Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações: da percepção ao pensamento operatório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Alberto da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1376
Resumo: Nota-se que o cálculo com frações é um dos conteúdos escolares mais temidos, ainda que utilizado ao longo de toda a vida escolar e em outros domínios que não só o da Matemática, tais como a Física, a Química e a Biologia. Esta pesquisa investiga os modelos explicativos que são elaborados por adolescentes e adultos a propósito de problemas que envolvem frações. O estudo realizado evidenciou que apenas uma pequena parcela dos entrevistados é capaz de elaborar uma explicação completa para um problema que envolve cálculo com frações. Os demais apresentam explicações parciais ou incorretas, baseadas na percepção e na incompreensão da relação parte/todo.
id FURG_ac33f026446e84883b23a3b3ac97d494
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1376
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações: da percepção ao pensamento operatórioFraçõesEpistemologia genéticaModelos explicativosFractionsGenetic EpistemologyExplanatory modelsNota-se que o cálculo com frações é um dos conteúdos escolares mais temidos, ainda que utilizado ao longo de toda a vida escolar e em outros domínios que não só o da Matemática, tais como a Física, a Química e a Biologia. Esta pesquisa investiga os modelos explicativos que são elaborados por adolescentes e adultos a propósito de problemas que envolvem frações. O estudo realizado evidenciou que apenas uma pequena parcela dos entrevistados é capaz de elaborar uma explicação completa para um problema que envolve cálculo com frações. Os demais apresentam explicações parciais ou incorretas, baseadas na percepção e na incompreensão da relação parte/todo.We note that calculation with fractions is one of the most feared school contents, although it is used throughout the school life and in areas other than Mathematics, like Physics, Chemistry and Biology. This research investigates the explanatory models that are prepared by adolescents and adults about problems involving fractions. The study showed that only a small part of the interviewees is capable of producing a complete explanation for a problem that involves calculation with fractions. The other explanations are partial or incorrect, based on perception and on the misunderstanding of the relationship part / whole.2011-11-18T04:57:47Z2011-11-18T04:57:47Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, João Alberto da. Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações. da percepção ao pensamento operatório. Educação Matemática Pesquisa, v. 9, p. 293-317, 2007. Disponível em: <http://www.pucsp.br/pos/edmat/editorialre_v922007.html>. Acesso em: 17 nov. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/1376porSilva, João Alberto dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-11-18T04:57:47Zoai:repositorio.furg.br:1/1376Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-18T04:57:47Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações: da percepção ao pensamento operatório
title Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações: da percepção ao pensamento operatório
spellingShingle Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações: da percepção ao pensamento operatório
Silva, João Alberto da
Frações
Epistemologia genética
Modelos explicativos
Fractions
Genetic Epistemology
Explanatory models
title_short Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações: da percepção ao pensamento operatório
title_full Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações: da percepção ao pensamento operatório
title_fullStr Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações: da percepção ao pensamento operatório
title_full_unstemmed Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações: da percepção ao pensamento operatório
title_sort Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações: da percepção ao pensamento operatório
author Silva, João Alberto da
author_facet Silva, João Alberto da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Alberto da
dc.subject.por.fl_str_mv Frações
Epistemologia genética
Modelos explicativos
Fractions
Genetic Epistemology
Explanatory models
topic Frações
Epistemologia genética
Modelos explicativos
Fractions
Genetic Epistemology
Explanatory models
description Nota-se que o cálculo com frações é um dos conteúdos escolares mais temidos, ainda que utilizado ao longo de toda a vida escolar e em outros domínios que não só o da Matemática, tais como a Física, a Química e a Biologia. Esta pesquisa investiga os modelos explicativos que são elaborados por adolescentes e adultos a propósito de problemas que envolvem frações. O estudo realizado evidenciou que apenas uma pequena parcela dos entrevistados é capaz de elaborar uma explicação completa para um problema que envolve cálculo com frações. Os demais apresentam explicações parciais ou incorretas, baseadas na percepção e na incompreensão da relação parte/todo.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2011-11-18T04:57:47Z
2011-11-18T04:57:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, João Alberto da. Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações. da percepção ao pensamento operatório. Educação Matemática Pesquisa, v. 9, p. 293-317, 2007. Disponível em: <http://www.pucsp.br/pos/edmat/editorialre_v922007.html>. Acesso em: 17 nov. 2011.
http://repositorio.furg.br/handle/1/1376
identifier_str_mv SILVA, João Alberto da. Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações. da percepção ao pensamento operatório. Educação Matemática Pesquisa, v. 9, p. 293-317, 2007. Disponível em: <http://www.pucsp.br/pos/edmat/editorialre_v922007.html>. Acesso em: 17 nov. 2011.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384391202111488