Crianças “desvalidas” e o dever de trabalhar: ensino profissional e assistência à infância pobre no século XIX em Fortaleza (CE)
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10846 https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11896 |
Resumo: | Artigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 13, n. 25, p. 91–108, Edição Especial de 2021, publicado no município de Rio Grande (RS), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. |
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Crianças “desvalidas” e o dever de trabalhar: ensino profissional e assistência à infância pobre no século XIX em Fortaleza (CE)“Deprived” children and the duty to work: professional education and poor child care in the 19th century in Fortaleza (CE)Los niños desfavorecidos y el deber de trabajar: educación vocacionaly apoyo a la infancia pobre en el siglo XIX en Fortaleza (CE)Ensino profissionalInfância pobreTrabalhoProfessional educationPoor childhoodWorkEducación vocacionalInfancia pobreTrabajoArtigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 13, n. 25, p. 91–108, Edição Especial de 2021, publicado no município de Rio Grande (RS), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.O artigo trata da implantação do ensino profissional para meninos e meninas órfãs e pobres na cidade de Fortaleza (CE) durante a segunda metade do século XIX. Foram analisadas duas instituições de recolhimento infantil voltadas ao trabalho: o Colégio de Educandos Artífices e o Colégio da Imaculada Conceição. Tais instituições foram criadas com o propósito de ordenar e qualificar o trabalho de crianças, estimulado no período e defendido como assistência aos “desvalidos”, além de propagado como prevenção à ociosidade e à criminalidade. Observou-se que o ensino profissional ofertado no século XIX estava ligado aos mecanismos de ajuste das crianças para atender demandas do crescimento econômico e espacial da cidade. O estudo tomou como fontes os regulamentos dos colégios, jornais do período e documentos oficiais da província.The article deals with the implementation of professional education for orphaned and poor boys and girls in the city of Fortaleza (CE) during the second half of the 19th century. Two work-oriented institutions for children were analyzed: Colégio de Educandos Artífices and Colégio da Imaculada Conceição. Such institutions were created with the purpose of ordering and qualifying the work of children, stimulated in the period and defended as assistance to the “underprivileged”, in addition to propagated as a prevention of idleness and crime. It was observed that the professional education offered in the 19th century was linked to the children's adjustment mechanisms to meet the demands of the city's economic and spatial growth. The study took as sources the regulations of the colleges, newspapers of the period and official documents of the province.El artículo trata sobre la implementación de la educación profesional para niños y niñas huérfanos y pobres en la ciudad de Fortaleza (CE) durante la segunda mitad del siglo XIX. Se analizaron dos instituciones orientadas al trabajo infantil: el Colégio de Educandos Artífices y el Colégio da Imaculada Conceição. Tales instituciones fueron creadas con el propósito de ordenar y calificar el trabajo de los niños, estimuladas en el período y defendidas como asistencia a los “desfavorecidos”, además de propagadas como prevención de la ociosidad y el delito. Se observó que la formación profesional ofrecida en el siglo XIX estuvo ligada a los mecanismos de ajuste de los niños para atender las demandas del crecimiento económico y espacial de la ciudad. El estudio tomó como fuentes los reglamentos de los colegios, periódicos de la época y documentos oficiales de la provincia.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-14T23:36:10Z2023-04-14T23:36:10Z2021-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIMA, Ana Cristina Pereira. Crianças “desvalidas” e o dever de trabalhar: ensino profissional e assistência à infância pobre no século XIX em Fortaleza (CE). Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, Rio Grande (RS), v. 13, n. 25, p. 91–108, Edição Especial de 2021. ISSN 2175-3423 versão on-line. Semestral. DOI: https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11896. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11896. Acesso em: 14 abr. 2023.2175-3423https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10846https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11896porRevista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS;v. 13, n. 25, p. 91–108Lima, Ana Cristina Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-14T23:36:11Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10846Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-14T23:36:11Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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