Inteligência emocional, metas de realização e desempenho acadêmico : um estudo com graduandos de Ciências Contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luisi Corvo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/9626
Resumo: Este estudo se propôs a analisar a relação entre inteligência emocional, aderência a Teoria das metas de realização e desempenho acadêmico de graduandos de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior Federal do Rio Grande do Sul. Inerentemente, têm-se por objetivos específicos: (i) identificar o nível de inteligência emocional dos graduandos de Ciências Contábeis por meio do questionário de Schutte et al. (1998); (ii) verificar a aderência da Teoria das Metas de Realização a esses graduandos; (iii) analisar a relação entre as variáveis objeto de estudo e as variáveis de caracterização. A pesquisa possui viés descritivo, quantitativo e foi instrumentalizada através de uma survey, com questionário em meio eletrônico, enviado aos e-mails e mídias sociais dos estudantes de Ciências Contábeis matriculados no primeiro semestre de 2020, resultando em uma amostra com 99 observações. Os dados foram analisados com apoio dos softwares Stata® 15 e SPSS 23. Variáveis categóricas como sexo, estado civil, graduação anterior, atividade remunerada, cor e tipo de escola foram transformadas em variáveis dummies e seus efeitos foram controlados. Os resultados demonstram que existe relação significativa entre inteligência emocional e aderência a teoria das metas de realização, já quando se olha a IE e aderência a TMR, este estudo não encontrou associações com magnitude e significância estatística dos coeficientes entre estas variáveis. Na análise dos objetivos específicos, através da utilização de regressão múltipla, na qual, inicialmente partiu de estimativa com menos controles referente algumas característica dos alunos até chegar-se na especificação desejada, foram encontrados os seguintes resultados: (i) relação negativa entre inteligência emocional e desempenho acadêmico, tempo que o estudante permanece no curso, estado civil, possuir graduação anterior e semestre em que está matriculado; (ii) a amostra é predominantemente orientada a meta-aprender. Relação negativa entre aderência a TMR e estado civil e semestre em que está cursando. Ainda, esta pesquisa não encontrou evidências que comprovem que estudantes trabalhadores possuem nível de IE maior que os que não trabalham. Também não achou associação entre aderência a teoria das metas de realização e alunos que possuem filhos. Assim como, não há indícios de que graduandos que possuem maior escore de inteligência emocional e maior aderência a teoria das metas de realização possuem maior desempenho acadêmico. Cabe ressaltar que no período de coleta de dados, havia baixa carga de interação social, o que pode constituir, ao menos em parte, uma possível explicação dos resultados distintos encontrados. Os achados contribuem com a literatura antecedente sobre inteligência emocional, bem como, traz contribuições teóricas e práticas ao ensino e a profissão contábil, pois a partir de buscas sistemáticas realizadas foi evidenciado que este é o primeiro trabalho que se propõe avaliar a relação entre desempenho acadêmico, nível de inteligência emocional e aderência a teoria das metas de realização em estudantes de contabilidade no Brasil, o que lhe confere um caráter inédito.
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A pesquisa possui viés descritivo, quantitativo e foi instrumentalizada através de uma survey, com questionário em meio eletrônico, enviado aos e-mails e mídias sociais dos estudantes de Ciências Contábeis matriculados no primeiro semestre de 2020, resultando em uma amostra com 99 observações. Os dados foram analisados com apoio dos softwares Stata® 15 e SPSS 23. Variáveis categóricas como sexo, estado civil, graduação anterior, atividade remunerada, cor e tipo de escola foram transformadas em variáveis dummies e seus efeitos foram controlados. Os resultados demonstram que existe relação significativa entre inteligência emocional e aderência a teoria das metas de realização, já quando se olha a IE e aderência a TMR, este estudo não encontrou associações com magnitude e significância estatística dos coeficientes entre estas variáveis. Na análise dos objetivos específicos, através da utilização de regressão múltipla, na qual, inicialmente partiu de estimativa com menos controles referente algumas característica dos alunos até chegar-se na especificação desejada, foram encontrados os seguintes resultados: (i) relação negativa entre inteligência emocional e desempenho acadêmico, tempo que o estudante permanece no curso, estado civil, possuir graduação anterior e semestre em que está matriculado; (ii) a amostra é predominantemente orientada a meta-aprender. Relação negativa entre aderência a TMR e estado civil e semestre em que está cursando. Ainda, esta pesquisa não encontrou evidências que comprovem que estudantes trabalhadores possuem nível de IE maior que os que não trabalham. Também não achou associação entre aderência a teoria das metas de realização e alunos que possuem filhos. Assim como, não há indícios de que graduandos que possuem maior escore de inteligência emocional e maior aderência a teoria das metas de realização possuem maior desempenho acadêmico. Cabe ressaltar que no período de coleta de dados, havia baixa carga de interação social, o que pode constituir, ao menos em parte, uma possível explicação dos resultados distintos encontrados. Os achados contribuem com a literatura antecedente sobre inteligência emocional, bem como, traz contribuições teóricas e práticas ao ensino e a profissão contábil, pois a partir de buscas sistemáticas realizadas foi evidenciado que este é o primeiro trabalho que se propõe avaliar a relação entre desempenho acadêmico, nível de inteligência emocional e aderência a teoria das metas de realização em estudantes de contabilidade no Brasil, o que lhe confere um caráter inédito.This study aimed to analyze the relationship between emotional intelligence, adherence to the Theory of Achievement Goals and academic performance of Accounting undergraduates from a Federal Higher Education Institution in Rio Grande do Sul. Inherently, there are specific objectives: ( i) identify the level of emotional intelligence of undergraduate accounting students through the questionnaire by Schutte et al. (1998); (ii) verify the adherence of the Theory of Achievement Goals to these students; (iii) analyze the relationship between the variables studied and the characterization variables. The research has a descriptive, quantitative bias and was instrumentalized through a survey, with an electronic questionnaire, sent to the e-mails and social media of Accounting students enrolled in the first semester of 2020, resulting in a sample with 99 observations. The data were analyzed with the support of the software Stata® 15 and SPSS 23. Categorical variables such as sex, marital status, previous graduation, paid activity, color and type of school were transformed intovariables dummy and their effects were controlled. The results demonstrate that there is a significant relationship between emotional intelligence and adherence to the theory of achievement goals, when looking at EI and adherence to TMR, this study did not find associations with the magnitude and statistical significance of the coefficients between these variables. In the analysis of specific objectives, through the use of multiple regression, in which, initially, it started from an estimate with fewer controls regarding some characteristics of the students until reaching the desired specification, the following results were found: (i) negative relationship between emotional intelligence and academic performance, time spent on the course, marital status, previous graduation and semester in which he is enrolled; (ii) the sample is predominantly oriented towards meta-learning. Negative relationship between adherence to TMR and marital status and semester in which you are studying. Still, this research did not find evidence to prove that working students have a higher EI level than those who do not work. He also found no association between adherence to the theory of achievement goals and students who have children. Likewise, there is no evidence that undergraduate students who have a higher score emotional intelligence and greater adherence to the theory of achievement goals have higher academic performance. It is noteworthy that in the period of data collection, there was a low burden of social interaction, which may constitute, at least in part, a possible explanation of the different results found. The findings contribute to the previous literature on emotional intelligence, as well as bringing theoretical and practical contributions to teaching and the accounting profession, as from systematic searches carried out it was evidenced that this is the first work that aims to assess the relationship between academic performance , level of emotional intelligence and adherence to the theory of achievement goals in accounting students in Brazil, which gives it an unprecedented character.Gomes, Débora Gomes deCosta, Luisi Corvo2021-08-25T18:47:17Z2021-08-25T18:47:17Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Luisi Corvo. Inteligência emocional, metas de realização e desempenho acadêmico : um estudo com graduandos de Ciências Contábeis. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020.http://repositorio.furg.br/handle/1/9626porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-08-25T18:47:17Zoai:repositorio.furg.br:1/9626Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-08-25T18:47:17Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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