“Chamei os dois e perguntei abertamente, quem era o pai e quem era a mãe”: homoparentalidade, docência e educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morando, André
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Nadia Geisa Silveira de, Santos, Paloma Nascimento dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10850
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 452-472, Jan./Jun. 2020.
id FURG_434f2fcff95e1ff95976cf50deb92ede
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10850
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling “Chamei os dois e perguntei abertamente, quem era o pai e quem era a mãe”: homoparentalidade, docência e educação infantil“Llamé a los dos y pregunté abiertamente, quién era el padre y quién era la madre”: homoparentalidad, enseñanza y educación en la primera infância“I called the two and asked who was the father and who was the mother”: homoparentally, teaching and child educationDocênciaEducação InfantilHomoparentalidadeFamíliasEnseñanzaEducación en la primera infânciaHomoparentalidadFamiliasTeachingChild EducationHomoparentallyFamiliesRevista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 452-472, Jan./Jun. 2020.Analisamos neste artigo a rede de enunciados sobre família e homoparentalidade em um grupo virtual do Facebook, que reúne pessoas vinculadas à Educação Infantil. Para conhecer os sentidos atribuídos às famílias pelo grupo, nos inspiramos na netnografia, uma ramificação da etnografia, que tem como campo interações sociais, o universo online. Como ferramenta analítica recorremos aos estudos foucaultianos para conhecer as condições de emergência de determinadas verdades acerca das noções de famílias. A análise mostrou que a maioria das professoras, ainda que se pautando em preceitos da inclusão escolar, entendem a família a partir de papéis bem definidos, como o do pai e o da mãe. Tal entendimento enquadra outras conformações dentro de tal lógica. Assim, ainda que a maioria das professoras reconheça outras conformações como possíveis, a forma de torná-las inteligíveis é a partir da ótica dos papéis sociais de gênero atribuídos ao masculino e ao feminino. Nesse sentido, a escola opera como um espaço de criação de corpos e de condutas ao instituir verdades fixadas em um suposto destino biológico que marca os corpos.En este artículo, analizamos la red de declaraciones sobre la familia y los padres en un grupo virtual de Facebook, que reúne a personas vinculadas a la Educación Infantil. Para conocerlos significados que el grupo atribuye a las familias, nos inspira la netnografía, una rama de la etnografía, que tiene interaccionessociales, el universo en línea como su campo. Como herramienta analítica, recurrimos a los estudios foucaultianos para conocer las condiciones de emergencia de ciertas verdades sobre las nociones de familia. El análisis mostró que la mayoría de los maestros, incluso si se basan en los preceptos de inclusión escolar, entienden a la familia desde roles bien definidos, como el del padre y la madre. Tal comprensión se ajusta a otras conformaciones dentro de esta lógica. Por lo tanto, aunque la mayoría de los docentes reconocen otras configuraciones como sea posible, la forma de hacerlas inteligibles es desde la perspectiva de los roles sociales de género atribuidos a hombres y mujeres. En este sentido, la escuela opera como un espacio para la creación de cuerpos y conductas al instituir verdades fijadas en un supuesto destino biológico que marca los cuerpos.In this paper, we analyzed the network of statements about family and homoparenting in a Facebook group, which brings education professionals (Early Childhood Education). The meanings attributed to families by the group were analysed by netnography, a branch of ethnography. We resort to Foucauldian studies to learn about the emergence conditions and truths about families notions. The analysis showed that the majority of educators, even if guided by fundamentals precepts of school inclusion, understand the family from well-defined roles, anchored by father and mother figures. This understanding fits other conformations within this logic. Thus, even though most educators recognize other configurations as possible, the way to make them intelligible is from the perspective of social gender roles attributed to men and women. Accordingly this sense, the school operates as a locus for creation bodies and conducts instituting truths fixed in a supposed biological destiny that marks bodies.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-17T14:39:45Z2023-04-17T14:39:45Z2020-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMORANDO, A.; SOUZA, N. G. S.; SANTOS, P. N. “Chamei os dois e perguntei abertamente, quem era o pai e quem era a mãe”: homoparentalidade, docência e educação infantil. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 452–472, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11310. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11310. Acesso em: 12 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1085010.14295/de.v8i1.11310porMorando, AndréSouza, Nadia Geisa Silveira deSantos, Paloma Nascimento dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-17T14:39:45Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10850Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-17T14:39:45Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv “Chamei os dois e perguntei abertamente, quem era o pai e quem era a mãe”: homoparentalidade, docência e educação infantil
“Llamé a los dos y pregunté abiertamente, quién era el padre y quién era la madre”: homoparentalidad, enseñanza y educación en la primera infância
“I called the two and asked who was the father and who was the mother”: homoparentally, teaching and child education
title “Chamei os dois e perguntei abertamente, quem era o pai e quem era a mãe”: homoparentalidade, docência e educação infantil
spellingShingle “Chamei os dois e perguntei abertamente, quem era o pai e quem era a mãe”: homoparentalidade, docência e educação infantil
Morando, André
Docência
Educação Infantil
Homoparentalidade
Famílias
Enseñanza
Educación en la primera infância
Homoparentalidad
Familias
Teaching
Child Education
Homoparentally
Families
title_short “Chamei os dois e perguntei abertamente, quem era o pai e quem era a mãe”: homoparentalidade, docência e educação infantil
title_full “Chamei os dois e perguntei abertamente, quem era o pai e quem era a mãe”: homoparentalidade, docência e educação infantil
title_fullStr “Chamei os dois e perguntei abertamente, quem era o pai e quem era a mãe”: homoparentalidade, docência e educação infantil
title_full_unstemmed “Chamei os dois e perguntei abertamente, quem era o pai e quem era a mãe”: homoparentalidade, docência e educação infantil
title_sort “Chamei os dois e perguntei abertamente, quem era o pai e quem era a mãe”: homoparentalidade, docência e educação infantil
author Morando, André
author_facet Morando, André
Souza, Nadia Geisa Silveira de
Santos, Paloma Nascimento dos
author_role author
author2 Souza, Nadia Geisa Silveira de
Santos, Paloma Nascimento dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morando, André
Souza, Nadia Geisa Silveira de
Santos, Paloma Nascimento dos
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Educação Infantil
Homoparentalidade
Famílias
Enseñanza
Educación en la primera infância
Homoparentalidad
Familias
Teaching
Child Education
Homoparentally
Families
topic Docência
Educação Infantil
Homoparentalidade
Famílias
Enseñanza
Educación en la primera infância
Homoparentalidad
Familias
Teaching
Child Education
Homoparentally
Families
description Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 452-472, Jan./Jun. 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-16
2023-04-17T14:39:45Z
2023-04-17T14:39:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORANDO, A.; SOUZA, N. G. S.; SANTOS, P. N. “Chamei os dois e perguntei abertamente, quem era o pai e quem era a mãe”: homoparentalidade, docência e educação infantil. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 452–472, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11310. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11310. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10850
10.14295/de.v8i1.11310
identifier_str_mv MORANDO, A.; SOUZA, N. G. S.; SANTOS, P. N. “Chamei os dois e perguntei abertamente, quem era o pai e quem era a mãe”: homoparentalidade, docência e educação infantil. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 452–472, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11310. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11310. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v8i1.11310
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187247686549504