Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Rossana Barros
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cardoso, Tiago Augusto Lima, Camarotti, Maria de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3798
Resumo: Os manguezais são ecossistemas costeiros de transição entre a terra e o mar, sujeitos ao regime das marés. Tendo em vista que o manguezal vem sofrendo inúmeros impactos ambientais, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as percepções sobre o meio ambiente e o ecossistema manguezal de alunos e professores de uma escola da cidade de Bayeux, Paraíba. Foram desenvolvidas oficinas pedagógicas junto aos alunos, e o aprendizado foi avaliado aplicando-se questionários antes e depois das oficinas. Questionários também foram aplicados aos professores para investigar seu conhecimento acerca do tema. Os resultados mostraram que são necessárias intervenções mais duradouras no espaço escolar para que ocorra uma aprendizagem satisfatória em relação ao tema proposto, no entanto considera-se que o desenvolvimento das atividades sobre o ecossistema manguezal contribuiu para a sensibilização dos alunos e professores da escola estudada.
id FURG_2e76d77db0d21fe411f3fba7f437729f
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3798
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezalAprendizagemMangueMeio ambienteOficinas pedagógicasParaíbaLearningEnvironmentEducational workshopsMangroveParaíbaOs manguezais são ecossistemas costeiros de transição entre a terra e o mar, sujeitos ao regime das marés. Tendo em vista que o manguezal vem sofrendo inúmeros impactos ambientais, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as percepções sobre o meio ambiente e o ecossistema manguezal de alunos e professores de uma escola da cidade de Bayeux, Paraíba. Foram desenvolvidas oficinas pedagógicas junto aos alunos, e o aprendizado foi avaliado aplicando-se questionários antes e depois das oficinas. Questionários também foram aplicados aos professores para investigar seu conhecimento acerca do tema. Os resultados mostraram que são necessárias intervenções mais duradouras no espaço escolar para que ocorra uma aprendizagem satisfatória em relação ao tema proposto, no entanto considera-se que o desenvolvimento das atividades sobre o ecossistema manguezal contribuiu para a sensibilização dos alunos e professores da escola estudada.Mangroves are coastal ecosystems between land and sea, and are subjected to tidal regime. Considering that mangroves have suffered several impacts, this work aims to analyze perceptions about environment and mangrove ecosystem of students and teachers from a school in Bayeux, Brazil. Educational workshops were developed with students, and learning was assessed applying questionnaires before and after the workshops. Questionnaires were also applied to teachers to investigate their knowledge about the subject. Results showed that more enduring interventions are needed to provide a satisfactory learning. However, we considered that development of activities about mangrove ecosystem contributed to raise awareness of students and teachers.2013-09-17T20:34:20Z2013-09-17T20:34:20Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARDOSO, Rossana Barros; CARDOSO, Tiago Augusto Lima; CAMAROTTI, Maria de Fátima. Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezal. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2793/1907>. Acesso em: Ago 2013.15171256http://repositorio.furg.br/handle/1/3798porCardoso, Rossana BarrosCardoso, Tiago Augusto LimaCamarotti, Maria de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-09-17T20:34:20Zoai:repositorio.furg.br:1/3798Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-09-17T20:34:20Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezal
title Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezal
spellingShingle Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezal
Cardoso, Rossana Barros
Aprendizagem
Mangue
Meio ambiente
Oficinas pedagógicas
Paraíba
Learning
Environment
Educational workshops
Mangrove
Paraíba
title_short Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezal
title_full Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezal
title_fullStr Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezal
title_full_unstemmed Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezal
title_sort Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezal
author Cardoso, Rossana Barros
author_facet Cardoso, Rossana Barros
Cardoso, Tiago Augusto Lima
Camarotti, Maria de Fátima
author_role author
author2 Cardoso, Tiago Augusto Lima
Camarotti, Maria de Fátima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Rossana Barros
Cardoso, Tiago Augusto Lima
Camarotti, Maria de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Mangue
Meio ambiente
Oficinas pedagógicas
Paraíba
Learning
Environment
Educational workshops
Mangrove
Paraíba
topic Aprendizagem
Mangue
Meio ambiente
Oficinas pedagógicas
Paraíba
Learning
Environment
Educational workshops
Mangrove
Paraíba
description Os manguezais são ecossistemas costeiros de transição entre a terra e o mar, sujeitos ao regime das marés. Tendo em vista que o manguezal vem sofrendo inúmeros impactos ambientais, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as percepções sobre o meio ambiente e o ecossistema manguezal de alunos e professores de uma escola da cidade de Bayeux, Paraíba. Foram desenvolvidas oficinas pedagógicas junto aos alunos, e o aprendizado foi avaliado aplicando-se questionários antes e depois das oficinas. Questionários também foram aplicados aos professores para investigar seu conhecimento acerca do tema. Os resultados mostraram que são necessárias intervenções mais duradouras no espaço escolar para que ocorra uma aprendizagem satisfatória em relação ao tema proposto, no entanto considera-se que o desenvolvimento das atividades sobre o ecossistema manguezal contribuiu para a sensibilização dos alunos e professores da escola estudada.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-09-17T20:34:20Z
2013-09-17T20:34:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARDOSO, Rossana Barros; CARDOSO, Tiago Augusto Lima; CAMAROTTI, Maria de Fátima. Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezal. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2793/1907>. Acesso em: Ago 2013.
15171256
http://repositorio.furg.br/handle/1/3798
identifier_str_mv CARDOSO, Rossana Barros; CARDOSO, Tiago Augusto Lima; CAMAROTTI, Maria de Fátima. Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezal. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2793/1907>. Acesso em: Ago 2013.
15171256
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187268263804928