EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ABORDAGEM E PERCEPÇÃO DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Rossana Barros
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cardoso, Tiago Augusto Lima, Camarotti, Maria de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2793
Resumo: Os manguezais são ecossistemas costeiros de transição entre a terra e o mar, sujeitos ao regime das marés. Tendo em vista que o manguezal vem sofrendo inúmeros impactos ambientais, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as percepções sobre o meio ambiente e o ecossistema manguezal de alunos e professores de uma escola da cidade de Bayeux, Paraíba. Foram desenvolvidas oficinas pedagógicas junto aos alunos, e o aprendizado foi avaliado aplicando-se questionários antes e depois das oficinas. Questionários também foram aplicados aos professores para investigar seu conhecimento acerca do tema. Os resultados mostraram que são necessárias intervenções mais duradouras no espaço escolar para que ocorra uma aprendizagem satisfatória em relação ao tema proposto, no entanto considera-se que o desenvolvimento das atividades sobre o ecossistema manguezal contribuiu para a sensibilização dos alunos e professores da escola estudada.
id FURG-9_fcb60483c8fcaebf561f940054fb7db2
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/2793
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ABORDAGEM E PERCEPÇÃO DO ECOSSISTEMA MANGUEZALaprendizagemmanguemeio ambienteoficinas pedagógicasParaíba.Os manguezais são ecossistemas costeiros de transição entre a terra e o mar, sujeitos ao regime das marés. Tendo em vista que o manguezal vem sofrendo inúmeros impactos ambientais, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as percepções sobre o meio ambiente e o ecossistema manguezal de alunos e professores de uma escola da cidade de Bayeux, Paraíba. Foram desenvolvidas oficinas pedagógicas junto aos alunos, e o aprendizado foi avaliado aplicando-se questionários antes e depois das oficinas. Questionários também foram aplicados aos professores para investigar seu conhecimento acerca do tema. Os resultados mostraram que são necessárias intervenções mais duradouras no espaço escolar para que ocorra uma aprendizagem satisfatória em relação ao tema proposto, no entanto considera-se que o desenvolvimento das atividades sobre o ecossistema manguezal contribuiu para a sensibilização dos alunos e professores da escola estudada.Lepidus2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/279310.14295/remea.v29i0.2793REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 29 (2012): Volume 29: julho a dezembro de 20121517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2793/1907Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Rossana BarrosCardoso, Tiago Augusto LimaCamarotti, Maria de Fátima2020-08-14T19:58:07Zoai:periodicos.furg.br:article/2793Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ABORDAGEM E PERCEPÇÃO DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ABORDAGEM E PERCEPÇÃO DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ABORDAGEM E PERCEPÇÃO DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL
Cardoso, Rossana Barros
aprendizagem
mangue
meio ambiente
oficinas pedagógicas
Paraíba.
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ABORDAGEM E PERCEPÇÃO DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ABORDAGEM E PERCEPÇÃO DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ABORDAGEM E PERCEPÇÃO DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ABORDAGEM E PERCEPÇÃO DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ABORDAGEM E PERCEPÇÃO DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL
author Cardoso, Rossana Barros
author_facet Cardoso, Rossana Barros
Cardoso, Tiago Augusto Lima
Camarotti, Maria de Fátima
author_role author
author2 Cardoso, Tiago Augusto Lima
Camarotti, Maria de Fátima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Rossana Barros
Cardoso, Tiago Augusto Lima
Camarotti, Maria de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
mangue
meio ambiente
oficinas pedagógicas
Paraíba.
topic aprendizagem
mangue
meio ambiente
oficinas pedagógicas
Paraíba.
description Os manguezais são ecossistemas costeiros de transição entre a terra e o mar, sujeitos ao regime das marés. Tendo em vista que o manguezal vem sofrendo inúmeros impactos ambientais, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as percepções sobre o meio ambiente e o ecossistema manguezal de alunos e professores de uma escola da cidade de Bayeux, Paraíba. Foram desenvolvidas oficinas pedagógicas junto aos alunos, e o aprendizado foi avaliado aplicando-se questionários antes e depois das oficinas. Questionários também foram aplicados aos professores para investigar seu conhecimento acerca do tema. Os resultados mostraram que são necessárias intervenções mais duradouras no espaço escolar para que ocorra uma aprendizagem satisfatória em relação ao tema proposto, no entanto considera-se que o desenvolvimento das atividades sobre o ecossistema manguezal contribuiu para a sensibilização dos alunos e professores da escola estudada.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2793
10.14295/remea.v29i0.2793
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2793
identifier_str_mv 10.14295/remea.v29i0.2793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2793/1907
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 29 (2012): Volume 29: julho a dezembro de 2012
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781827698688