APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sinergia (Rio Grande. Online) |
DOI: | 10.17648/2236-7608-v26n1-12254 |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/12254 |
Resumo: | A aprendizagem informal é um processo complexo que envolve indivíduo, ambiente e suas diferentes interações. Na intenção de contribuir com a discussão sobre o tema, tem-se como objetivo compreender os aspectos organizacionais e pessoais que influenciam a aprendizagem informal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa com entrevistas em profundidade com técnicos administrativos em educação (TAEs) lotados em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) localizado no Rio Grande do Sul. Os dados obtidos a partir das entrevistas foram analisados por meio de análise de conteúdo. Esta pesquisa identificou que o processo de aprendizagem informal dos TAEs acontece a partir da interação entre os indivíduos, essencialmente por meio de conversas e colaborações com os colegas de trabalho, bem como por pesquisas na internet. Sendo assim, os resultados desta pesquisa indicam que a promoção de ações de integração e socialização entre os servidores técnicos administrativos nos institutos federais pode potencializar a aprendizagem informal. |
id |
FURG-8_80b6908ce885dff3efac5fa72406eaad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/12254 |
network_acronym_str |
FURG-8 |
network_name_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
spelling |
APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFEaprendizagem organizacionalaprendizagem informalfacilitadoresinibidoresInstitutos Federais de EnsinoA aprendizagem informal é um processo complexo que envolve indivíduo, ambiente e suas diferentes interações. Na intenção de contribuir com a discussão sobre o tema, tem-se como objetivo compreender os aspectos organizacionais e pessoais que influenciam a aprendizagem informal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa com entrevistas em profundidade com técnicos administrativos em educação (TAEs) lotados em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) localizado no Rio Grande do Sul. Os dados obtidos a partir das entrevistas foram analisados por meio de análise de conteúdo. Esta pesquisa identificou que o processo de aprendizagem informal dos TAEs acontece a partir da interação entre os indivíduos, essencialmente por meio de conversas e colaborações com os colegas de trabalho, bem como por pesquisas na internet. Sendo assim, os resultados desta pesquisa indicam que a promoção de ações de integração e socialização entre os servidores técnicos administrativos nos institutos federais pode potencializar a aprendizagem informal. Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2022-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/1225410.17648/2236-7608-v26n1-12254SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 26 n. 1 (2022)2236-76080102-736010.17648/2236-7608-v26n1reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/12254/9276Copyright (c) 2021 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarrasco, Tiele Silveirada Silva, Francielle Molon2022-01-18T17:51:41Zoai:periodicos.furg.br:article/12254Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2022-01-18T17:51:41Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE |
title |
APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE Carrasco, Tiele Silveira aprendizagem organizacional aprendizagem informal facilitadores inibidores Institutos Federais de Ensino Carrasco, Tiele Silveira aprendizagem organizacional aprendizagem informal facilitadores inibidores Institutos Federais de Ensino |
title_short |
APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE |
title_full |
APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE |
title_sort |
APRENDIZAGEM INFORMAL ENTRE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA IFE |
author |
Carrasco, Tiele Silveira |
author_facet |
Carrasco, Tiele Silveira Carrasco, Tiele Silveira da Silva, Francielle Molon da Silva, Francielle Molon |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Francielle Molon |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrasco, Tiele Silveira da Silva, Francielle Molon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem organizacional aprendizagem informal facilitadores inibidores Institutos Federais de Ensino |
topic |
aprendizagem organizacional aprendizagem informal facilitadores inibidores Institutos Federais de Ensino |
description |
A aprendizagem informal é um processo complexo que envolve indivíduo, ambiente e suas diferentes interações. Na intenção de contribuir com a discussão sobre o tema, tem-se como objetivo compreender os aspectos organizacionais e pessoais que influenciam a aprendizagem informal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa com entrevistas em profundidade com técnicos administrativos em educação (TAEs) lotados em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) localizado no Rio Grande do Sul. Os dados obtidos a partir das entrevistas foram analisados por meio de análise de conteúdo. Esta pesquisa identificou que o processo de aprendizagem informal dos TAEs acontece a partir da interação entre os indivíduos, essencialmente por meio de conversas e colaborações com os colegas de trabalho, bem como por pesquisas na internet. Sendo assim, os resultados desta pesquisa indicam que a promoção de ações de integração e socialização entre os servidores técnicos administrativos nos institutos federais pode potencializar a aprendizagem informal. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/12254 10.17648/2236-7608-v26n1-12254 |
url |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/12254 |
identifier_str_mv |
10.17648/2236-7608-v26n1-12254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/12254/9276 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
dc.source.none.fl_str_mv |
SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 26 n. 1 (2022) 2236-7608 0102-7360 10.17648/2236-7608-v26n1 reponame:Sinergia (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
collection |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com |
_version_ |
1822178795445026816 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.17648/2236-7608-v26n1-12254 |