Representações sociais e educação ambiental: surdos no filme A gangue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Saionara Figueiredo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bubniak, Fabiana Paula, Velloso, Bruno Panerai
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7805
https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7367
Resumo: Este artigo é reflexo do aprofundamento do estudo apresentado no VII Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. Neste pretendemos destrinchar as representações sociais de sujeitos surdos, presentes no filme A Gangue (2014).. A partir do projeto de extensão intitulado “Cineclube Surdo”, executado junto aos servidores e alunos do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Palhoça Bilíngue (o qual atende surdos em sua prioridade), tínhamos como objetivo principal apresentar à comunidade produções cinematográficas realizadas por sujeitos surdos ou que representem a cultura dessa minoria linguística. No caso do filme A Gangue, este estava entre estas produções o filme escolhido para ser objeto de análise deste estudo. Assistiram este filme alunos surdos e ouvintes e servidores do campus, além de membros das associações de surdos catarinense. Após assistirem o filme, foi realizado um debate orientado por questões acerca da representação dada ao surdo, a estética dada a esta temática e a linguagem utilizada. A discussão foi estimulada, focada na representação surdo como criador no campo da arte e da importância do ensino de técnicas audiovisuais que podem dar voz a esse público na cultura popular. Neste estudo, buscamos articular as falas coletadas destas discussões com as abordagens teóricas da Educação Ambiental, evidenciando novas perspectivas de articulação e o seu caráter transcendental.
id FURG_3abfbf3738438adcd7159fbec094639a
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/7805
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Representações sociais e educação ambiental: surdos no filme A gangueSocial representations and environmental education: deaf on the film The tribeCinemaSurdoCultura surdaEducação ambientalDeafDeaf cultureEnvironmental educationEste artigo é reflexo do aprofundamento do estudo apresentado no VII Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. Neste pretendemos destrinchar as representações sociais de sujeitos surdos, presentes no filme A Gangue (2014).. A partir do projeto de extensão intitulado “Cineclube Surdo”, executado junto aos servidores e alunos do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Palhoça Bilíngue (o qual atende surdos em sua prioridade), tínhamos como objetivo principal apresentar à comunidade produções cinematográficas realizadas por sujeitos surdos ou que representem a cultura dessa minoria linguística. No caso do filme A Gangue, este estava entre estas produções o filme escolhido para ser objeto de análise deste estudo. Assistiram este filme alunos surdos e ouvintes e servidores do campus, além de membros das associações de surdos catarinense. Após assistirem o filme, foi realizado um debate orientado por questões acerca da representação dada ao surdo, a estética dada a esta temática e a linguagem utilizada. A discussão foi estimulada, focada na representação surdo como criador no campo da arte e da importância do ensino de técnicas audiovisuais que podem dar voz a esse público na cultura popular. Neste estudo, buscamos articular as falas coletadas destas discussões com as abordagens teóricas da Educação Ambiental, evidenciando novas perspectivas de articulação e o seu caráter transcendental.This article reflects the deepening of the study presented at the VII Meeting and Dialogues with Environmental Education. In this we intend to unravel the social representations of deaf subjects, present in the film The gang. From the extension project "Cineclube Surdo", executed with the servers and students of the Federal Institute of Santa Catarina, campus Palhoça Bilingual (which attends deaf in its priority), we had as main objective to present to the community cinematographic productions made by subjects deaf or representing the culture of this linguistic minority. In the case of the film The gang, this was between these productions the film chosen to be object of analysis of this study. This film was watched by deaf students and listeners and servers of the campus, as well as members of associations of the deaf from Santa Catarina. After watching the film, a debate was conducted, guided by questions about the representation given to the deaf, the aesthetics given to this theme and the language used. The discussion was stimulated, focused on deaf representation as a creator in the field of art and the importance of teaching audiovisual techniques that can give voice to this public in popular culture. In this study, we sought to articulate the statements collected from these discussions with the theoretical approaches of Environmental Education, evidencing new perspectives of articulation and its transcendental character.Editora da Furg2018-11-22T04:34:49Z2018-11-22T04:34:49Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Saionara Figueiredo; BUBNIAK, Fabiana Paula; VELLOSO, Bruno Panerai. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 35, n. 1 p. 76-91, jan /abr. 2018. Online. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7367>. Acesso em: 25 jun. 2018.1517-1256http://repositorio.furg.br/handle/1/7805https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7367porSantos, Saionara FigueiredoBubniak, Fabiana PaulaVelloso, Bruno Paneraiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2018-11-22T04:34:49Zoai:repositorio.furg.br:1/7805Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2018-11-22T04:34:49Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais e educação ambiental: surdos no filme A gangue
Social representations and environmental education: deaf on the film The tribe
title Representações sociais e educação ambiental: surdos no filme A gangue
spellingShingle Representações sociais e educação ambiental: surdos no filme A gangue
Santos, Saionara Figueiredo
Cinema
Surdo
Cultura surda
Educação ambiental
Deaf
Deaf culture
Environmental education
title_short Representações sociais e educação ambiental: surdos no filme A gangue
title_full Representações sociais e educação ambiental: surdos no filme A gangue
title_fullStr Representações sociais e educação ambiental: surdos no filme A gangue
title_full_unstemmed Representações sociais e educação ambiental: surdos no filme A gangue
title_sort Representações sociais e educação ambiental: surdos no filme A gangue
author Santos, Saionara Figueiredo
author_facet Santos, Saionara Figueiredo
Bubniak, Fabiana Paula
Velloso, Bruno Panerai
author_role author
author2 Bubniak, Fabiana Paula
Velloso, Bruno Panerai
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Saionara Figueiredo
Bubniak, Fabiana Paula
Velloso, Bruno Panerai
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Surdo
Cultura surda
Educação ambiental
Deaf
Deaf culture
Environmental education
topic Cinema
Surdo
Cultura surda
Educação ambiental
Deaf
Deaf culture
Environmental education
description Este artigo é reflexo do aprofundamento do estudo apresentado no VII Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. Neste pretendemos destrinchar as representações sociais de sujeitos surdos, presentes no filme A Gangue (2014).. A partir do projeto de extensão intitulado “Cineclube Surdo”, executado junto aos servidores e alunos do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Palhoça Bilíngue (o qual atende surdos em sua prioridade), tínhamos como objetivo principal apresentar à comunidade produções cinematográficas realizadas por sujeitos surdos ou que representem a cultura dessa minoria linguística. No caso do filme A Gangue, este estava entre estas produções o filme escolhido para ser objeto de análise deste estudo. Assistiram este filme alunos surdos e ouvintes e servidores do campus, além de membros das associações de surdos catarinense. Após assistirem o filme, foi realizado um debate orientado por questões acerca da representação dada ao surdo, a estética dada a esta temática e a linguagem utilizada. A discussão foi estimulada, focada na representação surdo como criador no campo da arte e da importância do ensino de técnicas audiovisuais que podem dar voz a esse público na cultura popular. Neste estudo, buscamos articular as falas coletadas destas discussões com as abordagens teóricas da Educação Ambiental, evidenciando novas perspectivas de articulação e o seu caráter transcendental.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-22T04:34:49Z
2018-11-22T04:34:49Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Saionara Figueiredo; BUBNIAK, Fabiana Paula; VELLOSO, Bruno Panerai. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 35, n. 1 p. 76-91, jan /abr. 2018. Online. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7367>. Acesso em: 25 jun. 2018.
1517-1256
http://repositorio.furg.br/handle/1/7805
https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7367
identifier_str_mv SANTOS, Saionara Figueiredo; BUBNIAK, Fabiana Paula; VELLOSO, Bruno Panerai. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 35, n. 1 p. 76-91, jan /abr. 2018. Online. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7367>. Acesso em: 25 jun. 2018.
1517-1256
url http://repositorio.furg.br/handle/1/7805
https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Furg
publisher.none.fl_str_mv Editora da Furg
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384373421408256