A utilização de softwares no ensino de funções quadráticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Lúcia Andréia de Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6549
Resumo: Este projeto tem como objetivo apresentar uma maneira diferente de abordar os conceitos de funções quadráticas, propondo exercícios de motivação e de fixação de conteúdos, com questões contextualizadas e voltadas para o dia-a-dia do educando. Pretende-se auxiliar os docentes e tornar, assim, a aprendizagem de seus discentes mais prazerosa, desmistificando a Matemática, oportunizando aos alunos a utilização dos conceitos matemáticos em seu cotidiano. Utilizando as ferramentas tecnológicas já disponíveis na maioria das escolas de Educação Básica, apresentarse-ão atividades usando pelo menos um software livre para inspirar os professores na elaboração de suas aulas e consequentemente ajudar os discentes na construção do seu conhecimento.
id FURG_3c47dc0c2da0f7160283fd774929859c
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6549
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A utilização de softwares no ensino de funções quadráticasFunção quadráticaExercícios de contextualização de funçõesTecnologiaQuadratic functionContextualizing function exercisesTechnologyEste projeto tem como objetivo apresentar uma maneira diferente de abordar os conceitos de funções quadráticas, propondo exercícios de motivação e de fixação de conteúdos, com questões contextualizadas e voltadas para o dia-a-dia do educando. Pretende-se auxiliar os docentes e tornar, assim, a aprendizagem de seus discentes mais prazerosa, desmistificando a Matemática, oportunizando aos alunos a utilização dos conceitos matemáticos em seu cotidiano. Utilizando as ferramentas tecnológicas já disponíveis na maioria das escolas de Educação Básica, apresentarse-ão atividades usando pelo menos um software livre para inspirar os professores na elaboração de suas aulas e consequentemente ajudar os discentes na construção do seu conhecimento.This project aims to present a different way of approaching the concepts of quadratic functions, proposing exercises of motivation and content fixation, with contextualized issues facing the student day-to-day. It is intended to assist teachers and making, this way, learning from their students more pleasurable, demystifying mathematics, providing opportunities for students to use mathematical concepts in their daily lives. Using technological tools already available in most schools of Basic Education, will be presenting activities using at least one free software to inspire teachers in preparing their lessons and consequently help students in building their knowledge.Poffal, Cristiana AndradeRocha, Lúcia Andréia de Souza2016-09-16T19:07:15Z2016-09-16T19:07:15Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROCHA, Lúcia Andréia de Souza. A utilização de softwares no ensino de funções quadráticas. 2013. 121 f. Dissetação ( Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.http://repositorio.furg.br/handle/1/6549porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-09-16T19:07:15Zoai:repositorio.furg.br:1/6549Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-09-16T19:07:15Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de softwares no ensino de funções quadráticas
title A utilização de softwares no ensino de funções quadráticas
spellingShingle A utilização de softwares no ensino de funções quadráticas
Rocha, Lúcia Andréia de Souza
Função quadrática
Exercícios de contextualização de funções
Tecnologia
Quadratic function
Contextualizing function exercises
Technology
title_short A utilização de softwares no ensino de funções quadráticas
title_full A utilização de softwares no ensino de funções quadráticas
title_fullStr A utilização de softwares no ensino de funções quadráticas
title_full_unstemmed A utilização de softwares no ensino de funções quadráticas
title_sort A utilização de softwares no ensino de funções quadráticas
author Rocha, Lúcia Andréia de Souza
author_facet Rocha, Lúcia Andréia de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Poffal, Cristiana Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Lúcia Andréia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Função quadrática
Exercícios de contextualização de funções
Tecnologia
Quadratic function
Contextualizing function exercises
Technology
topic Função quadrática
Exercícios de contextualização de funções
Tecnologia
Quadratic function
Contextualizing function exercises
Technology
description Este projeto tem como objetivo apresentar uma maneira diferente de abordar os conceitos de funções quadráticas, propondo exercícios de motivação e de fixação de conteúdos, com questões contextualizadas e voltadas para o dia-a-dia do educando. Pretende-se auxiliar os docentes e tornar, assim, a aprendizagem de seus discentes mais prazerosa, desmistificando a Matemática, oportunizando aos alunos a utilização dos conceitos matemáticos em seu cotidiano. Utilizando as ferramentas tecnológicas já disponíveis na maioria das escolas de Educação Básica, apresentarse-ão atividades usando pelo menos um software livre para inspirar os professores na elaboração de suas aulas e consequentemente ajudar os discentes na construção do seu conhecimento.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-09-16T19:07:15Z
2016-09-16T19:07:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Lúcia Andréia de Souza. A utilização de softwares no ensino de funções quadráticas. 2013. 121 f. Dissetação ( Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.
http://repositorio.furg.br/handle/1/6549
identifier_str_mv ROCHA, Lúcia Andréia de Souza. A utilização de softwares no ensino de funções quadráticas. 2013. 121 f. Dissetação ( Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384389083987968