As estruturas do cotidiano brasileiro na obra de Tarsila do Amaral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Júlia Silveira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1763
Resumo: Tarsila do Amaral retratou cenas da vida cotidiana brasileira em suas diferentes temporalidades. Representou a identidade nacional em suas obras. Em cada quadro vê-se uma dimensão da vida cotidiana brasileira. As cores, a forma, os motivos, tudo é muito simbólico e original, brasileiramente singular. Assim, no presente artigo buscamos compreender as formas como Tarsila do Amaral representou as estruturas do cotidiano brasileiro, assim como seu olhar enquanto intelectual e intérprete do Brasil. No entanto, para compreender o pensamento da artista precisamos antes perceber sua constituição como tal, sua trajetória de formação e diálogo com o movimento modernista brasileiro, o que passamos a examinar a seguir.
id FURG_346ea7bcd490ba1db472f0e03062c3ea
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1763
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling As estruturas do cotidiano brasileiro na obra de Tarsila do AmaralTarsila do AmaralModernismoCotidianoTarsila do AmaralModernismEverydayTarsila do Amaral retratou cenas da vida cotidiana brasileira em suas diferentes temporalidades. Representou a identidade nacional em suas obras. Em cada quadro vê-se uma dimensão da vida cotidiana brasileira. As cores, a forma, os motivos, tudo é muito simbólico e original, brasileiramente singular. Assim, no presente artigo buscamos compreender as formas como Tarsila do Amaral representou as estruturas do cotidiano brasileiro, assim como seu olhar enquanto intelectual e intérprete do Brasil. No entanto, para compreender o pensamento da artista precisamos antes perceber sua constituição como tal, sua trajetória de formação e diálogo com o movimento modernista brasileiro, o que passamos a examinar a seguir.Tarsila do Amaral portrayed scenes of everyday life in Brazil in its various temporalities. National identity is represented in her paintings. In each painting a dimension of Brazilian daily life is seen. The colors, the shape, the grounds, everything is very symbolic and original, peculiar of Brazil. This paper aims to understand the ways Tarsila do Amaral represented structures of Brazilian daily life, as well as her view of Brazil as an intellectual and artist. In order to understand her thinking, her constitution as such is discussed within the course of her training and dialogue with the Brazilian modernist movement.2012-01-31T05:45:21Z2012-01-31T05:45:21Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMATOS, Júlia Silveira. As estruturas do cotidiano brasileiro na obra de Tarsila do Amaral. Historiae- Revista de História, Rio Grande, v. 1, n. 2, p. 85-102, 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/index.php/hist/article/view/2287/1184> Acesso em: 15 jan. 2012.1519-8502http://repositorio.furg.br/handle/1/1763porMatos, Júlia Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2012-01-31T05:45:21Zoai:repositorio.furg.br:1/1763Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2012-01-31T05:45:21Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv As estruturas do cotidiano brasileiro na obra de Tarsila do Amaral
title As estruturas do cotidiano brasileiro na obra de Tarsila do Amaral
spellingShingle As estruturas do cotidiano brasileiro na obra de Tarsila do Amaral
Matos, Júlia Silveira
Tarsila do Amaral
Modernismo
Cotidiano
Tarsila do Amaral
Modernism
Everyday
title_short As estruturas do cotidiano brasileiro na obra de Tarsila do Amaral
title_full As estruturas do cotidiano brasileiro na obra de Tarsila do Amaral
title_fullStr As estruturas do cotidiano brasileiro na obra de Tarsila do Amaral
title_full_unstemmed As estruturas do cotidiano brasileiro na obra de Tarsila do Amaral
title_sort As estruturas do cotidiano brasileiro na obra de Tarsila do Amaral
author Matos, Júlia Silveira
author_facet Matos, Júlia Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Júlia Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Tarsila do Amaral
Modernismo
Cotidiano
Tarsila do Amaral
Modernism
Everyday
topic Tarsila do Amaral
Modernismo
Cotidiano
Tarsila do Amaral
Modernism
Everyday
description Tarsila do Amaral retratou cenas da vida cotidiana brasileira em suas diferentes temporalidades. Representou a identidade nacional em suas obras. Em cada quadro vê-se uma dimensão da vida cotidiana brasileira. As cores, a forma, os motivos, tudo é muito simbólico e original, brasileiramente singular. Assim, no presente artigo buscamos compreender as formas como Tarsila do Amaral representou as estruturas do cotidiano brasileiro, assim como seu olhar enquanto intelectual e intérprete do Brasil. No entanto, para compreender o pensamento da artista precisamos antes perceber sua constituição como tal, sua trajetória de formação e diálogo com o movimento modernista brasileiro, o que passamos a examinar a seguir.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2012-01-31T05:45:21Z
2012-01-31T05:45:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATOS, Júlia Silveira. As estruturas do cotidiano brasileiro na obra de Tarsila do Amaral. Historiae- Revista de História, Rio Grande, v. 1, n. 2, p. 85-102, 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/index.php/hist/article/view/2287/1184> Acesso em: 15 jan. 2012.
1519-8502
http://repositorio.furg.br/handle/1/1763
identifier_str_mv MATOS, Júlia Silveira. As estruturas do cotidiano brasileiro na obra de Tarsila do Amaral. Historiae- Revista de História, Rio Grande, v. 1, n. 2, p. 85-102, 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/index.php/hist/article/view/2287/1184> Acesso em: 15 jan. 2012.
1519-8502
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187229985538048