Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Elaine de Jesus
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rocha, Eugerbia Paula da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10845
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 212-237, Jan./Jun. 2020.
id FURG_43637d56f4fe56870ef4d14fdfc0059d
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10845
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolaresLa educación sexual va a la Censión de Cariri: enfoques y problematizaciones en los currículos escolaresSexual education goes to Cariri Cearense: approaches and problematizations in school curriculumsEducação SexualSexualidadeGêneroCurrículoEducación SexualSexualidadGéneroPlan de estudiosSexual EducationSexualityGenderCurriculumRevista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 212-237, Jan./Jun. 2020.A Educação Sexual constitui um campo transdisciplinar que abrange discursos sobre sexualidade e gênero entremeados na cultura e relações de poder. O objetivo foi problematizar o/s modo/s de incorporação (ou não) da Educação Sexual nos currículos escolares, a partir da análise dos discursos acerca das temáticas sexualidade e gênero. Trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa desenvolvida em cinco escolas públicas nos munícipios de Brejo Santo-CE e Porteiras-CE; aqui analisaremos as entrevistas semiestruturadas de dez docentes por meio da análise foucaultiana do discurso. Os resultados ressaltam que a maioria dos/as docentes não aborda, de forma contínua e planejada, as temáticas da Educação Sexual, sobretudo em decorrência da carência na formação docente aliada ao fundamentalismo religioso marcante no contexto sociocultural do cariri cearense. Assim, a partir dos enunciados, destacamos três categorias discursivas: biológica-higienista, religiosa-fundamentalista e sociocultural, que se articulam ao evidenciarem contradições, limites e possibilidades da Educação Sexual nos currículos escolares.La educación sexual es un campo transdisciplinario que abarca discursos sobre sexualidad y género intercalados en la cultura y las relaciones de poder. El objetivo era problematizar el/los modo/s de incorporación (o no) de Educación Sexual en los currículos escolares, en base al análisis de los discursos sobre los temas de sexualidad y género. Es el corte de una investigación cualitativa desarrollada en cinco escuelas públicas en los municipios de Brejo Santo-CE y Porteiras-CE; Aquí analizaremos las entrevistas semiestructuradas de diez profesores a través del análisis del discurso de Foucault. Los resultados enfatizan que la mayoría de los docentes no abordan, de manera continua y planificada, los temas de Educación Sexual, principalmente debido a la falta de educación docente combinada con el marcado fundamentalismo religioso en el contexto sociocultural de Cariri de Ceará. Así, de las declaraciones, destacamos tres categorías discursivas: biológico-higienista, religioso-fundamentalista y sociocultural, que se articulan mostrando contradicciones, límites y posibilidades de la Educación Sexual en los planes de estudio escolares.Sexual Education is a transdisciplinary field that encompasses discourses about sexuality and gender interspersed in culture and power relations. The objective was to problematize the mode/s of incorporating (or not) Sexual Education in school curricula, based on the analysis of discourses about the themes of sexuality and gender. It is the cut of a qualitative research developed in five public schools in the municipalities of Brejo Santo-CE and Porteiras-CE; here we will analyze the semi-structured interviews of ten professors through Foucault's discourse analysis. The results emphasize that the majority of the teachers do not address, in a continuous and planned way, the themes of Sexual Education, mainly due to the lack of teacher education combined with the marked religious fundamentalism in the socio-cultural context of Cariri from Ceará. Thus, from the statements, we highlight three discursive categories: biologicalhygienist, religious-fundamentalist and sociocultural, which are articulated by showing contradictions, limits and possibilities of Sexual Education in school curriculums.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-13T23:53:30Z2023-04-13T23:53:30Z2020-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA, E. J.; ROCHA, E. P. Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolares. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 212–237, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11350. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11350. Acesso em: 12 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1084510.14295/de.v8i1.11350porSouza, Elaine de JesusRocha, Eugerbia Paula dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-13T23:53:31Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10845Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-13T23:53:31Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolares
La educación sexual va a la Censión de Cariri: enfoques y problematizaciones en los currículos escolares
Sexual education goes to Cariri Cearense: approaches and problematizations in school curriculums
title Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolares
spellingShingle Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolares
Souza, Elaine de Jesus
Educação Sexual
Sexualidade
Gênero
Currículo
Educación Sexual
Sexualidad
Género
Plan de estudios
Sexual Education
Sexuality
Gender
Curriculum
title_short Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolares
title_full Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolares
title_fullStr Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolares
title_full_unstemmed Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolares
title_sort Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolares
author Souza, Elaine de Jesus
author_facet Souza, Elaine de Jesus
Rocha, Eugerbia Paula da
author_role author
author2 Rocha, Eugerbia Paula da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Elaine de Jesus
Rocha, Eugerbia Paula da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Sexual
Sexualidade
Gênero
Currículo
Educación Sexual
Sexualidad
Género
Plan de estudios
Sexual Education
Sexuality
Gender
Curriculum
topic Educação Sexual
Sexualidade
Gênero
Currículo
Educación Sexual
Sexualidad
Género
Plan de estudios
Sexual Education
Sexuality
Gender
Curriculum
description Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 212-237, Jan./Jun. 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-16
2023-04-13T23:53:30Z
2023-04-13T23:53:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, E. J.; ROCHA, E. P. Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolares. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 212–237, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11350. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11350. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10845
10.14295/de.v8i1.11350
identifier_str_mv SOUZA, E. J.; ROCHA, E. P. Educação sexual vai ao Cariri Cearense: abordagens e problematizações nos currículos escolares. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 212–237, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11350. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11350. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v8i1.11350
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187238510460928