Os desafios da gestão participativa na organização escolar: estudo de caso da escola municipal do Rio Grande/RS (CAIC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Maria Rosângela Batista de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/9455
Resumo: A pesquisa relaciona-se com a proposta de gestão participativa na escola. E tem-se como objetivo central, compreender quais são os elementos potencializadores e inibidores da Gestão Participativa na escola CAIC. Para tanto, foi realizado um estudo de caso na escola Municipal de Rio Grande – “Centro de Atenção Integrado à Criança e ao Adolescente” (CAIC), mesmo ano em que completa 25 anos de atuação no sul do Rio Grande do Sul, com sede fixada junto ao espaço da Universidade Federal – FURG. Como a escola é uma instituição que se encontra inserida em contextos históricos coagidos por transições políticas, ideológicas, sociais e econômicas, aqui a investigação é conduzida de forma reflexiva acerca de como se constrói a abertura de espaços com diálogos democráticos, visto que, o CAIC se insere nessa composição. Destacou-se a relevância da busca de elementos para o campo empírico da pesquisa como: A cultura participativa, a base afetiva e instrumental partindo da micro participação para a macro, assim como os níveis de tomadas de decisões e a participação da comunidade. A gestão participativa é uma das variadas formas de fazer gestão na teoria de Faria (2008) e Tragtenberg (2018). Na abordagem a escolha metodológica caracterizou-se como qualitativa e o estudo dividiu-se em três seções em que se aplicou observação participante, análise de conteúdo, coleta dos dados realizada por meio de entrevista semiestruturada e a técnica bola de neve (Snowball Sampling). Os pressupostos teóricos evidenciam que a participação efetiva da comunidade é essencial para que se legitime a ação, principalmente no que compete as tomadas de decisões, para isso os conselhos escolares e colegiados, são mecanismos de gestão mediadores e potencializadores para a democracia, pois são locus para discussões e, subsidiam de alguma forma o processo de fazer gestão. O principal achado traduz os embates envolvendo as parcerias entre as instituições públicas, que apontam para possíveis falhas na estrutura e no entrosamento que afetam o ambiente escolar e a comunidade, assim como o clima que se estabelece a cada transição. Observou-se haver essas complexidades desde o início da parceria, envolvendo as instituições conveniadas FURG e Prefeitura Municipal, assim como os gestores expressaram sua admiração ao modelo da proposta de gestão diferenciada da escola CAIC dentro da rede municipal.
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Como a escola é uma instituição que se encontra inserida em contextos históricos coagidos por transições políticas, ideológicas, sociais e econômicas, aqui a investigação é conduzida de forma reflexiva acerca de como se constrói a abertura de espaços com diálogos democráticos, visto que, o CAIC se insere nessa composição. Destacou-se a relevância da busca de elementos para o campo empírico da pesquisa como: A cultura participativa, a base afetiva e instrumental partindo da micro participação para a macro, assim como os níveis de tomadas de decisões e a participação da comunidade. A gestão participativa é uma das variadas formas de fazer gestão na teoria de Faria (2008) e Tragtenberg (2018). Na abordagem a escolha metodológica caracterizou-se como qualitativa e o estudo dividiu-se em três seções em que se aplicou observação participante, análise de conteúdo, coleta dos dados realizada por meio de entrevista semiestruturada e a técnica bola de neve (Snowball Sampling). Os pressupostos teóricos evidenciam que a participação efetiva da comunidade é essencial para que se legitime a ação, principalmente no que compete as tomadas de decisões, para isso os conselhos escolares e colegiados, são mecanismos de gestão mediadores e potencializadores para a democracia, pois são locus para discussões e, subsidiam de alguma forma o processo de fazer gestão. O principal achado traduz os embates envolvendo as parcerias entre as instituições públicas, que apontam para possíveis falhas na estrutura e no entrosamento que afetam o ambiente escolar e a comunidade, assim como o clima que se estabelece a cada transição. Observou-se haver essas complexidades desde o início da parceria, envolvendo as instituições conveniadas FURG e Prefeitura Municipal, assim como os gestores expressaram sua admiração ao modelo da proposta de gestão diferenciada da escola CAIC dentro da rede municipal.The research relates to the proposal of participatory management in the school. And the central objective is to understand what are the potentiators and inhibitors of participatory management in the CAIC school. For this purpose, a case study was carried out at the Municipal School of Rio Grande –“Center for Integrated Care for Children and Adolescents” (CAIC), the same year in which he completes 25 years of operation in the south of Rio Grande do Sul, with headquarters located near the Federal University’s space – FURG. As the school is an institution that is inserted in historical contexts coerced by political, ideological, social and economic transitions, Here research is conducted in a reflective way about how to construct the opening of spaces for democratic dialogues, since it is part of that composition. The relevance of the search for the following elements for the empirical field of research was highlighted: Participative culture, the affective and instrumental basis from micro participation to macro, as well as decision-making levels and community participation. Participative management is one of several ways of doing management in Faria’s theory (2008) and Tragtenberg (2018). In the approach the methodological choice was characterized as qualitative and the study was divided into three sections in which participant observation was applied, content analysis, data collection performed through semi-structured interviews and the snowball technique (Snowball Sampling). Theoretical assumptions show that the effective participation of the community is essential to legitimize the action, especially in decision making, for this purpose the school and collegiate councils, they are mediating and empowering management mechanisms for democracy, because they are locus for discussions and, in some way subsidize the process of doing management. The main finding translates the clashes involving the partnerships between public institutions, which point to possible flaws in the structure and intertwining that affect the school environment and the community, as well as the climate that is established with each transition. It was observed that there are these complexities since the beginning of the partnership, involving the institutions FURG and Municipal Hall, as well as the managers expressed their admiration for the model of the proposal of differentiated management of the school CAIC within the municipal network.Bauer, Márcio André LealAguiar, Maria Rosângela Batista de2021-05-14T20:45:39Z2021-05-14T20:45:39Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAGUIAR, Maria Rosângela Batista de. Os desafios da gestão participativa na organização escolar: estudo de caso da escola municipal do Rio Grande/RS (CAIC). 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis. 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