Reflexões acerca do preconceito étnico-racial em uma Escola Estadual de Cajazeiras - PB.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4691 |
Resumo: | Trabalhamos na presente monografia o preconceito étnico racial nas escolas. A temática surgiu a partir do estágio, no Ensino Fundamental I, que me fez atentar para a relevância desta pesquisa. Mesmo diante de inúmeras situações preconceituosas existentes em nossa sociedade, percebemos a gravidade da problemática dentro da sala de aula. A problemática da pesquisa foi: como a escola/professor lida com a temática sobre o preconceito étnico-racial e que ações são desenvolvidas para que essa temática seja de fato trabalhada? Para responder ao questionamento temos como objetivo geral: Discutir acerca do preconceito étnico-racial em uma Escola Estadual da cidade de Cajazeiras-PB e como objetivos específicos: Verificar como a escola trabalha a temática sobre o preconceito étnico-racial; Analisar como os professores lidam com a temática do preconceito ético-racial; Identificar em que momento ocorre casos de preconceito étnico-racial na escola. Partindo dessa problematização realizamos um estudo de campo com os professores de uma instituição pública na cidade de Cajazeiras/PB e verificarmos quais os fatores que interferem nas relações étnico-raciais. Partimos do pressuposto de que o preconceito étnico- racial está, fortemente, ligado à forma como se processam as relações na escola entre alunos e toda a comunidade escolar, ao currículo que é adotado nas instituições de ensino e as ações docentes, incluindo a falta de formação do professor, que inviabiliza o processo de ensino, da história e cultura africana e afro-brasileira, que leva o aluno a não conhecer, de fato, a história do negro. A pesquisa está fundamentada, principalmente, nas teorias de Bento (2011), Cavalleiro (2004) e Munanga (2005) dentre outros, que colaboraram para a conclusão de que a criança desde muito cedo passa a conviver com o racismo, e que a escola é responsável, em parte, pela construção e disseminação das relações de preconceito étnico-racial. |
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Reflexões acerca do preconceito étnico-racial em uma Escola Estadual de Cajazeiras - PB.Reflections on ethnic-racial prejudice in a State School of Cajazeiras - PB.Preconceito étnico - racialRacismo na escolaEscola Pública - relações étnico - raciaisEthnic-racial prejudiceRacism at schoolPublic School - ethnic - racial relationsEducação.Trabalhamos na presente monografia o preconceito étnico racial nas escolas. A temática surgiu a partir do estágio, no Ensino Fundamental I, que me fez atentar para a relevância desta pesquisa. Mesmo diante de inúmeras situações preconceituosas existentes em nossa sociedade, percebemos a gravidade da problemática dentro da sala de aula. A problemática da pesquisa foi: como a escola/professor lida com a temática sobre o preconceito étnico-racial e que ações são desenvolvidas para que essa temática seja de fato trabalhada? Para responder ao questionamento temos como objetivo geral: Discutir acerca do preconceito étnico-racial em uma Escola Estadual da cidade de Cajazeiras-PB e como objetivos específicos: Verificar como a escola trabalha a temática sobre o preconceito étnico-racial; Analisar como os professores lidam com a temática do preconceito ético-racial; Identificar em que momento ocorre casos de preconceito étnico-racial na escola. Partindo dessa problematização realizamos um estudo de campo com os professores de uma instituição pública na cidade de Cajazeiras/PB e verificarmos quais os fatores que interferem nas relações étnico-raciais. Partimos do pressuposto de que o preconceito étnico- racial está, fortemente, ligado à forma como se processam as relações na escola entre alunos e toda a comunidade escolar, ao currículo que é adotado nas instituições de ensino e as ações docentes, incluindo a falta de formação do professor, que inviabiliza o processo de ensino, da história e cultura africana e afro-brasileira, que leva o aluno a não conhecer, de fato, a história do negro. A pesquisa está fundamentada, principalmente, nas teorias de Bento (2011), Cavalleiro (2004) e Munanga (2005) dentre outros, que colaboraram para a conclusão de que a criança desde muito cedo passa a conviver com o racismo, e que a escola é responsável, em parte, pela construção e disseminação das relações de preconceito étnico-racial.We work in this monograph the ethnic racial bias in schools. The theme came from the stage, in Elementary School I, which made me pay attention to the relevance of this research. Even facing countless preconceived situations in our society, we realize the seriousness of the problem within the classroom. The starting question is: How does the school / teacher deal with the issue of ethnic-racial prejudice and what actions are developed so that this theme is actually worked out? To answer the question we have as general objective: To discuss about the ethnic-racial prejudice in a State School of the city of Cajazeiras-PB and as specific objectives: To verify how the school works on ethnic-racial prejudice; Analyze how teachers deal with the issue of ethnic-racial prejudice and Identify when ethnic-racial prejudice occurs in school. Based on this problem, we conducted a field study with the teachers of a public institution in the city of Cajazeiras / PB and verify what factors interfere in ethnic-racial relations. We start from the assumption that ethnic-racial prejudice is strongly linked to the way school relations are handled between students and the whole school community, to the curriculum that is adopted in educational institutions and to teaching actions, including the lack of teacher training, which makes the teaching process, African and Afro- Brazilian history and culture unfeasible, that leads the student to not really know the history of the black people. The research is based mainly on the theories of Bento (2011), Cavalleiro (2004) and Munanga (2005) among others, who collaborated to the conclusion that the child starts living with racism very early and that the school is responsible, in part, for the construction and dissemination of ethnic-racial prejudice relations.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFEITOSA, Belijane Marques.FEITOSA, B. 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