Formação continuada : descontinuidades e desafios na transformação da prática pedagógica dos professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/14839 |
Resumo: | O foco na “Formação Continuada de Professores na Transformação da Prática Pedagógica” centraliza a presente dissertação de mestrado, analisando suas descontinuidades e seus desafios. Procuramos caracterizar e explicitar a formação continuada, bem como analisar as relações entre a formação do professor e sua prática pedagógica, destacando a questão de se a formação continuada contribui ou não para a transformação da prática do professor. As questões que articularam todo o processo foram enunciadas da seguinte forma: Como desenvolver a formação continuada para esse professor, para esse novo tempo, para essa nova escola que está sendo desenhada pelas mudanças que se implementam? De que forma a formação continuada contribui para a transformação da prática pedagógica do professor? Quais os entraves encontrados na realização da formação continuada? O aporte teórico embasou-se em: Alarcão, Tardif, Nóvoa, Gadotti, Hargreaves entre outros. As realidades enfocadas nesta pesquisa são duas escolas municipais de ensino fundamental do município de Sapucaia do Sul. Esse estudo utiliza o método de análise de conteúdo para os dados coletados, através de uma abordagem qualitativa, utilizando o caderno de campo e entrevistas como instrumentos na coleta dos mesmos. A formação do professor é um processo que não se finaliza com a formação inicial; ao contrário, impõe-se como indispensável a formação continuada em que práticas profissionais se tornem a base da formação. Por isso, a formação não se conclui; cada momento abre possibilidades para novos momentos de formação, assumindo um caráter de recomeço, renovação, inovação da realidade pessoal e profissional, tornando-se a prática a mediadora da produção do conhecimento mobilizado na experiência de vida do professor e em sua identidade, construindo-se a partir de uma prática interativa e dialógica entre o individual e o coletivo. Na formação continuada, é importante que o professor reflita sobre a sua experiência profissional, a sua ação educativa, o seu mecanismo de ação, que reflita sobre os fundamentos que o levam a agir. Aprende-se a fazer fazendo, mas, também, refletindo para uma ação renovada e transformada. E nesse processo de ação-reflexão-ação se desenvolve o saber profissional. Assim, este estudo é uma tentativa de contribuição para as reflexões e os estudos sobre formação continuada na busca de uma prática pedagógica significativa e com qualidade. |
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Eltz, Patrícia ThomaKrahe, Elizabeth Diefenthaeler2008-12-17T04:12:33Z2008http://hdl.handle.net/10183/14839000669658O foco na “Formação Continuada de Professores na Transformação da Prática Pedagógica” centraliza a presente dissertação de mestrado, analisando suas descontinuidades e seus desafios. Procuramos caracterizar e explicitar a formação continuada, bem como analisar as relações entre a formação do professor e sua prática pedagógica, destacando a questão de se a formação continuada contribui ou não para a transformação da prática do professor. As questões que articularam todo o processo foram enunciadas da seguinte forma: Como desenvolver a formação continuada para esse professor, para esse novo tempo, para essa nova escola que está sendo desenhada pelas mudanças que se implementam? De que forma a formação continuada contribui para a transformação da prática pedagógica do professor? Quais os entraves encontrados na realização da formação continuada? O aporte teórico embasou-se em: Alarcão, Tardif, Nóvoa, Gadotti, Hargreaves entre outros. As realidades enfocadas nesta pesquisa são duas escolas municipais de ensino fundamental do município de Sapucaia do Sul. Esse estudo utiliza o método de análise de conteúdo para os dados coletados, através de uma abordagem qualitativa, utilizando o caderno de campo e entrevistas como instrumentos na coleta dos mesmos. A formação do professor é um processo que não se finaliza com a formação inicial; ao contrário, impõe-se como indispensável a formação continuada em que práticas profissionais se tornem a base da formação. Por isso, a formação não se conclui; cada momento abre possibilidades para novos momentos de formação, assumindo um caráter de recomeço, renovação, inovação da realidade pessoal e profissional, tornando-se a prática a mediadora da produção do conhecimento mobilizado na experiência de vida do professor e em sua identidade, construindo-se a partir de uma prática interativa e dialógica entre o individual e o coletivo. Na formação continuada, é importante que o professor reflita sobre a sua experiência profissional, a sua ação educativa, o seu mecanismo de ação, que reflita sobre os fundamentos que o levam a agir. Aprende-se a fazer fazendo, mas, também, refletindo para uma ação renovada e transformada. E nesse processo de ação-reflexão-ação se desenvolve o saber profissional. Assim, este estudo é uma tentativa de contribuição para as reflexões e os estudos sobre formação continuada na busca de uma prática pedagógica significativa e com qualidade.The focus of this master thesis on “Continuing Teacher Education within the Pedagogical Practice” is set by analyzing discontinuities and challenges. Our intent was to characterize and explicitate continuing teacher education, as well as to analyze the relationship between teacher education and pedagogical practice, with an emphasis on the issue of whether continuing education would contribute or not to transforming teacher practice. The research questions articulating the whole process were stated in this way: how to develop continuing education for the teacher assumed for this particular new time, for this new school outlined by the changes under development? In which ways can continuing education contribute for the transformation of the teachers' pedagogical practice? What kind of difficulty can be found in developing continuing education? The theoretical approach is grounded on Alarcão, Tardif, Nóvoa, Gadotti, and Hargreaves, among others. The focused realities on this research work are two public elementary schools in the city of Sapucaia do Sul. The study uses content analysis as the analytical method for the collected data, through a qualitative approach, by using field notes and interviews as data collection tools. Teacher education is a process that is not completed by the accomplishment of undergraduate (or so called initial) studies; rather, continuing education becomes a requirement under circumstances in which professional practice is assumed as a basis for education. Due to that, teacher education is a lifelong process; every moment opens up possibilities for new instances of teacher education, assuming a character of re-start, renovation, innovation of personal and professional reality, with practice becoming the mediator of the production of knowledge mobilized in the teacher's life experience and identity, getting constructed upon an interactive and dialogical practice between the individual and the collective. In continuing education it is important for practitioners to reflect upon their professional experience, their educative action, their mechanisms of action, to reflect upon the fundamentals that lead them to perform. One learns to do by doing, but also by reflecting towards a renewed and transformed action. And in this process of action-reflection-action, professional expertise is developed. Hence, this study is an attempt to contribute for reflection and study of continuing teacher education in the search for a significant and qualified pedagogical practice.application/pdfporProfessorEducação continuadaPrática pedagógicaTeacherContinuing educationPedagogical practiceFormação continuada : descontinuidades e desafios na transformação da prática pedagógica dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000669658.pdf000669658.pdfTexto completoapplication/pdf519393http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14839/1/000669658.pdf13eee4b480bc917a84b69097937ab564MD51TEXT000669658.pdf.txt000669658.pdf.txtExtracted Texttext/plain217613http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14839/2/000669658.pdf.txt56b94c18fbc20362b48c03d2c01ca090MD52THUMBNAIL000669658.pdf.jpg000669658.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14839/3/000669658.pdf.jpg852c80398b12cbd64148a58964144498MD5310183/148392018-10-08 08:51:43.877oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14839Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:51:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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