Honras, mercês e prestígio social: a inserção da família indígena Sousa e Castro nas redes de poder do antigo regime na capitania do Ceará
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9057 |
Resumo: | MAIA, Lígio José de Oliveira. Honras, mercês e prestígio social: a inserção da família indígena Sousa e Castro nas redes de poder do antigo regime na capitania do Ceará. Revista de Ciências Sociais, fortaleza, v. 43, n. 2, 2012, p. 9-23. |
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Honras, mercês e prestígio social: a inserção da família indígena Sousa e Castro nas redes de poder do antigo regime na capitania do CearáAntigo RegimeCapitania do CearáDiretório pombalinoHistória indígenaMAIA, Lígio José de Oliveira. Honras, mercês e prestígio social: a inserção da família indígena Sousa e Castro nas redes de poder do antigo regime na capitania do Ceará. Revista de Ciências Sociais, fortaleza, v. 43, n. 2, 2012, p. 9-23.The old village of Ibiapaba governed by the Jesuits (1700-1759) was elevated to the category of “Indian village” called of Viçosa Real village from 1759 with the implementation of the policy of Pombal. With that the Indians had to adapt to this new historical context, now in the lay direction and performance of secular priests. However, you can see a continuum in the formation of a privileged group of Indians who had in the family with a list of services to the Crown the marks of his ascent symbolic and material demonstrating that the logic of the prestige that these Indians had reached was similar in many respects to other vassals of the Portuguese Crown.A antiga aldeia de Ibiapaba governada pelos padres jesuítas (1700-1759) foi elevada à categoria de “vila de índios”, com denominação de vila Viçosa Real, a partir de 1759, com a aplicação da política pombalina. Com isso os índios tiveram que se adequar a um novo contexto histórico, doravante com direção laica e atuação de padres seculares. Todavia, é possível perceber um continuum na formação de um grupo de índios privilegiados que tinha na família, junto com um rol de serviços prestados à Coroa, as marcas fundamentais de sua ascensão simbólica e material, comprovando que a lógica do prestígio que alcançava esses índios era semelhante, em muitos aspectos, à dos outros vassalos da Coroa portuguesahttp://www.rcs.ufc.br/edicoes2014-09-12T17:55:50Z2014-09-12T17:55:50Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMaia, L. J. O. (2012)0041-8862 (impresso)2318-4620 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9057Maia, Lígio José de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-14T19:07:39Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/9057Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:55:29.061302Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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