Educação das relações étnico-raciais na formação de professores(as) através das danças circulares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Gisele Maria Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8363
Resumo: Esta dissertação foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: culturas, identidades e diferenças, com o objetivo de analisar narrativas de professores(as) sobre as relações étnico-raciais na educação básica. A educação para as relações étnico-raciais possibilita para estudantes e professores(as), independentemente de sua etnia, conhecer e refletir sobre a cultura e história afro-brasileira e africana na perspectiva da Lei no. 10.369/03. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizamos a metodologia de Investigação Narrativa. A investigação que utiliza narrativas como metodologia é, ao mesmo tempo, investigação e formação, constituindo um movimento sem fim de aproximação e distanciamento entre a teoria e o contexto social, gerando conhecimento. Para a produção dos dados narrativos, desenvolvemos um curso de formação continuada de 40 horas, do qual participaram nove professores(as) e uma acadêmica de Licenciatura em Sociologia. As narrativas analisadas foram registradas nos cadernos de narrativas docentes dos(as) participantes. A partir dos movimentos de análise, as categorias e os eixos foram tomando forma, incialmente a partir das palavras/ideias emergentes e depois do agrupamento dessas ideias. As narrativas indicaram as dificuldades que os(as) professores(as) enfrentam ao discutir e tentar combater, na sala de aula, situações de racismo, de preconceito, de discriminação e de intolerância religiosa. A ausência da educação das relações étnico-raciais na formação básica e na formação inicial de professores(as) também foi apontada. A partir disso, consideramos que a implementação da Lei no. 10.639/03 não está sendo cumprida, apesar de sua existência há mais de 15 anos. As análise feitas dão indícios sobre a importância da educação das relações étnico-raciais na formação continuada de professores(as) para o trato pedagógico das manifestações de racismo e discriminação racial e para a aprendizagem de novas metodologias para a construção coletiva de uma educação antirracista na escola.
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A investigação que utiliza narrativas como metodologia é, ao mesmo tempo, investigação e formação, constituindo um movimento sem fim de aproximação e distanciamento entre a teoria e o contexto social, gerando conhecimento. Para a produção dos dados narrativos, desenvolvemos um curso de formação continuada de 40 horas, do qual participaram nove professores(as) e uma acadêmica de Licenciatura em Sociologia. As narrativas analisadas foram registradas nos cadernos de narrativas docentes dos(as) participantes. A partir dos movimentos de análise, as categorias e os eixos foram tomando forma, incialmente a partir das palavras/ideias emergentes e depois do agrupamento dessas ideias. As narrativas indicaram as dificuldades que os(as) professores(as) enfrentam ao discutir e tentar combater, na sala de aula, situações de racismo, de preconceito, de discriminação e de intolerância religiosa. A ausência da educação das relações étnico-raciais na formação básica e na formação inicial de professores(as) também foi apontada. A partir disso, consideramos que a implementação da Lei no. 10.639/03 não está sendo cumprida, apesar de sua existência há mais de 15 anos. As análise feitas dão indícios sobre a importância da educação das relações étnico-raciais na formação continuada de professores(as) para o trato pedagógico das manifestações de racismo e discriminação racial e para a aprendizagem de novas metodologias para a construção coletiva de uma educação antirracista na escola.This dissertation was produced in the Graduate Program in Education, in the Line of Research: cultures, identities and differences, with the objective This dissertation was produced in the Graduate Program in Education, in the Line of Research: cultures, identities and differences , with the aim of analyzing teachers' narratives about ethnic-racial relations in basic education. Education for ethnic-racial relations makes it possible for students and teachers, regardless of their ethnicity, to know and reflect on Afro-Brazilian and African culture and history from the perspective of Law no. 10,369 / 03. For the development of the research, we used the methodology of Narrative Research. The research that uses narratives as methodology is, at the same time, research and training, constituting an endless movement of approach and distance between theory and social context, generating knowledge. For the production of the narrative data, we developed a continuous training course of 40 hours, in which nine professors participated and one undergraduate in Sociology. The narratives analyzed were recorded in the educational narratives of the participants. From the analysis movements, the categories and the axes took shape, initially from the emerging words / ideas and after the grouping of these ideas. The narratives indicated the difficulties faced by the teachers in discussing and trying to combat situations of racism, prejudice, discrimination and religious intolerance in the classroom. The absence of ethnic-racial education in basic education and initial teacher training was also pointed out. From this, we consider that the implementation of Law no. 10,639 / 03 is not being fulfilled, despite its existence for more than 15 years. The analysis provided evidence of the importance of the education of ethnic-racial relations in the continuing formation of teachers for the pedagogical treatment of manifestations of racism and racial discrimination and for the learning of new methodologies for the collective construction of antiracist education in school.Quadrado, Raquel PereiraMachado, Gisele Maria Rodrigues2020-02-26T00:27:30Z2020-02-26T00:27:30Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACHADO, Gisele Maria Rodrigues. Educação das relações étnico-raciais na formação de professores(as) através das danças circulares. 2018. 245 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.http://repositorio.furg.br/handle/1/8363porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-02-26T00:27:30Zoai:repositorio.furg.br:1/8363Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-02-26T00:27:30Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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