O cinema no ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Votto, Rossandra Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7993
Resumo: Este trabalho se propõe a fazer uma análise sobre a utilização de filmes nas aulas de Geografia e como podemos aproveitar esse recurso didático de maneira mais atrativa e significativa para o aluno, pois eles possuem diversos conteúdos geográficos. No primeiro capítulo encontra-se o conceito de Geografia enquanto disciplina escolar, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais e as competências para a sala de aula. No segundo capítulo, abordamos como trabalhar os filmes em sala de aula, utilizando o roteiro, que é a parte interpretativa do filme, bem como a parte informativa, com a sinopse e outros. É apresentado como sugestão de avaliação da aula, desenvolver atividades baseadas no filme, como: redação, desenho, jogos, teatro e outros, visto que essa parte da metodologia não abarca os objetivos do nosso trabalho. No capítulo seguinte, temos uma breve trajetória da utilização de filmes na sala de aula e os autores que discutem sobre a utilização dos mesmos como recurso didático. Por fim, no quarto capítulo, apresentamos como trabalhar os filmes no ensino de Geografia, tendo como sugestão: Central do Brasil, O jarro e Os sem-floresta com seus respectivos roteiros de análise, para trabalhar em sala de aula. Os planos de aula referentes a estes filmes são destinados ao sexto ano do ensino fundamental. Lembramos que além dos conteúdos abordados neste trabalho, existem outras possibilidades, em relação a estes filmes, cabe ao professor adequá-los ao seu conteúdo. O trabalho propõe que se organizem aulas de Geografia mais dinâmicas, lúdicas e prazerosas, através da utilização de filmes, visando uma melhor aprendizagem do aluno.
id FURG_426f3c44c24d4ccb7c3f07d7746d0dbf
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/7993
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling O cinema no ensino de geografiaEducationMovie theaterGeographyGeografiaCinemaEducaçãoEste trabalho se propõe a fazer uma análise sobre a utilização de filmes nas aulas de Geografia e como podemos aproveitar esse recurso didático de maneira mais atrativa e significativa para o aluno, pois eles possuem diversos conteúdos geográficos. No primeiro capítulo encontra-se o conceito de Geografia enquanto disciplina escolar, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais e as competências para a sala de aula. No segundo capítulo, abordamos como trabalhar os filmes em sala de aula, utilizando o roteiro, que é a parte interpretativa do filme, bem como a parte informativa, com a sinopse e outros. É apresentado como sugestão de avaliação da aula, desenvolver atividades baseadas no filme, como: redação, desenho, jogos, teatro e outros, visto que essa parte da metodologia não abarca os objetivos do nosso trabalho. No capítulo seguinte, temos uma breve trajetória da utilização de filmes na sala de aula e os autores que discutem sobre a utilização dos mesmos como recurso didático. Por fim, no quarto capítulo, apresentamos como trabalhar os filmes no ensino de Geografia, tendo como sugestão: Central do Brasil, O jarro e Os sem-floresta com seus respectivos roteiros de análise, para trabalhar em sala de aula. Os planos de aula referentes a estes filmes são destinados ao sexto ano do ensino fundamental. Lembramos que além dos conteúdos abordados neste trabalho, existem outras possibilidades, em relação a estes filmes, cabe ao professor adequá-los ao seu conteúdo. O trabalho propõe que se organizem aulas de Geografia mais dinâmicas, lúdicas e prazerosas, através da utilização de filmes, visando uma melhor aprendizagem do aluno.This work proposes to make an analysis about how to work with films in the Geography, and how we can use this didactic resource in a more attractive and meaningful way for the student, since they have diverse geographic contents. In the first chapter we find the concept of Geography as a school discipline, according to the National Curriculum Parameters and the competences for the classroom. In the second chapter, we discuss how to work the movies in the classroom, using the script, which is the interpretive part of the film, as well as the information part, with the synopsis and others. It is presented as a suggestion of evaluation of the lesson, to develop activities based on the film, such as: writing, drawing, games, theater and others, since this part of the methodology does not cover the objectives of our work, so we put as a suggestion. In the next chapter, we have a brief trajectory of the use of films in the classroom and the authors who discuss about their use as didactic resource. Finally, in the fourth chapter, we present how to work the films in Geography teaching, having as a suggestion: Central do Brasil, O jarro and Os sem-floresta with their respective analysis scripts, to work in the classroom. The reference plans refer to these films are popular in elementary school. We remind that in addition to the contents covered in this work, there are other possibilities, in relation to these films, it is up to the teacher to adapt them to their content. The paper proposes to organize more dynamic, playful and enjoyable geography classes, through the use of films, aiming at a better learning of the student.Rodrigues, Elisângela de FelippeVotto, Rossandra Rodrigues2019-08-15T22:58:20Z2019-08-15T22:58:20Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVOTTO, Rossandra Rodrigues. O cinema no ensino de Geografia. 2017. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em geografia) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017. Disponível em: http://argo.furg.br/?RG001383942. Acesso em: 31 maio 2019.http://repositorio.furg.br/handle/1/7993porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2019-08-15T22:58:20Zoai:repositorio.furg.br:1/7993Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2019-08-15T22:58:20Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O cinema no ensino de geografia
title O cinema no ensino de geografia
spellingShingle O cinema no ensino de geografia
Votto, Rossandra Rodrigues
Education
Movie theater
Geography
Geografia
Cinema
Educação
title_short O cinema no ensino de geografia
title_full O cinema no ensino de geografia
title_fullStr O cinema no ensino de geografia
title_full_unstemmed O cinema no ensino de geografia
title_sort O cinema no ensino de geografia
author Votto, Rossandra Rodrigues
author_facet Votto, Rossandra Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Elisângela de Felippe
dc.contributor.author.fl_str_mv Votto, Rossandra Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Education
Movie theater
Geography
Geografia
Cinema
Educação
topic Education
Movie theater
Geography
Geografia
Cinema
Educação
description Este trabalho se propõe a fazer uma análise sobre a utilização de filmes nas aulas de Geografia e como podemos aproveitar esse recurso didático de maneira mais atrativa e significativa para o aluno, pois eles possuem diversos conteúdos geográficos. No primeiro capítulo encontra-se o conceito de Geografia enquanto disciplina escolar, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais e as competências para a sala de aula. No segundo capítulo, abordamos como trabalhar os filmes em sala de aula, utilizando o roteiro, que é a parte interpretativa do filme, bem como a parte informativa, com a sinopse e outros. É apresentado como sugestão de avaliação da aula, desenvolver atividades baseadas no filme, como: redação, desenho, jogos, teatro e outros, visto que essa parte da metodologia não abarca os objetivos do nosso trabalho. No capítulo seguinte, temos uma breve trajetória da utilização de filmes na sala de aula e os autores que discutem sobre a utilização dos mesmos como recurso didático. Por fim, no quarto capítulo, apresentamos como trabalhar os filmes no ensino de Geografia, tendo como sugestão: Central do Brasil, O jarro e Os sem-floresta com seus respectivos roteiros de análise, para trabalhar em sala de aula. Os planos de aula referentes a estes filmes são destinados ao sexto ano do ensino fundamental. Lembramos que além dos conteúdos abordados neste trabalho, existem outras possibilidades, em relação a estes filmes, cabe ao professor adequá-los ao seu conteúdo. O trabalho propõe que se organizem aulas de Geografia mais dinâmicas, lúdicas e prazerosas, através da utilização de filmes, visando uma melhor aprendizagem do aluno.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-08-15T22:58:20Z
2019-08-15T22:58:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VOTTO, Rossandra Rodrigues. O cinema no ensino de Geografia. 2017. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em geografia) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017. Disponível em: http://argo.furg.br/?RG001383942. Acesso em: 31 maio 2019.
http://repositorio.furg.br/handle/1/7993
identifier_str_mv VOTTO, Rossandra Rodrigues. O cinema no ensino de Geografia. 2017. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em geografia) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017. Disponível em: http://argo.furg.br/?RG001383942. Acesso em: 31 maio 2019.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/7993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187266203353088