O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/6884 |
Resumo: | A crescente preocupação com as questões ambientais atuais perpassa o conceito de disciplina. Nesse contexto, a Educação Ambiental se insere no currículo escolar como um tema transversal, constituindo uma forma de reflexão e de mudança responsável de valores e comportamentos humanos. As possibilidades da Arte-Educação mostram-se instrumentos ricos na reflexão sobre o cotidiano das pessoas e dos problemas ambientais. A Arte constitui um dos instrumentos mais significativos na formação do indivíduo, fundamental no aprendizado e capaz de estimular o processo criativo, pois ultrapassa os modos tradicionais de conhecer e fazer. Sendo a literatura uma forma de arte, encaixa-se no contexto em questão e é amplamente apropriada como ferramenta para a Educação Ambiental. Sendo assim, a presente pesquisa se desenvolveu no diálogo com a literatura infantil enquanto instrumento para a reflexão, conscientização e busca por ações e soluções para as questões ambientais. |
id |
FURG_2e550e4683a0086ca3da2451f66f6060 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/6884 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientaisEducação AmbientalLiteratura infantilArte-educaçãoEnvironmental EducationChildren literatureArt-educationA crescente preocupação com as questões ambientais atuais perpassa o conceito de disciplina. Nesse contexto, a Educação Ambiental se insere no currículo escolar como um tema transversal, constituindo uma forma de reflexão e de mudança responsável de valores e comportamentos humanos. As possibilidades da Arte-Educação mostram-se instrumentos ricos na reflexão sobre o cotidiano das pessoas e dos problemas ambientais. A Arte constitui um dos instrumentos mais significativos na formação do indivíduo, fundamental no aprendizado e capaz de estimular o processo criativo, pois ultrapassa os modos tradicionais de conhecer e fazer. Sendo a literatura uma forma de arte, encaixa-se no contexto em questão e é amplamente apropriada como ferramenta para a Educação Ambiental. Sendo assim, a presente pesquisa se desenvolveu no diálogo com a literatura infantil enquanto instrumento para a reflexão, conscientização e busca por ações e soluções para as questões ambientais.The growing concern with environmental issues has gone beyond the concept of school subject. In this context, Environmental Education fits into the school curriculum as an interdisciplinary theme; thus, it constitutes a form of reflection and of responsible change regarding human values and behavior. Art-Education has become a rich tool for reflection on people’s everyday life and environmental issues. Art is one of the most meaningful tools for an individual’s education; it is fundamental for learning and able to trigger creative processes since it goes beyond traditional ways of knowing and doing. Because literature is a kind of art, it fits into the context and is appropriate as a tool for Environmental Education. Therefore, this research has developed a dialogue with children literature as a tool for reflection, awareness and search for actions and solutions to environmental issues.EDGRAF2016-12-07T15:55:06Z2016-12-07T15:55:06Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALMEIDA, Ellen Maria Pestili de; COSTA-SANTANA, Patrícia Mariana; TONSO, Sandro. O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais. Ambiente & Educação, Rio Grande, v.15, n.1, p. 207-228, 2010. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view / 1095/924>. Acesso em: 06. Dez. 2016.2238-5533http://repositorio.furg.br/handle/1/6884porAlmeida, Ellen Maria Pestili deSantana, Patricia Mariana da CostaTonso, Sandroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-07-18T19:53:24Zoai:repositorio.furg.br:1/6884Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-07-18T19:53:24Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais |
title |
O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais |
spellingShingle |
O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais Almeida, Ellen Maria Pestili de Educação Ambiental Literatura infantil Arte-educação Environmental Education Children literature Art-education |
title_short |
O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais |
title_full |
O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais |
title_fullStr |
O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais |
title_full_unstemmed |
O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais |
title_sort |
O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais |
author |
Almeida, Ellen Maria Pestili de |
author_facet |
Almeida, Ellen Maria Pestili de Santana, Patricia Mariana da Costa Tonso, Sandro |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Patricia Mariana da Costa Tonso, Sandro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Ellen Maria Pestili de Santana, Patricia Mariana da Costa Tonso, Sandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Literatura infantil Arte-educação Environmental Education Children literature Art-education |
topic |
Educação Ambiental Literatura infantil Arte-educação Environmental Education Children literature Art-education |
description |
A crescente preocupação com as questões ambientais atuais perpassa o conceito de disciplina. Nesse contexto, a Educação Ambiental se insere no currículo escolar como um tema transversal, constituindo uma forma de reflexão e de mudança responsável de valores e comportamentos humanos. As possibilidades da Arte-Educação mostram-se instrumentos ricos na reflexão sobre o cotidiano das pessoas e dos problemas ambientais. A Arte constitui um dos instrumentos mais significativos na formação do indivíduo, fundamental no aprendizado e capaz de estimular o processo criativo, pois ultrapassa os modos tradicionais de conhecer e fazer. Sendo a literatura uma forma de arte, encaixa-se no contexto em questão e é amplamente apropriada como ferramenta para a Educação Ambiental. Sendo assim, a presente pesquisa se desenvolveu no diálogo com a literatura infantil enquanto instrumento para a reflexão, conscientização e busca por ações e soluções para as questões ambientais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2016-12-07T15:55:06Z 2016-12-07T15:55:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Ellen Maria Pestili de; COSTA-SANTANA, Patrícia Mariana; TONSO, Sandro. O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais. Ambiente & Educação, Rio Grande, v.15, n.1, p. 207-228, 2010. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view / 1095/924>. Acesso em: 06. Dez. 2016. 2238-5533 http://repositorio.furg.br/handle/1/6884 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Ellen Maria Pestili de; COSTA-SANTANA, Patrícia Mariana; TONSO, Sandro. O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais. Ambiente & Educação, Rio Grande, v.15, n.1, p. 207-228, 2010. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view / 1095/924>. Acesso em: 06. Dez. 2016. 2238-5533 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDGRAF |
publisher.none.fl_str_mv |
EDGRAF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822808182063366144 |