APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrasco, Tiele Silveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Silva, Francielle Molon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sinergia (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/12254
Resumo: A aprendizagem informal é um processo complexo que envolve indivíduo, ambiente e suas diferentes interações. Na intenção de contribuir com a discussão sobre o tema, tem-se como objetivo compreender os aspectos organizacionais e pessoais que influenciam a aprendizagem informal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa com entrevistas em profundidade  com técnicos administrativos em educação (TAEs) lotados em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) localizado no Rio Grande do Sul. Os dados obtidos a partir das entrevistas foram analisados por meio de análise de conteúdo. Esta pesquisa identificou que o processo de aprendizagem informal dos TAEs acontece a partir da interação entre os indivíduos, essencialmente por meio de conversas e colaborações com os colegas de trabalho, bem como por pesquisas na internet. Sendo assim, os resultados desta pesquisa indicam que a promoção de ações de integração e socialização entre os servidores técnicos administrativos nos institutos federais pode potencializar a aprendizagem informal.  
id FURG-8_80b6908ce885dff3efac5fa72406eaad
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/12254
network_acronym_str FURG-8
network_name_str Sinergia (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFEaprendizagem organizacionalaprendizagem informalfacilitadoresinibidoresInstitutos Federais de EnsinoA aprendizagem informal é um processo complexo que envolve indivíduo, ambiente e suas diferentes interações. Na intenção de contribuir com a discussão sobre o tema, tem-se como objetivo compreender os aspectos organizacionais e pessoais que influenciam a aprendizagem informal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa com entrevistas em profundidade  com técnicos administrativos em educação (TAEs) lotados em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) localizado no Rio Grande do Sul. Os dados obtidos a partir das entrevistas foram analisados por meio de análise de conteúdo. Esta pesquisa identificou que o processo de aprendizagem informal dos TAEs acontece a partir da interação entre os indivíduos, essencialmente por meio de conversas e colaborações com os colegas de trabalho, bem como por pesquisas na internet. Sendo assim, os resultados desta pesquisa indicam que a promoção de ações de integração e socialização entre os servidores técnicos administrativos nos institutos federais pode potencializar a aprendizagem informal.  Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2022-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/1225410.17648/2236-7608-v26n1-12254SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 26 n. 1 (2022)2236-76080102-736010.17648/2236-7608-v26n1reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/12254/9276Copyright (c) 2021 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarrasco, Tiele Silveirada Silva, Francielle Molon2022-01-18T17:51:41Zoai:periodicos.furg.br:article/12254Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2022-01-18T17:51:41Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE
title APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE
spellingShingle APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE
Carrasco, Tiele Silveira
aprendizagem organizacional
aprendizagem informal
facilitadores
inibidores
Institutos Federais de Ensino
title_short APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE
title_full APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE
title_fullStr APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE
title_sort APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE
author Carrasco, Tiele Silveira
author_facet Carrasco, Tiele Silveira
da Silva, Francielle Molon
author_role author
author2 da Silva, Francielle Molon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrasco, Tiele Silveira
da Silva, Francielle Molon
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem organizacional
aprendizagem informal
facilitadores
inibidores
Institutos Federais de Ensino
topic aprendizagem organizacional
aprendizagem informal
facilitadores
inibidores
Institutos Federais de Ensino
description A aprendizagem informal é um processo complexo que envolve indivíduo, ambiente e suas diferentes interações. Na intenção de contribuir com a discussão sobre o tema, tem-se como objetivo compreender os aspectos organizacionais e pessoais que influenciam a aprendizagem informal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa com entrevistas em profundidade  com técnicos administrativos em educação (TAEs) lotados em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) localizado no Rio Grande do Sul. Os dados obtidos a partir das entrevistas foram analisados por meio de análise de conteúdo. Esta pesquisa identificou que o processo de aprendizagem informal dos TAEs acontece a partir da interação entre os indivíduos, essencialmente por meio de conversas e colaborações com os colegas de trabalho, bem como por pesquisas na internet. Sendo assim, os resultados desta pesquisa indicam que a promoção de ações de integração e socialização entre os servidores técnicos administrativos nos institutos federais pode potencializar a aprendizagem informal.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/12254
10.17648/2236-7608-v26n1-12254
url https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/12254
identifier_str_mv 10.17648/2236-7608-v26n1-12254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/12254/9276
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
dc.source.none.fl_str_mv SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 26 n. 1 (2022)
2236-7608
0102-7360
10.17648/2236-7608-v26n1
reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Sinergia (Rio Grande. Online)
collection Sinergia (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com
_version_ 1797041740703596544