Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/3798 |
Resumo: | Os manguezais são ecossistemas costeiros de transição entre a terra e o mar, sujeitos ao regime das marés. Tendo em vista que o manguezal vem sofrendo inúmeros impactos ambientais, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as percepções sobre o meio ambiente e o ecossistema manguezal de alunos e professores de uma escola da cidade de Bayeux, Paraíba. Foram desenvolvidas oficinas pedagógicas junto aos alunos, e o aprendizado foi avaliado aplicando-se questionários antes e depois das oficinas. Questionários também foram aplicados aos professores para investigar seu conhecimento acerca do tema. Os resultados mostraram que são necessárias intervenções mais duradouras no espaço escolar para que ocorra uma aprendizagem satisfatória em relação ao tema proposto, no entanto considera-se que o desenvolvimento das atividades sobre o ecossistema manguezal contribuiu para a sensibilização dos alunos e professores da escola estudada. |
id |
FURG_2e76d77db0d21fe411f3fba7f437729f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/3798 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezalAprendizagemMangueMeio ambienteOficinas pedagógicasParaíbaLearningEnvironmentEducational workshopsMangroveParaíbaOs manguezais são ecossistemas costeiros de transição entre a terra e o mar, sujeitos ao regime das marés. Tendo em vista que o manguezal vem sofrendo inúmeros impactos ambientais, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as percepções sobre o meio ambiente e o ecossistema manguezal de alunos e professores de uma escola da cidade de Bayeux, Paraíba. Foram desenvolvidas oficinas pedagógicas junto aos alunos, e o aprendizado foi avaliado aplicando-se questionários antes e depois das oficinas. Questionários também foram aplicados aos professores para investigar seu conhecimento acerca do tema. Os resultados mostraram que são necessárias intervenções mais duradouras no espaço escolar para que ocorra uma aprendizagem satisfatória em relação ao tema proposto, no entanto considera-se que o desenvolvimento das atividades sobre o ecossistema manguezal contribuiu para a sensibilização dos alunos e professores da escola estudada.Mangroves are coastal ecosystems between land and sea, and are subjected to tidal regime. Considering that mangroves have suffered several impacts, this work aims to analyze perceptions about environment and mangrove ecosystem of students and teachers from a school in Bayeux, Brazil. Educational workshops were developed with students, and learning was assessed applying questionnaires before and after the workshops. Questionnaires were also applied to teachers to investigate their knowledge about the subject. Results showed that more enduring interventions are needed to provide a satisfactory learning. However, we considered that development of activities about mangrove ecosystem contributed to raise awareness of students and teachers.2013-09-17T20:34:20Z2013-09-17T20:34:20Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARDOSO, Rossana Barros; CARDOSO, Tiago Augusto Lima; CAMAROTTI, Maria de Fátima. Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezal. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2793/1907>. Acesso em: Ago 2013.15171256http://repositorio.furg.br/handle/1/3798porCardoso, Rossana BarrosCardoso, Tiago Augusto LimaCamarotti, Maria de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-09-17T20:34:20Zoai:repositorio.furg.br:1/3798Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-09-17T20:34:20Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezal |
title |
Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezal |
spellingShingle |
Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezal Cardoso, Rossana Barros Aprendizagem Mangue Meio ambiente Oficinas pedagógicas Paraíba Learning Environment Educational workshops Mangrove Paraíba |
title_short |
Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezal |
title_full |
Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezal |
title_fullStr |
Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezal |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezal |
title_sort |
Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezal |
author |
Cardoso, Rossana Barros |
author_facet |
Cardoso, Rossana Barros Cardoso, Tiago Augusto Lima Camarotti, Maria de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Tiago Augusto Lima Camarotti, Maria de Fátima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Rossana Barros Cardoso, Tiago Augusto Lima Camarotti, Maria de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Mangue Meio ambiente Oficinas pedagógicas Paraíba Learning Environment Educational workshops Mangrove Paraíba |
topic |
Aprendizagem Mangue Meio ambiente Oficinas pedagógicas Paraíba Learning Environment Educational workshops Mangrove Paraíba |
description |
Os manguezais são ecossistemas costeiros de transição entre a terra e o mar, sujeitos ao regime das marés. Tendo em vista que o manguezal vem sofrendo inúmeros impactos ambientais, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as percepções sobre o meio ambiente e o ecossistema manguezal de alunos e professores de uma escola da cidade de Bayeux, Paraíba. Foram desenvolvidas oficinas pedagógicas junto aos alunos, e o aprendizado foi avaliado aplicando-se questionários antes e depois das oficinas. Questionários também foram aplicados aos professores para investigar seu conhecimento acerca do tema. Os resultados mostraram que são necessárias intervenções mais duradouras no espaço escolar para que ocorra uma aprendizagem satisfatória em relação ao tema proposto, no entanto considera-se que o desenvolvimento das atividades sobre o ecossistema manguezal contribuiu para a sensibilização dos alunos e professores da escola estudada. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2013-09-17T20:34:20Z 2013-09-17T20:34:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARDOSO, Rossana Barros; CARDOSO, Tiago Augusto Lima; CAMAROTTI, Maria de Fátima. Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezal. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2793/1907>. Acesso em: Ago 2013. 15171256 http://repositorio.furg.br/handle/1/3798 |
identifier_str_mv |
CARDOSO, Rossana Barros; CARDOSO, Tiago Augusto Lima; CAMAROTTI, Maria de Fátima. Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezal. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2793/1907>. Acesso em: Ago 2013. 15171256 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187268263804928 |