Aprendizagem informal: um estudo sobre os aspectos que a influenciam em dois institutos federais de ensino do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrasco, Tiele Silveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7902
Resumo: A aprendizagem informal consiste no aprendizado pela prática, por meio da interação do indivíduo com o contexto. Assim, percebe-se a necessidade de explorar esses 2 (dois) elementos, isto é, tanto as características individuais quanto os aspectos organizacionais, uma vez que a conciliação entre esses aspectos se revelam potenciais para que a aprendizagem informal ocorra e possa trazer resultados operacionais satisfatórios. Dessa forma, o objetivo geral deste estudo é identificar e analisar os aspectos que influenciam a aprendizagem informal nos técnicos administrativos lotados em dois institutos federais de ensino localizados no Rio Grande do Sul. Para tanto, utiliza-se de uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa. Para categorização dos aspectos pessoais utiliza-se o Modelo dos Cinco Grandes Fatores, que resume a personalidade em 5 (cinco) traços básicos universais, são eles: Extroversão, Socialização, Consciência, Neuroticismo e Abertura para Experiências. Já os aspectos organizacionais identificados são: Papel do Gestor, Integração da Equipe, Comunicação, Espaço Físico, Dinâmica das Atividades e Rotina de Trabalho. A análise quantitativa revela que para o desenvolvimento da aprendizagem informal, tem-se uma maior dependência da Integração da Equipe e Rotina de Trabalho e os traços de Abertura para experiências e Socialização como os de maior influência sob a aprendizagem informal. A análise qualitativa permite destacar o suporte nas equipes de trabalho como um aspecto que beneficia a aprendizagem, bem como as características de Extroversão e Socialização. Portanto, em uma análise conjunta, constata-se que a Integração da Equipe e a Socialização são os elementos de maior influência no desenvolvimento do processo de aprendizagem informal no âmbito dos institutos federais pesquisados. Sendo assim, verifica-se que tanto os aspectos pessoais quanto os aspectos organizacionais facilitadores relacionam-se com a flexibilidade e a abertura para aprendizagem, já os aspectos inibidores estão relacionados a barreiras a essa elasticidade.
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Para tanto, utiliza-se de uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa. Para categorização dos aspectos pessoais utiliza-se o Modelo dos Cinco Grandes Fatores, que resume a personalidade em 5 (cinco) traços básicos universais, são eles: Extroversão, Socialização, Consciência, Neuroticismo e Abertura para Experiências. Já os aspectos organizacionais identificados são: Papel do Gestor, Integração da Equipe, Comunicação, Espaço Físico, Dinâmica das Atividades e Rotina de Trabalho. A análise quantitativa revela que para o desenvolvimento da aprendizagem informal, tem-se uma maior dependência da Integração da Equipe e Rotina de Trabalho e os traços de Abertura para experiências e Socialização como os de maior influência sob a aprendizagem informal. A análise qualitativa permite destacar o suporte nas equipes de trabalho como um aspecto que beneficia a aprendizagem, bem como as características de Extroversão e Socialização. Portanto, em uma análise conjunta, constata-se que a Integração da Equipe e a Socialização são os elementos de maior influência no desenvolvimento do processo de aprendizagem informal no âmbito dos institutos federais pesquisados. Sendo assim, verifica-se que tanto os aspectos pessoais quanto os aspectos organizacionais facilitadores relacionam-se com a flexibilidade e a abertura para aprendizagem, já os aspectos inibidores estão relacionados a barreiras a essa elasticidade.Informal learning consists of learning by practice, through the interaction of the individual with the context. Thus, one realizes the need to explore these two elements, that is, both the individual characteristics and the organizational aspects, since the reconciliation between these aspects proves potential for informal learning to occur and can bring operational results satisfactory. Thus, the general objective of this study is to identify and analyze the aspects that influence informal learning in administrative technicians at two federal institutes of education located in Rio Grande do Sul. For this, a quantitative-qualitative approach is used. For the categorization of personal aspects, the Five Great Factors Model is used, which summarizes the personality in 5 (five) universal basic traits: Extroversion, Socialization, Consciousness, Neuroticism and Openness to Experiences. The organizational aspects identified are: Manager's Role, Team Integration, Communication, Physical Space, Activity Dynamics and Work Routine. The quantitative analysis reveals that for the development of informal learning, there is a greater dependence on Team Integration and Work Routine and the traits of Openness to experiences and Socialization as the ones with the greatest influence under informal learning. The qualitative analysis allows to highlight the support in the work teams as an aspect that benefits the learning, as well as the characteristics of Extroversion and Socialization. Therefore, a joint analysis shows that Team Integration and Socialization are the most influential elements in the development of the informal learning process within the federal institutes surveyed. Thus, it is verified that both personal aspects and facilitating organizational aspects are related to flexibility and openness to learning, and the inhibiting aspects are related to barriers to this elasticity.Silva, Francielle Molon daCarrasco, Tiele Silveira2019-08-14T16:30:25Z2019-08-14T16:30:25Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARRASCO, Tiele Silveira. Aprendizagem informal: um estudo sobre os aspectos que a influenciam em dois institutos federais de ensino do Rio Grande do Sul. 2018. Dissertação (Mestrado em administração) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.http://repositorio.furg.br/handle/1/7902porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2019-08-14T16:30:25Zoai:repositorio.furg.br:1/7902Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2019-08-14T16:30:25Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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