Como psicólogos(as) se comportam em relação à Educação Sexual de crianças no âmbito clínico, escolar e institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Fernanda Celli de [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255386
Resumo: É fato que os estudos relacionados à sexualidade, gênero e Educação Sexual cada vez mais vêm sendo citados como subsídios para a compreensão das relações humanas, o que os torna inerentes ao desenvolvimento individual e coletivo da sociedade. Neste sentido, as discussões acerca do papel de agentes sociais na atuação frente a estes assuntos também ganham espaço e, no âmago desta investigação surge o objetivo central desta pesquisa que, calca-se na análise do habitus de psicólogos(as) em relação a atuação real ou potencial enquanto educadores(as) sexuais de crianças no âmbito clínico, escolar e institucional. Para a realização desta análise, baseamo-nos nos pressupostos teóricos de Pierre Bourdieu, visando compreender através dos conceitos chave da teoria bourdieusiana, como essa categoria profissional age diante do fato de assumirem o papel de educadores(as) sexuais, a partir da hipótese apoiada em estudos realizados anteriormente, de que seriam esses(as) os(as) profissionais mais adequados(a) para o trabalho relacionado às temáticas supracitadas. O instrumento utilizado nessa investigação tratou-se de uma entrevista semiestruturada realizada com dez psicólogos(as) atuantes em clínicas e/ou instituições de apoio e/ou ensino. A análise dos dados se deu por meio do método praxiológico, também desenvolvido pelo sociólogo francês e sua equipe. O estudo proposto visou trazer a perspectiva do(a) profissional da psicologia diante de questões relacionadas à Educação Sexual e, promover uma efetiva discussão acerca do preparo e disponibilidade que esses(as) agentes têm em trabalhar as temáticas que envolvem gênero, sexualidade e Educação Sexual em seus atendimentos clínicos, escolares e institucionais, especificamente no que diz respeito às crianças.
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Neste sentido, as discussões acerca do papel de agentes sociais na atuação frente a estes assuntos também ganham espaço e, no âmago desta investigação surge o objetivo central desta pesquisa que, calca-se na análise do habitus de psicólogos(as) em relação a atuação real ou potencial enquanto educadores(as) sexuais de crianças no âmbito clínico, escolar e institucional. Para a realização desta análise, baseamo-nos nos pressupostos teóricos de Pierre Bourdieu, visando compreender através dos conceitos chave da teoria bourdieusiana, como essa categoria profissional age diante do fato de assumirem o papel de educadores(as) sexuais, a partir da hipótese apoiada em estudos realizados anteriormente, de que seriam esses(as) os(as) profissionais mais adequados(a) para o trabalho relacionado às temáticas supracitadas. O instrumento utilizado nessa investigação tratou-se de uma entrevista semiestruturada realizada com dez psicólogos(as) atuantes em clínicas e/ou instituições de apoio e/ou ensino. A análise dos dados se deu por meio do método praxiológico, também desenvolvido pelo sociólogo francês e sua equipe. O estudo proposto visou trazer a perspectiva do(a) profissional da psicologia diante de questões relacionadas à Educação Sexual e, promover uma efetiva discussão acerca do preparo e disponibilidade que esses(as) agentes têm em trabalhar as temáticas que envolvem gênero, sexualidade e Educação Sexual em seus atendimentos clínicos, escolares e institucionais, especificamente no que diz respeito às crianças.It is a fact that studies related to sexuality, gender and Sex Education are increasingly being recognized and used as a subsidy for the understanding of human relationships, as well as, as inherent to the development of individuals. Thus, the present investigation arose with the objective of analyzing the habitus of psychologists in relation to the sexual education of children assisted by them in the clinical and/or school context, from training to professional performance. To carry out this analysis, we based ourselves on the theoretical assumptions of Pierre Bourdieu, aiming to understand, through the key concepts of Bourdieusian theory, how this category acts in the face of the fact that they assume the role of sex educators, based on the hypothesis supported by previous studies, that would be the most suitable professionals for the work related to the aforementioned themes. The instrument used in this investigation was a semi-structured interview carried out with twelve psychologists working in clinics and/or teaching institutions (school psychologists). Data analysis was carried out using the praxiological method, also developed by the French sociologist. The proposed study aimed to bring the perspective of the psychology professional to issues related to sexual education and to promote an effective discussion about the preparation and availability that these agents have in working on issues involving gender, sexuality and education. Sexuality in their clinical and school care, specifically with regard to children.Es un hecho que los estudios relacionados con la sexualidad, el género y la Educación Sexual están siendo cada vez más reconocidos y utilizados como un subsidio para la comprensión de las relaciones humanas, así como inherentes al desarrollo de los individuos. Así, la presente investigación surgió con el objetivo de analizar el habitus de los psicólogos en relación a la educación sexual de los niños atendidos por ellos en el contexto clínico y/o escolar, desde la formación hasta el desempeño profesional. Para realizar este análisis, nos basamos en los presupuestos teóricos de Pierre Bourdieu, con el objetivo de comprender, a través de los conceptos clave de la teoría bourdieusiana, cómo actúa esta categoría frente al hecho de que asumen el papel de educadores sexuales, con base en la hipótesis apoyado en estudios previos, de que serían los profesionales más idóneos para el trabajo relacionado con las temáticas mencionadas. El instrumento utilizado en esta investigación fue una entrevista semiestructurada realizada a doce psicólogos que trabajan en clínicas y/o instituciones de enseñanza (psicólogos escolares). El análisis de los datos se llevó a cabo utilizando el método praxiológico, también desarrollado por el sociólogo francés. El estudio propuesto tuvo como objetivo acercar la perspectiva del profesional de la psicología a los temas relacionados con la educación sexual y promover una discusión efectiva sobre la preparación y disponibilidad que estos agentes tienen para trabajar temas que involucran género, sexualidad y educación.La sexualidad en su clínica y escuela atención, específicamente en lo que respecta a los niños.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Muzzeti, Luci Regina [UNESP]Oliveira, Maria Fernanda Celli de [UNESP]2024-04-29T18:31:40Z2024-04-29T18:31:40Z2024-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/255386porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-30T06:34:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255386Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-30T06:34:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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