O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ellen Maria Pestili de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Santana, Patricia Mariana da Costa, Tonso, Sandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6884
Resumo: A crescente preocupação com as questões ambientais atuais perpassa o conceito de disciplina. Nesse contexto, a Educação Ambiental se insere no currículo escolar como um tema transversal, constituindo uma forma de reflexão e de mudança responsável de valores e comportamentos humanos. As possibilidades da Arte-Educação mostram-se instrumentos ricos na reflexão sobre o cotidiano das pessoas e dos problemas ambientais. A Arte constitui um dos instrumentos mais significativos na formação do indivíduo, fundamental no aprendizado e capaz de estimular o processo criativo, pois ultrapassa os modos tradicionais de conhecer e fazer. Sendo a literatura uma forma de arte, encaixa-se no contexto em questão e é amplamente apropriada como ferramenta para a Educação Ambiental. Sendo assim, a presente pesquisa se desenvolveu no diálogo com a literatura infantil enquanto instrumento para a reflexão, conscientização e busca por ações e soluções para as questões ambientais.
id FURG_2e550e4683a0086ca3da2451f66f6060
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6884
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientaisEducação AmbientalLiteratura infantilArte-educaçãoEnvironmental EducationChildren literatureArt-educationA crescente preocupação com as questões ambientais atuais perpassa o conceito de disciplina. Nesse contexto, a Educação Ambiental se insere no currículo escolar como um tema transversal, constituindo uma forma de reflexão e de mudança responsável de valores e comportamentos humanos. As possibilidades da Arte-Educação mostram-se instrumentos ricos na reflexão sobre o cotidiano das pessoas e dos problemas ambientais. A Arte constitui um dos instrumentos mais significativos na formação do indivíduo, fundamental no aprendizado e capaz de estimular o processo criativo, pois ultrapassa os modos tradicionais de conhecer e fazer. Sendo a literatura uma forma de arte, encaixa-se no contexto em questão e é amplamente apropriada como ferramenta para a Educação Ambiental. Sendo assim, a presente pesquisa se desenvolveu no diálogo com a literatura infantil enquanto instrumento para a reflexão, conscientização e busca por ações e soluções para as questões ambientais.The growing concern with environmental issues has gone beyond the concept of school subject. In this context, Environmental Education fits into the school curriculum as an interdisciplinary theme; thus, it constitutes a form of reflection and of responsible change regarding human values and behavior. Art-Education has become a rich tool for reflection on people’s everyday life and environmental issues. Art is one of the most meaningful tools for an individual’s education; it is fundamental for learning and able to trigger creative processes since it goes beyond traditional ways of knowing and doing. Because literature is a kind of art, it fits into the context and is appropriate as a tool for Environmental Education. Therefore, this research has developed a dialogue with children literature as a tool for reflection, awareness and search for actions and solutions to environmental issues.EDGRAF2016-12-07T15:55:06Z2016-12-07T15:55:06Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALMEIDA, Ellen Maria Pestili de; COSTA-SANTANA, Patrícia Mariana; TONSO, Sandro. O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais. Ambiente & Educação, Rio Grande, v.15, n.1, p. 207-228, 2010. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view / 1095/924>. Acesso em: 06. Dez. 2016.2238-5533http://repositorio.furg.br/handle/1/6884porAlmeida, Ellen Maria Pestili deSantana, Patricia Mariana da CostaTonso, Sandroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-07-18T19:53:24Zoai:repositorio.furg.br:1/6884Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-07-18T19:53:24Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais
title O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais
spellingShingle O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais
Almeida, Ellen Maria Pestili de
Educação Ambiental
Literatura infantil
Arte-educação
Environmental Education
Children literature
Art-education
title_short O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais
title_full O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais
title_fullStr O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais
title_full_unstemmed O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais
title_sort O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais
author Almeida, Ellen Maria Pestili de
author_facet Almeida, Ellen Maria Pestili de
Santana, Patricia Mariana da Costa
Tonso, Sandro
author_role author
author2 Santana, Patricia Mariana da Costa
Tonso, Sandro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ellen Maria Pestili de
Santana, Patricia Mariana da Costa
Tonso, Sandro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Literatura infantil
Arte-educação
Environmental Education
Children literature
Art-education
topic Educação Ambiental
Literatura infantil
Arte-educação
Environmental Education
Children literature
Art-education
description A crescente preocupação com as questões ambientais atuais perpassa o conceito de disciplina. Nesse contexto, a Educação Ambiental se insere no currículo escolar como um tema transversal, constituindo uma forma de reflexão e de mudança responsável de valores e comportamentos humanos. As possibilidades da Arte-Educação mostram-se instrumentos ricos na reflexão sobre o cotidiano das pessoas e dos problemas ambientais. A Arte constitui um dos instrumentos mais significativos na formação do indivíduo, fundamental no aprendizado e capaz de estimular o processo criativo, pois ultrapassa os modos tradicionais de conhecer e fazer. Sendo a literatura uma forma de arte, encaixa-se no contexto em questão e é amplamente apropriada como ferramenta para a Educação Ambiental. Sendo assim, a presente pesquisa se desenvolveu no diálogo com a literatura infantil enquanto instrumento para a reflexão, conscientização e busca por ações e soluções para as questões ambientais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2016-12-07T15:55:06Z
2016-12-07T15:55:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Ellen Maria Pestili de; COSTA-SANTANA, Patrícia Mariana; TONSO, Sandro. O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais. Ambiente & Educação, Rio Grande, v.15, n.1, p. 207-228, 2010. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view / 1095/924>. Acesso em: 06. Dez. 2016.
2238-5533
http://repositorio.furg.br/handle/1/6884
identifier_str_mv ALMEIDA, Ellen Maria Pestili de; COSTA-SANTANA, Patrícia Mariana; TONSO, Sandro. O papel da literatura infantil como instrumento na reflexão e busca de soluções dos problemas ambientais. Ambiente & Educação, Rio Grande, v.15, n.1, p. 207-228, 2010. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view / 1095/924>. Acesso em: 06. Dez. 2016.
2238-5533
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822808182063366144