Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10845 |
Resumo: | Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 212-237, Jan./Jun. 2020. |
id |
FURG_43637d56f4fe56870ef4d14fdfc0059d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:123456789/10845 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolaresLa educación sexual va a la Censión de Cariri: enfoques y problematizaciones en los currículos escolaresSexual education goes to Cariri Cearense: approaches and problematizations in school curriculumsEducação SexualSexualidadeGêneroCurrículoEducación SexualSexualidadGéneroPlan de estudiosSexual EducationSexualityGenderCurriculumRevista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 212-237, Jan./Jun. 2020.A Educação Sexual constitui um campo transdisciplinar que abrange discursos sobre sexualidade e gênero entremeados na cultura e relações de poder. O objetivo foi problematizar o/s modo/s de incorporação (ou não) da Educação Sexual nos currículos escolares, a partir da análise dos discursos acerca das temáticas sexualidade e gênero. Trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa desenvolvida em cinco escolas públicas nos munícipios de Brejo Santo-CE e Porteiras-CE; aqui analisaremos as entrevistas semiestruturadas de dez docentes por meio da análise foucaultiana do discurso. Os resultados ressaltam que a maioria dos/as docentes não aborda, de forma contínua e planejada, as temáticas da Educação Sexual, sobretudo em decorrência da carência na formação docente aliada ao fundamentalismo religioso marcante no contexto sociocultural do cariri cearense. Assim, a partir dos enunciados, destacamos três categorias discursivas: biológica-higienista, religiosa-fundamentalista e sociocultural, que se articulam ao evidenciarem contradições, limites e possibilidades da Educação Sexual nos currículos escolares.La educación sexual es un campo transdisciplinario que abarca discursos sobre sexualidad y género intercalados en la cultura y las relaciones de poder. El objetivo era problematizar el/los modo/s de incorporación (o no) de Educación Sexual en los currículos escolares, en base al análisis de los discursos sobre los temas de sexualidad y género. Es el corte de una investigación cualitativa desarrollada en cinco escuelas públicas en los municipios de Brejo Santo-CE y Porteiras-CE; Aquí analizaremos las entrevistas semiestructuradas de diez profesores a través del análisis del discurso de Foucault. Los resultados enfatizan que la mayoría de los docentes no abordan, de manera continua y planificada, los temas de Educación Sexual, principalmente debido a la falta de educación docente combinada con el marcado fundamentalismo religioso en el contexto sociocultural de Cariri de Ceará. Así, de las declaraciones, destacamos tres categorías discursivas: biológico-higienista, religioso-fundamentalista y sociocultural, que se articulan mostrando contradicciones, límites y posibilidades de la Educación Sexual en los planes de estudio escolares.Sexual Education is a transdisciplinary field that encompasses discourses about sexuality and gender interspersed in culture and power relations. The objective was to problematize the mode/s of incorporating (or not) Sexual Education in school curricula, based on the analysis of discourses about the themes of sexuality and gender. It is the cut of a qualitative research developed in five public schools in the municipalities of Brejo Santo-CE and Porteiras-CE; here we will analyze the semi-structured interviews of ten professors through Foucault's discourse analysis. The results emphasize that the majority of the teachers do not address, in a continuous and planned way, the themes of Sexual Education, mainly due to the lack of teacher education combined with the marked religious fundamentalism in the socio-cultural context of Cariri from Ceará. Thus, from the statements, we highlight three discursive categories: biologicalhygienist, religious-fundamentalist and sociocultural, which are articulated by showing contradictions, limits and possibilities of Sexual Education in school curriculums.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-13T23:53:30Z2023-04-13T23:53:30Z2020-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA, E. J.; ROCHA, E. P. Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolares. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 212–237, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11350. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11350. Acesso em: 12 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1084510.14295/de.v8i1.11350porSouza, Elaine de JesusRocha, Eugerbia Paula dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-13T23:53:31Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10845Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-13T23:53:31Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolares La educación sexual va a la Censión de Cariri: enfoques y problematizaciones en los currículos escolares Sexual education goes to Cariri Cearense: approaches and problematizations in school curriculums |
title |
Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolares |
spellingShingle |
Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolares Souza, Elaine de Jesus Educação Sexual Sexualidade Gênero Currículo Educación Sexual Sexualidad Género Plan de estudios Sexual Education Sexuality Gender Curriculum |
title_short |
Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolares |
title_full |
Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolares |
title_fullStr |
Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolares |
title_full_unstemmed |
Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolares |
title_sort |
Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolares |
author |
Souza, Elaine de Jesus |
author_facet |
Souza, Elaine de Jesus Rocha, Eugerbia Paula da |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Eugerbia Paula da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Elaine de Jesus Rocha, Eugerbia Paula da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Sexual Sexualidade Gênero Currículo Educación Sexual Sexualidad Género Plan de estudios Sexual Education Sexuality Gender Curriculum |
topic |
Educação Sexual Sexualidade Gênero Currículo Educación Sexual Sexualidad Género Plan de estudios Sexual Education Sexuality Gender Curriculum |
description |
Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 212-237, Jan./Jun. 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-16 2023-04-13T23:53:30Z 2023-04-13T23:53:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, E. J.; ROCHA, E. P. Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolares. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 212–237, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11350. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11350. Acesso em: 12 abr. 2023. E-ISSN 2358-8853 https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10845 10.14295/de.v8i1.11350 |
identifier_str_mv |
SOUZA, E. J.; ROCHA, E. P. Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolares. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 212–237, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11350. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11350. Acesso em: 12 abr. 2023. E-ISSN 2358-8853 10.14295/de.v8i1.11350 |
url |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187238510460928 |