Políticas públicas para permanência qualificada dos acadêmicos nos cursos de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dytz, Aline Guerra
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Schrimer, Sirlei Nadia, Rosa, Thiago Silva da
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/867
Resumo: Um dos programas desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Rio Grande é o Programa de Práticas Alternativas de Ensino – PPAE, que visa minimizar o impacto das desistências e retenções de alunos dos anos iniciais dos cursos de graduação. A metodologia para o desenvolvimento do programa ocorre através de seleção de propostas de projetos que promovam melhorias no desempenho acadêmico dos estudantes que cursam disciplinas do primeiro e segundos anos, onde os índices de aprovação são inferiores a 50% (cinqüenta por cento). As propostas contemplam cursos, oficinas, aulas de apoio, atividades de tutoria aos acadêmicos. Como resultados preliminares, considerando-se o andamento dos 9 (nove) projetos aprovados, o PPAE tem 38 (trinta e oito bolsistas) envolvidos e aproximadamente 2.586 (dois mil e quinhentos e oitenta e seis) alunos de graduação sendo contemplados com o programa.
id FURG_3972811ba6dfd5056745ba1d53d80978
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/867
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Políticas públicas para permanência qualificada dos acadêmicos nos cursos de graduaçãoPolíticas públicas de permanênciaQualidade de ensinoRetençãoUm dos programas desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Rio Grande é o Programa de Práticas Alternativas de Ensino – PPAE, que visa minimizar o impacto das desistências e retenções de alunos dos anos iniciais dos cursos de graduação. A metodologia para o desenvolvimento do programa ocorre através de seleção de propostas de projetos que promovam melhorias no desempenho acadêmico dos estudantes que cursam disciplinas do primeiro e segundos anos, onde os índices de aprovação são inferiores a 50% (cinqüenta por cento). As propostas contemplam cursos, oficinas, aulas de apoio, atividades de tutoria aos acadêmicos. Como resultados preliminares, considerando-se o andamento dos 9 (nove) projetos aprovados, o PPAE tem 38 (trinta e oito bolsistas) envolvidos e aproximadamente 2.586 (dois mil e quinhentos e oitenta e seis) alunos de graduação sendo contemplados com o programa.2011-08-16T17:06:34Z2011-08-16T17:06:34Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfGUERRA, A. B. (DYTZ, A. G.) ; SCHIRMER, S. N. ; ROSA, T. S. . Políticas públicas para permanência qualificada dos acadêmicos nos cursos de graduação. In: X Coloquio sobre Gestión Universitaria en América del Sur, 2010, Mar del Plata. Anais do X Colóquio sobre Gestión Universitaria en América del Sur, 2010. v. 1. p. 1-10. Disponível em: <http://www.inpeau.ufsc.br/wp/wp-content/BD_documentos/coloquio10/221.pdf> Acesso em: 10 ago. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/867porDytz, Aline GuerraSchrimer, Sirlei NadiaRosa, Thiago Silva dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-08-16T17:06:34Zoai:repositorio.furg.br:1/867Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-16T17:06:34Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas para permanência qualificada dos acadêmicos nos cursos de graduação
title Políticas públicas para permanência qualificada dos acadêmicos nos cursos de graduação
spellingShingle Políticas públicas para permanência qualificada dos acadêmicos nos cursos de graduação
Dytz, Aline Guerra
Políticas públicas de permanência
Qualidade de ensino
Retenção
title_short Políticas públicas para permanência qualificada dos acadêmicos nos cursos de graduação
title_full Políticas públicas para permanência qualificada dos acadêmicos nos cursos de graduação
title_fullStr Políticas públicas para permanência qualificada dos acadêmicos nos cursos de graduação
title_full_unstemmed Políticas públicas para permanência qualificada dos acadêmicos nos cursos de graduação
title_sort Políticas públicas para permanência qualificada dos acadêmicos nos cursos de graduação
author Dytz, Aline Guerra
author_facet Dytz, Aline Guerra
Schrimer, Sirlei Nadia
Rosa, Thiago Silva da
author_role author
author2 Schrimer, Sirlei Nadia
Rosa, Thiago Silva da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dytz, Aline Guerra
Schrimer, Sirlei Nadia
Rosa, Thiago Silva da
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas de permanência
Qualidade de ensino
Retenção
topic Políticas públicas de permanência
Qualidade de ensino
Retenção
description Um dos programas desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Rio Grande é o Programa de Práticas Alternativas de Ensino – PPAE, que visa minimizar o impacto das desistências e retenções de alunos dos anos iniciais dos cursos de graduação. A metodologia para o desenvolvimento do programa ocorre através de seleção de propostas de projetos que promovam melhorias no desempenho acadêmico dos estudantes que cursam disciplinas do primeiro e segundos anos, onde os índices de aprovação são inferiores a 50% (cinqüenta por cento). As propostas contemplam cursos, oficinas, aulas de apoio, atividades de tutoria aos acadêmicos. Como resultados preliminares, considerando-se o andamento dos 9 (nove) projetos aprovados, o PPAE tem 38 (trinta e oito bolsistas) envolvidos e aproximadamente 2.586 (dois mil e quinhentos e oitenta e seis) alunos de graduação sendo contemplados com o programa.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-08-16T17:06:34Z
2011-08-16T17:06:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUERRA, A. B. (DYTZ, A. G.) ; SCHIRMER, S. N. ; ROSA, T. S. . Políticas públicas para permanência qualificada dos acadêmicos nos cursos de graduação. In: X Coloquio sobre Gestión Universitaria en América del Sur, 2010, Mar del Plata. Anais do X Colóquio sobre Gestión Universitaria en América del Sur, 2010. v. 1. p. 1-10. Disponível em: <http://www.inpeau.ufsc.br/wp/wp-content/BD_documentos/coloquio10/221.pdf> Acesso em: 10 ago. 2011.
http://repositorio.furg.br/handle/1/867
identifier_str_mv GUERRA, A. B. (DYTZ, A. G.) ; SCHIRMER, S. N. ; ROSA, T. S. . Políticas públicas para permanência qualificada dos acadêmicos nos cursos de graduação. In: X Coloquio sobre Gestión Universitaria en América del Sur, 2010, Mar del Plata. Anais do X Colóquio sobre Gestión Universitaria en América del Sur, 2010. v. 1. p. 1-10. Disponível em: <http://www.inpeau.ufsc.br/wp/wp-content/BD_documentos/coloquio10/221.pdf> Acesso em: 10 ago. 2011.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187249838227456