explanatory Models
Genetic Epistemology
description O ensino da geometria plana nas séries finais do Ensino Fundamental é, muitas vezes, desprovido de sentido. Os professores optam por práticas pedagógicas que se fundamentam em algoritmos, sem preocuparem-se com os processos de pensamento que estão envolvidos na construção do pensamento geométrico. Essa pesquisa vale-se da Epistemologia Genética para investigar como adolescentes e adultos, que freqüentaram a escola e obtiveram êxito na aprendizagem de geometria, elaboram explicações a propósito de problemas que envolvem o cálculo da área e do perímetro de figuras planas. Os dados indicam que a totalidade dos entrevistados é capaz de realizar o cálculo através do algoritmo, mas muito poucos apresentam explicações elaboradas. Os modelos explicativos são os mais variados e dirigem-se de um pensamento baseado exclusivamente na percepção até a explicação lógico-matemática dos conceitos envolvidos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2011-11-30T03:56:24Z
2011-11-30T03:56:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, João Alberto da . As Relações entre Área e Perímetro na Geometria Plana: o papel dos observáveis e das regulações na construção da explicação. Bolema. Boletim de Educação Matemática, São Paulo, v. 3, p. 81-104, 2009. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/igce/matematica/bolema/Site34/5%20-%20As%20Rela%C3%A7%C3%B5es%20entre%20%C3%81rea%20e%20Per%C3%ADmetro%20na%20Geometria%20Plana.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2011.
http://repositorio.furg.br/handle/1/1417
identifier_str_mv SILVA, João Alberto da . As Relações entre Área e Perímetro na Geometria Plana: o papel dos observáveis e das regulações na construção da explicação. Bolema. Boletim de Educação Matemática, São Paulo, v. 3, p. 81-104, 2009. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/igce/matematica/bolema/Site34/5%20-%20As%20Rela%C3%A7%C3%B5es%20entre%20%C3%81rea%20e%20Per%C3%ADmetro%20na%20Geometria%20Plana.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2011.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187240736587776