A educação popular como método feminista de denúncia e (re)construção da realidade de mulheres no campo: um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10644 https://doi.org/10.14295/rbhcs.v14i29.14582 |
Resumo: | Artigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 14, n. 29, p. 153–175, jul./dez., 2022, publicado no município de Rio Grande, RS, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
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A educação popular como método feminista de denúncia e (re)construção da realidade de mulheres no campo: um estudo de casoPopular educationas a feminist method to denounce and (re) construct the reality of women in the countryside: a case studyLa educación popular como método feminista de denuncia y (re)construcción de la realidad de las mujeres rurales: un estudio de casoEducação PopularMulheres CamponesasFeminismoPopular EducationPeasant WomenFeminismEducación PopularMujeres campesinasFeminismoArtigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 14, n. 29, p. 153–175, jul./dez., 2022, publicado no município de Rio Grande, RS, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURGAs vivências das mulheres no decorrer da história da humanidade têm sido atravessada por muitas interlocuções, algumas bastante drásticas, sobretudo, em relação às violências e aprisionamentos de seus corpos. Neste sentido, a presente abordagem se propõe a refletir sobre o lugar dos corpos das mulheres na contemporaneidade. Busca-se, para tanto, demandar uma análise de grupos de mulheres camponesas nas regiões Fronteira Noroeste e Missões do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Estas, a partir de um processo de educação popular, foram desafiadas a acessar políticas públicas governamentais. O artigo acentua que a trajetória dos movimentos feministas e de mulheres criou uma metodologia de reflexão e de prática que condiz com os processos de educação popular e têm sido fundamentais para a geração de consciência crítica e a efetivação de ações práticas contra o capital e o patriarcado, criando espaços de libertação para as mulheres camponesas.The experiences of the women in the history of humanity have been traversed by many interlocutions, some quite drastic, above all, in relation to the violence and imprisonment of their bodies. In this sense, this approach is proposed to reflect on or place two bodies of women in the contemporary world. Therefore, it seeks to demand an analysis of groups of rural women in the regions Fronteira Noroeste and Missões of the State of Rio Grande do Sul (Brazil). These, from a process of popular education, are challenged to access government public policies. The article emphasizes that the trajectory of two feminist and women's movements created a methodology of reflection and practice that is conducive to the processes of popular education and has been fundamental for the generation of critical awareness and the implementation of practical actions against capital and patriarchy, raising spaces of freedom for women from the countryside.Las experiencias de las mujeres a lo largo de la historia humana han estado atravesadas por muchas interlocuciones, algunas bastante drásticas, especialmente en relación a la violencia y el encarcelamiento de sus cuerpos. En ese sentido, este enfoque propone reflexionar sobre el lugar del cuerpo de la mujer en la contemporaneidad. Por lo tanto, el objetivo es exigir un análisis de grupos de mujeres campesinas en las regiones de Fronteira Noroeste y Missões del Estado de Rio Grande do Sul (Brasil). Estos, a partir de un proceso de educación popular, fueron interpelados para acceder a políticas públicas gubernamentales. El artículo destaca que la trayectoria de los movimientos feministas y de mujeres ha generado una metodología de reflexión y práctica coherente con los procesos de educación popular y ha sido fundamental para la generación de conciencia crítica y la implementación de acciones prácticas contra el capital y el patriarcado. creando espacios de liberación para las mujeres rurales.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-02-08T19:11:12Z2023-02-08T19:11:12Z2023-01-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGABATZ, Celso; ANGELIN, Rosângela. A Educação Popular como método feminista de denúncia e (re)construção da realidade de mulheres no campo: um estudo de caso. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, Rio Grande, RS, v. 14, n. 29, p. 153–175, jul./dez., 2022. ISSN 2175-3423 versão on-line. Semestral. DOI: https://doi.org/10.14295/rbhcs.v14i29.14582. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/14582. Acesso em: 8 fev. 2023.2175-3423https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10644https://doi.org/10.14295/rbhcs.v14i29.14582porRevista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS;v. 14, n. 29, p. 153–175Gabatz, CelsoAngelin, Rosângelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-02-08T19:11:12Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10644Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-02-08T19:11:12Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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