POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PERMANÊNCIA QUALIFICADA DOS ACADÊMICOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DYTZ, ALINE GUERRA
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: SCHRIMER, SIRLEI NADIA, ROSA, THIAGO SILVA DA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97027
Resumo: Um dos programas desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Rio Grande é o Programa de Práticas Alternativas de Ensino – PPAE, que visa minimizar o impacto das desistências e retenções de alunos dos anos iniciais dos cursos de graduação. A metodologia para o desenvolvimento do programa ocorre através de seleção de propostas de projetos que promovam melhorias no desempenho acadêmico dos estudantes que cursam disciplinas do primeiro e segundos anos, onde os índices de aprovação são inferiores a 50% (cinqüenta por cento). As propostas contemplam cursos, oficinas, aulas de apoio, atividades de tutoria aos acadêmicos. Como resultados preliminares, considerando-se o andamento dos 9 (nove) projetos aprovados, o PPAE tem 38 (trinta e oito bolsistas) envolvidos e aproximadamente 2.586 (dois mil e quinhentos e oitenta e seis) alunos de graduação sendo contemplados com o programa.
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