Pesquisa e letramento informacional no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blank, Cintia Kath
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8256
Resumo: Refletir acerca do potencial do trabalho de pesquisa no espaço escolar através da concepção de Letramento Informacional foi o viés norteador desta dissertação. Assim, este trabalho se propôs a compreender pontualmente a atividade da pesquisa escolar a partir do olhar do professor, por considerar esta uma atividade de suma importância para a construção do conhecimento do estudante desde os primeiros anos escolares. Ao contrário de uma pesquisa de cunho experimental, com manipulação de materiais e métodos próprios de laboratórios científicos, a pesquisa que esta dissertação enfoca é aquela desenvolvida em contextos de sala de aula, de cunho teórico e conceitual, em que o professor objetiva orientar o processo investigativo em si como possibilidade de construção de conhecimentos. Para o desenvolvimento deste estudo participaram sete docentes dos anos iniciais de duas escolas de ensino fundamental da rede municipal da cidade do Rio Grande - RS, integrantes do Programa Observatório Nacional da Educação - CAPES. Em relação à abordagem metodológica norteadora, foram utilizados: a Investigação-ação escolar; a utilização de técnicas de Grupo focal; Planejamento cooperativo e a observação nas escolas como forma e coleta de dados foram adotadas a fim de darem subsídio para a efetivação do estudo, os quais foram posteriormente analisados com auxílio do aporte teórico-metodológico da Análise de Conteúdo. Os dados analisados apontam para dois tipos de pesquisa desenvolvidos nas escolas: a pesquisa para a formação dos professores e a pesquisa como atividade de dinamização das aulas. Todavia, em ambas as abordagens, verificou-se que basicamente são praticadas buscas e não propriamente pesquisas, já que o foco na prática está na localização de informações e não na construção de conhecimentos. Nas pesquisas desenvolvidas pelos professores, a atenção está na aplicabilidade das informações coletadas em suas turmas e, para isso, recorrem a colegas de profissão e blogs de outros professores. Já as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes possuem como foco temáticas ligadas ao cotidiano, envolvendo conteúdos disciplinares de ciência e estudos sociais principalmente. O compartilhamento de informações e a divulgação de dados das pesquisas aparecem frequentemente praticados por docentes e discentes e a principal dificuldade citada é a problemática da cultura escolar com o trabalho de pesquisa. Assim, a pesquisa escolar, na perspectiva do letramento informacional, mostrou que, embora as intenções sejam condizentes com uma visão construtivista, na prática, principalmente no tocante as pesquisas realizadas pelos estudantes, este fato não se concretiza.
id FURG_4ac1efbeb65c0a6707790b5b11dd7cc1
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8256
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Pesquisa e letramento informacional no contexto escolarResearch ans information literacy in the school contextPesquisa escolarLetramento informacionalProfessor pesquisadorRefletir acerca do potencial do trabalho de pesquisa no espaço escolar através da concepção de Letramento Informacional foi o viés norteador desta dissertação. Assim, este trabalho se propôs a compreender pontualmente a atividade da pesquisa escolar a partir do olhar do professor, por considerar esta uma atividade de suma importância para a construção do conhecimento do estudante desde os primeiros anos escolares. Ao contrário de uma pesquisa de cunho experimental, com manipulação de materiais e métodos próprios de laboratórios científicos, a pesquisa que esta dissertação enfoca é aquela desenvolvida em contextos de sala de aula, de cunho teórico e conceitual, em que o professor objetiva orientar o processo investigativo em si como possibilidade de construção de conhecimentos. Para o desenvolvimento deste estudo participaram sete docentes dos anos iniciais de duas escolas de ensino fundamental da rede municipal da cidade do Rio Grande - RS, integrantes do Programa Observatório Nacional da Educação - CAPES. Em relação à abordagem metodológica norteadora, foram utilizados: a Investigação-ação escolar; a utilização de técnicas de Grupo focal; Planejamento cooperativo e a observação nas escolas como forma e coleta de dados foram adotadas a fim de darem subsídio para a efetivação do estudo, os quais foram posteriormente analisados com auxílio do aporte teórico-metodológico da Análise de Conteúdo. Os dados analisados apontam para dois tipos de pesquisa desenvolvidos nas escolas: a pesquisa para a formação dos professores e a pesquisa como atividade de dinamização das aulas. Todavia, em ambas as abordagens, verificou-se que basicamente são praticadas buscas e não propriamente pesquisas, já que o foco na prática está na localização de informações e não na construção de conhecimentos. Nas pesquisas desenvolvidas pelos professores, a atenção está na aplicabilidade das informações coletadas em suas turmas e, para isso, recorrem a colegas de profissão e blogs de outros professores. Já as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes possuem como foco temáticas ligadas ao cotidiano, envolvendo conteúdos disciplinares de ciência e estudos sociais principalmente. O compartilhamento de informações e a divulgação de dados das pesquisas aparecem frequentemente praticados por docentes e discentes e a principal dificuldade citada é a problemática da cultura escolar com o trabalho de pesquisa. Assim, a pesquisa escolar, na perspectiva do letramento informacional, mostrou que, embora as intenções sejam condizentes com uma visão construtivista, na prática, principalmente no tocante as pesquisas realizadas pelos estudantes, este fato não se concretiza.Reflect on the potential of research assignment at school's environment by designing informational literacy was the guiding bias for this dissertation. Thus, this study aimed to promptly understand scholarly research activity from the teacher's view, considering this an extremely important activity for building the knowledge of the students from the earliest school years. Unlikely, the experimental nature of research, manipulating own materials and methods of scientifics laboratories, the focus on this dissertation is the one developed in classroom. Contexts, theoretical and conceptual nature, in which the teacher aims guide the investigative process itself as the possibility of building knowledge. To develop this study, seven teachers from early years of two elementary schools in the municipal educational system of the city of Rio Grande- RS participated, members of the National Education Monitoring Project- CAPES. Regarding the guiding methodological approach were used: School Research-Action; the use of focus class techniques; Cooperative planning and observation ins schools as a form and data collection were adopted in order to give subsidy to the achievement of the study, which were after analyzed using the theoretical and methodological support of content analysis. The analyzed data point to two types of research developed in schools: A search for teacher's education and the research as a form to dynamized classes activities. However, in the searching of both approaches are basically practiced, not strictly research, since the focus on practicing in the informational location and not on the knowledge building. In researches developed by teachers, the attention is in the applicability in their collected information groups and, therefore, resort to professional colleagues and blogs of other teachers. Already, developed researches by the students have a theme focus linked to daily life, involving disciplinary sciences and social studies content mostly. Sharing information and data dissemination of research are often practiced by teachers and students, and the mainly difficulty mentioned is the issue of school culture with research attempt. Thus, the scholarly research from the perspective of informational literacy, showed that although the intentions are consistent with a constructivist view, in practice, mainly regarding the research conducted by students, this fact do not achieve.Silva, João Alberto daBlank, Cintia Kath2020-02-09T17:23:08Z2020-02-09T17:23:08Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBLANK, Cintia Kath. Pesquisa e letramento informacional no contexto escolar.. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/8256porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-10-21T21:41:36Zoai:repositorio.furg.br:1/8256Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-21T21:41:36Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa e letramento informacional no contexto escolar
Research ans information literacy in the school context
title Pesquisa e letramento informacional no contexto escolar
spellingShingle Pesquisa e letramento informacional no contexto escolar
Blank, Cintia Kath
Pesquisa escolar
Letramento informacional
Professor pesquisador
title_short Pesquisa e letramento informacional no contexto escolar
title_full Pesquisa e letramento informacional no contexto escolar
title_fullStr Pesquisa e letramento informacional no contexto escolar
title_full_unstemmed Pesquisa e letramento informacional no contexto escolar
title_sort Pesquisa e letramento informacional no contexto escolar
author Blank, Cintia Kath
author_facet Blank, Cintia Kath
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, João Alberto da
dc.contributor.author.fl_str_mv Blank, Cintia Kath
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa escolar
Letramento informacional
Professor pesquisador
topic Pesquisa escolar
Letramento informacional
Professor pesquisador
description Refletir acerca do potencial do trabalho de pesquisa no espaço escolar através da concepção de Letramento Informacional foi o viés norteador desta dissertação. Assim, este trabalho se propôs a compreender pontualmente a atividade da pesquisa escolar a partir do olhar do professor, por considerar esta uma atividade de suma importância para a construção do conhecimento do estudante desde os primeiros anos escolares. Ao contrário de uma pesquisa de cunho experimental, com manipulação de materiais e métodos próprios de laboratórios científicos, a pesquisa que esta dissertação enfoca é aquela desenvolvida em contextos de sala de aula, de cunho teórico e conceitual, em que o professor objetiva orientar o processo investigativo em si como possibilidade de construção de conhecimentos. Para o desenvolvimento deste estudo participaram sete docentes dos anos iniciais de duas escolas de ensino fundamental da rede municipal da cidade do Rio Grande - RS, integrantes do Programa Observatório Nacional da Educação - CAPES. Em relação à abordagem metodológica norteadora, foram utilizados: a Investigação-ação escolar; a utilização de técnicas de Grupo focal; Planejamento cooperativo e a observação nas escolas como forma e coleta de dados foram adotadas a fim de darem subsídio para a efetivação do estudo, os quais foram posteriormente analisados com auxílio do aporte teórico-metodológico da Análise de Conteúdo. Os dados analisados apontam para dois tipos de pesquisa desenvolvidos nas escolas: a pesquisa para a formação dos professores e a pesquisa como atividade de dinamização das aulas. Todavia, em ambas as abordagens, verificou-se que basicamente são praticadas buscas e não propriamente pesquisas, já que o foco na prática está na localização de informações e não na construção de conhecimentos. Nas pesquisas desenvolvidas pelos professores, a atenção está na aplicabilidade das informações coletadas em suas turmas e, para isso, recorrem a colegas de profissão e blogs de outros professores. Já as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes possuem como foco temáticas ligadas ao cotidiano, envolvendo conteúdos disciplinares de ciência e estudos sociais principalmente. O compartilhamento de informações e a divulgação de dados das pesquisas aparecem frequentemente praticados por docentes e discentes e a principal dificuldade citada é a problemática da cultura escolar com o trabalho de pesquisa. Assim, a pesquisa escolar, na perspectiva do letramento informacional, mostrou que, embora as intenções sejam condizentes com uma visão construtivista, na prática, principalmente no tocante as pesquisas realizadas pelos estudantes, este fato não se concretiza.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2020-02-09T17:23:08Z
2020-02-09T17:23:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BLANK, Cintia Kath. Pesquisa e letramento informacional no contexto escolar.. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.
http://repositorio.furg.br/handle/1/8256
identifier_str_mv BLANK, Cintia Kath. Pesquisa e letramento informacional no contexto escolar.. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187273221472256