Política pombalina e educação escolar de crianças indígenas no mundo colonial: uma contribuição à historiografia da infância no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Lígio de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10843
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11584
Resumo: Artigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 13, n. 25, p. 9–30. : il. color; Edição Especial de 2021, publicado no município de Rio Grande (RS), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
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spelling Política pombalina e educação escolar de crianças indígenas no mundo colonial: uma contribuição à historiografia da infância no BrasilPombalinepolicyand school education of indigenous children in the colonial world: a contribution to the historiography of childhood in BrazilPolítica pombalina y educación escolar de niños indígenas en el mundo colonial: una contribución a la historiografía de la infancia en BrasilEducação escolarHistória indígenaDiretório pombalinoSchool educationIndigenous historyPombaline directoryEnseñanzaHistoria indígenaDirectorio pombalinoArtigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 13, n. 25, p. 9–30. : il. color; Edição Especial de 2021, publicado no município de Rio Grande (RS), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.O objetivo do artigo é apresentar elementos da educação escolar de crianças indígenas no período de vigência do diretório pombalino, abrangente política indigenista colocada em prática na América portuguesa a partir de meados do século XVIII, cujo preceito geral no âmbito da educação foi à substituição do modelo das antigas missões religiosas pela secularização do ensino. Para tanto, far-se-á uso de um conjunto de fontes sobre o funcionamento das escolas em vila Viçosa Real, antiga aldeia de Ibiapaba (1700-1759), elevada a categoria de “vila de índios” a partir de 1759, com a execução do diretório na capitania do Ceará. Com isso, espera-se contribuir com o debate acerca da história e da historiografia da infância no Brasil.The aimof the article is to present elements of school education for indigenous children during the period of the Pombaline directory, comprehensive indigenist policy put into practice in Portuguese America from the middle of the 18th century, whose general precept in the scope of education was to replace the model of the old religious missions for the secularization of teaching. For this purpose, will be used a set of sources on the functioning of schools in vila Viçosa Real, oldvillage of Ibiapaba (1700-1759),elevated to the category of “Indian village” from 1759, with the execution of the directory in the captaincy of Ceará.With this, it is expected to contribute to the debate about the history and historiography of childhood in Brazil.El objetivo del artículo es presentar elementos de la educación escolar de los niños indígenas durante el período de vigencia del directorio pombalino, política indigenista integral puesta en práctica en la América portuguesa desde mediados del siglo XVIII en adelante, cuyo precepto general en el campo de la educación fue sustituir el modelo de las antiguas misiones religiosas por la secularización de la enseñanza. Para ello, se utilizará un conjunto de fuentes sobre el funcionamiento de las escuelas en Vila Viçosa Real, antiguo pueblo de Ibiapaba (1700-1759), elevado a la categoría de “pueblo de indios” a partir de 1759, con la ejecución del directorio en la capitanía de Ceará. Con esto, esperamos contribuir al debate sobre la historia y la historiografía de la infancia en Brasil.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-13T23:49:54Z2023-04-13T23:49:54Z2021-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMAIA, Lígio de Oliveira. Política pombalina e educação escolar de crianças indígenas no mundo colonial: : uma contribuição à historiografia da infância no Brasil. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, Rio Grande (RS), v. 13, n. 25, p. 9–30. : il. color; Edição Especial de 2021. ISSN 2175-3423 versão on-line. Semestral. DOI: https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11584. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11584. Acesso em: 13 abr. 2023.2175-3423https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10843https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11584porRevista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS;v. 13, n. 25, p. 9–30Maia, Lígio de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-13T23:49:54Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10843Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-13T23:49:54Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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