Contribuição do INPA na formação continuada de professores em educação ambiental: desafios, práticas e reflexões!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Genoveva Chagas de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Higuchi, Maria Inês Gasparetto, Barcelos, Valdo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6808
Resumo: O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) tem procurado contribuir na redução da distância entre o conhecimento científico e sua aplicabilidade no cotidiano. O Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (LAPSEA) desenvolve, em parceria com outros laboratórios, cursos e oficinas pedagógicas para professores do Ensino Básico como parte de um programa educativo continuado sobre as questões da Amazônia. O professor(a) é o sujeito de sua prática, capaz de criá-la e recriá-la. Portanto, capacitar professores implica que as vivências pedagógicas sejam capazes de promover e estimular projetos e ações que visem transformar o cotidiano escolar, na perspectiva socioambiental e educacional. A abordagem qualitativa fenomenológica, com enfoque na observação participante como técnica principal permitiu a produção das informações e a sistematização do processo, subsidiando-se dos instrumentos pedagógicos. A experiência aqui trazida refere-se a 2 cursos e 1 oficina pedagógica, que envolveu 67 professores do Ensino Básico. Os resultados indicam que o contato direto com a floresta (cursos), com os núcleos interativos do Bosque (oficina) trouxe uma aproximação e familiarização maior com os temas abordados, encurtando a distância cognitiva e afetiva entre o conhecimento científico e sua possível aplicabilidade no contexto da sala de aula. Os processos formativos disponibilizados para os professores foram avaliados positivamente: estrutura e organização, satisfatórias; conteúdos e linguagem, adequados; processo pedagógico, construtivo e participativo; vivências, afetivas e, práticas reflexivas. É possível concluir que a contribuição do INPA consegue unir conhecimentos científicos, práticas reflexivas e vivências afetivas significativas no contexto da formação local.
id FURG_2d6b48574032c0e40febfe237bd493b4
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6808
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Contribuição do INPA na formação continuada de professores em educação ambiental: desafios, práticas e reflexões!INPA´S contribution to environmental education teachers in-service education: challenges, pratices and reflections!Formação continuadaEducação AmbientalPráticas pedagógicasIn-service educationEnvironmental EducationPedagogical practicesO Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) tem procurado contribuir na redução da distância entre o conhecimento científico e sua aplicabilidade no cotidiano. O Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (LAPSEA) desenvolve, em parceria com outros laboratórios, cursos e oficinas pedagógicas para professores do Ensino Básico como parte de um programa educativo continuado sobre as questões da Amazônia. O professor(a) é o sujeito de sua prática, capaz de criá-la e recriá-la. Portanto, capacitar professores implica que as vivências pedagógicas sejam capazes de promover e estimular projetos e ações que visem transformar o cotidiano escolar, na perspectiva socioambiental e educacional. A abordagem qualitativa fenomenológica, com enfoque na observação participante como técnica principal permitiu a produção das informações e a sistematização do processo, subsidiando-se dos instrumentos pedagógicos. A experiência aqui trazida refere-se a 2 cursos e 1 oficina pedagógica, que envolveu 67 professores do Ensino Básico. Os resultados indicam que o contato direto com a floresta (cursos), com os núcleos interativos do Bosque (oficina) trouxe uma aproximação e familiarização maior com os temas abordados, encurtando a distância cognitiva e afetiva entre o conhecimento científico e sua possível aplicabilidade no contexto da sala de aula. Os processos formativos disponibilizados para os professores foram avaliados positivamente: estrutura e organização, satisfatórias; conteúdos e linguagem, adequados; processo pedagógico, construtivo e participativo; vivências, afetivas e, práticas reflexivas. É possível concluir que a contribuição do INPA consegue unir conhecimentos científicos, práticas reflexivas e vivências afetivas significativas no contexto da formação local.The Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), a research center in the Amazon region, has contributed to bridge the gap between scientific knowledge and its application in everyday life. The Psychology and Environmental Education Laboratory (LAPSEA), along with other laboratories, has developed courses and pedagogical workshops for Elementary School teachers as part of an in-service program about Amazonian issues. The teacher is the subject of his/her own practice, able to create it and recreate it. Therefore, to empower teachers implies that pedagogical experiences are able to promote and stimulate projects and actions which aim at changing school routine from socio-environmental and educational perspectives. The qualitative and phenomenological approach, whose main technique was participative observation, allowed the production of information and the systematization of the process through the use of the pedagogical tools. The experience that is reported in this paper refers to two courses and one pedagogical workshop with 67 Elementary School teachers. Results show that the direct contact with the forest (courses), and with the Bosque interaction centers (workshop) brought teachers closer to the themes, thus, bridging the cognitive and affective gap between scientific knowledge and its application in the classroom context. The in-service program was positively evaluated: structure and organization were found satisfactory; language and contents were adequate; pedagogical process was constructive and participative; experiences were affective and practices were reflexive. It may be concluded that INPA’s contribution connects scientific knowledge, reflexive practices, and meaningful affective experiences in the context of local education.EDGRAF2016-11-28T18:05:04Z2016-11-28T18:05:04Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAZEVEDO, Genoveva Chagas de; HIGUCHI, Maria Inês Gasparetto; BARCELOS, Valdo. Contribuição do INPA na formação continuada de professores em educação ambiental: desafios, práticas e reflexões! Ambiente & Educação, Rio Grande, v.14, n.1, p. 89-109, 2009. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/1138 > Acesso em: 28 nov. 2016.2238-5533http://repositorio.furg.br/handle/1/6808porAzevedo, Genoveva Chagas deHiguchi, Maria Inês GasparettoBarcelos, Valdoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-11-28T18:05:04Zoai:repositorio.furg.br:1/6808Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-11-28T18:05:04Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição do INPA na formação continuada de professores em educação ambiental: desafios, práticas e reflexões!
INPA´S contribution to environmental education teachers in-service education: challenges, pratices and reflections!
title Contribuição do INPA na formação continuada de professores em educação ambiental: desafios, práticas e reflexões!
spellingShingle Contribuição do INPA na formação continuada de professores em educação ambiental: desafios, práticas e reflexões!
Azevedo, Genoveva Chagas de
Formação continuada
Educação Ambiental
Práticas pedagógicas
In-service education
Environmental Education
Pedagogical practices
title_short Contribuição do INPA na formação continuada de professores em educação ambiental: desafios, práticas e reflexões!
title_full Contribuição do INPA na formação continuada de professores em educação ambiental: desafios, práticas e reflexões!
title_fullStr Contribuição do INPA na formação continuada de professores em educação ambiental: desafios, práticas e reflexões!
title_full_unstemmed Contribuição do INPA na formação continuada de professores em educação ambiental: desafios, práticas e reflexões!
title_sort Contribuição do INPA na formação continuada de professores em educação ambiental: desafios, práticas e reflexões!
author Azevedo, Genoveva Chagas de
author_facet Azevedo, Genoveva Chagas de
Higuchi, Maria Inês Gasparetto
Barcelos, Valdo
author_role author
author2 Higuchi, Maria Inês Gasparetto
Barcelos, Valdo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Genoveva Chagas de
Higuchi, Maria Inês Gasparetto
Barcelos, Valdo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Educação Ambiental
Práticas pedagógicas
In-service education
Environmental Education
Pedagogical practices
topic Formação continuada
Educação Ambiental
Práticas pedagógicas
In-service education
Environmental Education
Pedagogical practices
description O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) tem procurado contribuir na redução da distância entre o conhecimento científico e sua aplicabilidade no cotidiano. O Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (LAPSEA) desenvolve, em parceria com outros laboratórios, cursos e oficinas pedagógicas para professores do Ensino Básico como parte de um programa educativo continuado sobre as questões da Amazônia. O professor(a) é o sujeito de sua prática, capaz de criá-la e recriá-la. Portanto, capacitar professores implica que as vivências pedagógicas sejam capazes de promover e estimular projetos e ações que visem transformar o cotidiano escolar, na perspectiva socioambiental e educacional. A abordagem qualitativa fenomenológica, com enfoque na observação participante como técnica principal permitiu a produção das informações e a sistematização do processo, subsidiando-se dos instrumentos pedagógicos. A experiência aqui trazida refere-se a 2 cursos e 1 oficina pedagógica, que envolveu 67 professores do Ensino Básico. Os resultados indicam que o contato direto com a floresta (cursos), com os núcleos interativos do Bosque (oficina) trouxe uma aproximação e familiarização maior com os temas abordados, encurtando a distância cognitiva e afetiva entre o conhecimento científico e sua possível aplicabilidade no contexto da sala de aula. Os processos formativos disponibilizados para os professores foram avaliados positivamente: estrutura e organização, satisfatórias; conteúdos e linguagem, adequados; processo pedagógico, construtivo e participativo; vivências, afetivas e, práticas reflexivas. É possível concluir que a contribuição do INPA consegue unir conhecimentos científicos, práticas reflexivas e vivências afetivas significativas no contexto da formação local.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2016-11-28T18:05:04Z
2016-11-28T18:05:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AZEVEDO, Genoveva Chagas de; HIGUCHI, Maria Inês Gasparetto; BARCELOS, Valdo. Contribuição do INPA na formação continuada de professores em educação ambiental: desafios, práticas e reflexões! Ambiente & Educação, Rio Grande, v.14, n.1, p. 89-109, 2009. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/1138 > Acesso em: 28 nov. 2016.
2238-5533
http://repositorio.furg.br/handle/1/6808
identifier_str_mv AZEVEDO, Genoveva Chagas de; HIGUCHI, Maria Inês Gasparetto; BARCELOS, Valdo. Contribuição do INPA na formação continuada de professores em educação ambiental: desafios, práticas e reflexões! Ambiente & Educação, Rio Grande, v.14, n.1, p. 89-109, 2009. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/1138 > Acesso em: 28 nov. 2016.
2238-5533
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384401114300416