Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações: da percepção ao pensamento operatório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1376 |
Resumo: | Nota-se que o cálculo com frações é um dos conteúdos escolares mais temidos, ainda que utilizado ao longo de toda a vida escolar e em outros domínios que não só o da Matemática, tais como a Física, a Química e a Biologia. Esta pesquisa investiga os modelos explicativos que são elaborados por adolescentes e adultos a propósito de problemas que envolvem frações. O estudo realizado evidenciou que apenas uma pequena parcela dos entrevistados é capaz de elaborar uma explicação completa para um problema que envolve cálculo com frações. Os demais apresentam explicações parciais ou incorretas, baseadas na percepção e na incompreensão da relação parte/todo. |
id |
FURG_ac33f026446e84883b23a3b3ac97d494 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1376 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações: da percepção ao pensamento operatórioFraçõesEpistemologia genéticaModelos explicativosFractionsGenetic EpistemologyExplanatory modelsNota-se que o cálculo com frações é um dos conteúdos escolares mais temidos, ainda que utilizado ao longo de toda a vida escolar e em outros domínios que não só o da Matemática, tais como a Física, a Química e a Biologia. Esta pesquisa investiga os modelos explicativos que são elaborados por adolescentes e adultos a propósito de problemas que envolvem frações. O estudo realizado evidenciou que apenas uma pequena parcela dos entrevistados é capaz de elaborar uma explicação completa para um problema que envolve cálculo com frações. Os demais apresentam explicações parciais ou incorretas, baseadas na percepção e na incompreensão da relação parte/todo.We note that calculation with fractions is one of the most feared school contents, although it is used throughout the school life and in areas other than Mathematics, like Physics, Chemistry and Biology. This research investigates the explanatory models that are prepared by adolescents and adults about problems involving fractions. The study showed that only a small part of the interviewees is capable of producing a complete explanation for a problem that involves calculation with fractions. The other explanations are partial or incorrect, based on perception and on the misunderstanding of the relationship part / whole.2011-11-18T04:57:47Z2011-11-18T04:57:47Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, João Alberto da. Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações. da percepção ao pensamento operatório. Educação Matemática Pesquisa, v. 9, p. 293-317, 2007. Disponível em: <http://www.pucsp.br/pos/edmat/editorialre_v922007.html>. Acesso em: 17 nov. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/1376porSilva, João Alberto dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-11-18T04:57:47Zoai:repositorio.furg.br:1/1376Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-18T04:57:47Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações: da percepção ao pensamento operatório |
title |
Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações: da percepção ao pensamento operatório |
spellingShingle |
Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações: da percepção ao pensamento operatório Silva, João Alberto da Frações Epistemologia genética Modelos explicativos Fractions Genetic Epistemology Explanatory models |
title_short |
Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações: da percepção ao pensamento operatório |
title_full |
Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações: da percepção ao pensamento operatório |
title_fullStr |
Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações: da percepção ao pensamento operatório |
title_full_unstemmed |
Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações: da percepção ao pensamento operatório |
title_sort |
Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações: da percepção ao pensamento operatório |
author |
Silva, João Alberto da |
author_facet |
Silva, João Alberto da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, João Alberto da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Frações Epistemologia genética Modelos explicativos Fractions Genetic Epistemology Explanatory models |
topic |
Frações Epistemologia genética Modelos explicativos Fractions Genetic Epistemology Explanatory models |
description |
Nota-se que o cálculo com frações é um dos conteúdos escolares mais temidos, ainda que utilizado ao longo de toda a vida escolar e em outros domínios que não só o da Matemática, tais como a Física, a Química e a Biologia. Esta pesquisa investiga os modelos explicativos que são elaborados por adolescentes e adultos a propósito de problemas que envolvem frações. O estudo realizado evidenciou que apenas uma pequena parcela dos entrevistados é capaz de elaborar uma explicação completa para um problema que envolve cálculo com frações. Os demais apresentam explicações parciais ou incorretas, baseadas na percepção e na incompreensão da relação parte/todo. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2011-11-18T04:57:47Z 2011-11-18T04:57:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, João Alberto da. Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações. da percepção ao pensamento operatório. Educação Matemática Pesquisa, v. 9, p. 293-317, 2007. Disponível em: <http://www.pucsp.br/pos/edmat/editorialre_v922007.html>. Acesso em: 17 nov. 2011. http://repositorio.furg.br/handle/1/1376 |
identifier_str_mv |
SILVA, João Alberto da. Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações. da percepção ao pensamento operatório. Educação Matemática Pesquisa, v. 9, p. 293-317, 2007. Disponível em: <http://www.pucsp.br/pos/edmat/editorialre_v922007.html>. Acesso em: 17 nov. 2011. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384391202111488 |