A BNCC e o componente curricular de história – entre competências e habilidades, como ficam as questões de gênero?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Bruna Cruz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10830
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 2, p.467-495 , Jul/Dez, 2020.
id FURG_30d530758ffaa85886980ff2239839b6
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10830
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A BNCC e o componente curricular de história – entre competências e habilidades, como ficam as questões de gênero?La BNCC y el componente curricular de historia: entre competencias y habilidades, ¿cómo se mantienen las cuestiones de género?BNCC and the curricular component of history - between competencies and skills, how are gender issues?GêneroMulheresEducaçãoPolíticas públicasGéneroMujeresEducaciónGenderWomenEducationPublic policiesRevista Diversidade e Educação, v. 8, n. 2, p.467-495 , Jul/Dez, 2020.A partir da pesquisa “Investigando a importância do não dito – gênero e mulheres no livro didático de História”, buscamos analisar uma coleção de livros didáticos de história, aprovada pelo PNLD 2020, a partir do gênero como categoria de análise, com o propósito de visualizar como se apresentam as relações de gênero e o seu conceito. Por meio da seleção e exploração de uma das coleções aprovadas compreendemos que os livros didáticos que chegam às escolas estão diretamente relacionados às propostas das políticas públicas educacionais vigentes, como o PNLD e a BNCC. Sendo este um documento a nível nacional, uma coleção baseada nele, muito também pode nos dizer sobre as diretrizes nacionais sobre determinados assuntos. Buscamos com este trabalho apresentar uma síntese dos dados extraídos pela análise da BNCC, em que damos destaque como o tema das relações de gênero é abordado ou não neste documento norteador da educação.Mediante la investigación “Investigando la importancia de lo no dicho – género y mujeres en el libro didáctico de historia”, buscamos analizar una colección de libros didácticos de historia, aprobados por el PNLD 2020, con base en el género como categoría de análisis, con el propósito de visualizar cómo se presentan las relaciones de género. Por medio del exploración de la coleccione, entendemos que los libros que llegan a las escuelas están directamente relacionados con las propuestas de políticas públicas educativas, como el PNLD y la BNCC. Como se trata de un documento nacional, una colección basada en él, muchas cosas también pueden decirnos sobre las directrices nacionales sobre determinados temas. Con este trabajo buscamos presentar una síntesis de los datos extraídos por el análisis del BNCC, en el que destacamos cómo se aborda o no el tema de las relaciones de género en este documento que orienta la educación.From the research “Investigating the importance of the unsaid – gender and women in the history textbook”, we seek to analyze a collection of history textbooks, approved by PNLD 2020, from gender as a category of analysis, with the purpose of visualizing how gender relations and their concept are presented. Through the selection and exploration of one of the approved collections we understand that the textbooks that arrive at schools are directly related to the proposals of the current educational public policies, such as the PNLD and the BNCC. As this is a national document, a collection based on it, a lot can also tell us about national guidelines on certain subjects. With this work we seek to present a synthesis of the data extracted by the analysis of the BNCC, in which we highlight how the theme of gender relations is addressed or not in this education guidance document.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-12T22:22:09Z2023-04-12T22:22:09Z2021-01-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBAPTISTA, B. C. A BNCC e o componente curricular de história – entre competências e habilidades, como ficam as questões de gênero?. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 467–495, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.12099. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12099. Acesso em: 11 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1083010.14295/de.v8i2.12099porBaptista, Bruna Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-12T22:22:09Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10830Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-12T22:22:09Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A BNCC e o componente curricular de história – entre competências e habilidades, como ficam as questões de gênero?
La BNCC y el componente curricular de historia: entre competencias y habilidades, ¿cómo se mantienen las cuestiones de género?
BNCC and the curricular component of history - between competencies and skills, how are gender issues?
title A BNCC e o componente curricular de história – entre competências e habilidades, como ficam as questões de gênero?
spellingShingle A BNCC e o componente curricular de história – entre competências e habilidades, como ficam as questões de gênero?
Baptista, Bruna Cruz
Gênero
Mulheres
Educação
Políticas públicas
Género
Mujeres
Educación
Gender
Women
Education
Public policies
title_short A BNCC e o componente curricular de história – entre competências e habilidades, como ficam as questões de gênero?
title_full A BNCC e o componente curricular de história – entre competências e habilidades, como ficam as questões de gênero?
title_fullStr A BNCC e o componente curricular de história – entre competências e habilidades, como ficam as questões de gênero?
title_full_unstemmed A BNCC e o componente curricular de história – entre competências e habilidades, como ficam as questões de gênero?
title_sort A BNCC e o componente curricular de história – entre competências e habilidades, como ficam as questões de gênero?
author Baptista, Bruna Cruz
author_facet Baptista, Bruna Cruz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Bruna Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Mulheres
Educação
Políticas públicas
Género
Mujeres
Educación
Gender
Women
Education
Public policies
topic Gênero
Mulheres
Educação
Políticas públicas
Género
Mujeres
Educación
Gender
Women
Education
Public policies
description Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 2, p.467-495 , Jul/Dez, 2020.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-15
2023-04-12T22:22:09Z
2023-04-12T22:22:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BAPTISTA, B. C. A BNCC e o componente curricular de história – entre competências e habilidades, como ficam as questões de gênero?. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 467–495, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.12099. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12099. Acesso em: 11 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10830
10.14295/de.v8i2.12099
identifier_str_mv BAPTISTA, B. C. A BNCC e o componente curricular de história – entre competências e habilidades, como ficam as questões de gênero?. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 467–495, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.12099. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12099. Acesso em: 11 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v8i2.12099
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187269889097728