Educação ambiental e mudança climática: convivendo em contextos de incerteza e complexidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Gustavo Ferreira da Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4268
Resumo: O artigo problematiza a complexidade das mudanças climáticas e sua relação com a educação. Discute as contribuições que a educação pode agregar ao problema e os desafios que ela encontra para transformar os indivíduos no sentido do equacionamento da crise climática. A reflexão dialoga com a literatura da área, com aportes da educação ambiental crítica, da ecologia política, do pensamento da complexidade e da sociologia de risco de Beck e Giddens. Defende o argumento e conclui que a educação ambiental tem uma rica contribuição a oferecer aos desafios climáticos desde que consiga criar ambientes educativos críticos e complexos capazes de ir além dos reducionismos que têm pontuado o debate atual e das respostas que insistem em repetir as experiências do passado, ainda que elas estejam na origem das crises do presente.
id FURG_4a63aa8fd27863ec737fc370a40293b1
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/4268
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Educação ambiental e mudança climática: convivendo em contextos de incerteza e complexidade.Environmental Education And Climate Change: Living Together In Contexts Of Uncertainty And Complexity.Educação AmbientalMudanças climáticasComplexidadeEnvironmental EducationClimate changeComplexityO artigo problematiza a complexidade das mudanças climáticas e sua relação com a educação. Discute as contribuições que a educação pode agregar ao problema e os desafios que ela encontra para transformar os indivíduos no sentido do equacionamento da crise climática. A reflexão dialoga com a literatura da área, com aportes da educação ambiental crítica, da ecologia política, do pensamento da complexidade e da sociologia de risco de Beck e Giddens. Defende o argumento e conclui que a educação ambiental tem uma rica contribuição a oferecer aos desafios climáticos desde que consiga criar ambientes educativos críticos e complexos capazes de ir além dos reducionismos que têm pontuado o debate atual e das respostas que insistem em repetir as experiências do passado, ainda que elas estejam na origem das crises do presente.This paper questions the complexity of climate change and its relation with Education besides discussing the contributions the latter can make to this problem and the challenges it faces to transform individuals so that the climate crisis can be mitigated. This reflection takes into account the literature in the area, e. g., critical environmental education, political ecology, complexity thought and Beck and Giddens‟s risk sociology. It defends and concludes that Environmental Education has significant contributions to make to climate challenges if it can create critical and complex educational environments able to go beyond the reductionism that has been used in recent debates and in answers that keep repeating past experiences even though they are the ones that originated the present crisis.2013-12-18T18:01:16Z2013-12-18T18:01:16Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Educação ambiental e mudança climática: convivendo em contextos de incerteza e complexidade. AMBIENTE & EDUCAÇÃO | vol. 18(1) | 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/2623/2404>. Acesso em: DEZ 2013.2238-5533http://repositorio.furg.br/handle/1/4268porLima, Gustavo Ferreira da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-12-18T18:01:16Zoai:repositorio.furg.br:1/4268Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-12-18T18:01:16Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental e mudança climática: convivendo em contextos de incerteza e complexidade.
Environmental Education And Climate Change: Living Together In Contexts Of Uncertainty And Complexity.
title Educação ambiental e mudança climática: convivendo em contextos de incerteza e complexidade.
spellingShingle Educação ambiental e mudança climática: convivendo em contextos de incerteza e complexidade.
Lima, Gustavo Ferreira da Costa
Educação Ambiental
Mudanças climáticas
Complexidade
Environmental Education
Climate change
Complexity
title_short Educação ambiental e mudança climática: convivendo em contextos de incerteza e complexidade.
title_full Educação ambiental e mudança climática: convivendo em contextos de incerteza e complexidade.
title_fullStr Educação ambiental e mudança climática: convivendo em contextos de incerteza e complexidade.
title_full_unstemmed Educação ambiental e mudança climática: convivendo em contextos de incerteza e complexidade.
title_sort Educação ambiental e mudança climática: convivendo em contextos de incerteza e complexidade.
author Lima, Gustavo Ferreira da Costa
author_facet Lima, Gustavo Ferreira da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Gustavo Ferreira da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Mudanças climáticas
Complexidade
Environmental Education
Climate change
Complexity
topic Educação Ambiental
Mudanças climáticas
Complexidade
Environmental Education
Climate change
Complexity
description O artigo problematiza a complexidade das mudanças climáticas e sua relação com a educação. Discute as contribuições que a educação pode agregar ao problema e os desafios que ela encontra para transformar os indivíduos no sentido do equacionamento da crise climática. A reflexão dialoga com a literatura da área, com aportes da educação ambiental crítica, da ecologia política, do pensamento da complexidade e da sociologia de risco de Beck e Giddens. Defende o argumento e conclui que a educação ambiental tem uma rica contribuição a oferecer aos desafios climáticos desde que consiga criar ambientes educativos críticos e complexos capazes de ir além dos reducionismos que têm pontuado o debate atual e das respostas que insistem em repetir as experiências do passado, ainda que elas estejam na origem das crises do presente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18T18:01:16Z
2013-12-18T18:01:16Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Educação ambiental e mudança climática: convivendo em contextos de incerteza e complexidade. AMBIENTE & EDUCAÇÃO | vol. 18(1) | 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/2623/2404>. Acesso em: DEZ 2013.
2238-5533
http://repositorio.furg.br/handle/1/4268
identifier_str_mv LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Educação ambiental e mudança climática: convivendo em contextos de incerteza e complexidade. AMBIENTE & EDUCAÇÃO | vol. 18(1) | 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/2623/2404>. Acesso em: DEZ 2013.
2238-5533
url http://repositorio.furg.br/handle/1/4268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384366140096512