Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Portal de Livros da UnB |
Texto Completo: | https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/140 |
Resumo: | O presente trabalho origina-se, parcialmente, de tese de doutorado, defendida na Universidade de Brasília (UnB). Além disso, incorpora outros textos decorrentes da prática da pesquisadora. O livro estrutura-se em cinco capítulos, que abordam desde o conceito de letramento informacional até estratégias de ensino-aprendizagem e questões práticas. Trata-se de uma publicação de livre acesso, em caráter experimental. O capítulo um apresenta breve retrospectiva da origem do termo ‘letramento’. Em seguida, elabora-se o arcabouço conceitual do letramento informacional e conceitos inter-relacionados, com o objetivo de estabelecer uma terminologia mais rigorosa dos fenômenos, eventos e elementos estudados. Após delinear o arcabouço conceitual, traça-se breve panorama da educação na sociedade contemporânea e a importância do letramento nesse contexto. O segundo capítulo aborda o letramento informacional e a aprendizagem, versando sobre os conceitos de aprendizagem e as relações com o pensamento reflexivo, a experiência, a busca e o uso da informação. O terceiro capítulo trata das questões práticas da aplicação do letramento informacional na educação básica, considerando o pensamento reflexivo como instrumento de aprendizagem significativa. Os projetos de trabalhos são recursos sugeridos para desenvolver a reflexão e abordar os procedimentos de pesquisas de forma contextualizada. Em seguida, a título de exemplificação, apresenta-se proposta dos conteúdos de busca e uso da informação divididos por anos/séries na educação básica. Por fim, discutem-se os principais desafios para implementação do letramento informacional na educação. O quarto capítulo analisa os resultados da pesquisa realizada com aprendizes de mestrado e doutorado de três grandes universidades brasileiras, delineando um mapa das competências informacionais desses pesquisadores em comparação com os padrões de competências sugeridos pela Association of College and Research Library (ACRL/USA) e descrevendo o cenário atualizado da pesquisa no ensino superior. No quinto capítulo, discute-se o papel dos infoeducadores e das bibliotecas como Centro de Recursos de Aprendizagem e integradas ao processo pedagógico. Por fim, apresentam-se sugestões e recomendações gerais sobre a implementação do letramento informacional nas escolas. |
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Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagemLetramento informacionalCompetência em informaçãoLetramento informacionalCompetência em informaçãoO presente trabalho origina-se, parcialmente, de tese de doutorado, defendida na Universidade de Brasília (UnB). Além disso, incorpora outros textos decorrentes da prática da pesquisadora. O livro estrutura-se em cinco capítulos, que abordam desde o conceito de letramento informacional até estratégias de ensino-aprendizagem e questões práticas. Trata-se de uma publicação de livre acesso, em caráter experimental. O capítulo um apresenta breve retrospectiva da origem do termo ‘letramento’. Em seguida, elabora-se o arcabouço conceitual do letramento informacional e conceitos inter-relacionados, com o objetivo de estabelecer uma terminologia mais rigorosa dos fenômenos, eventos e elementos estudados. Após delinear o arcabouço conceitual, traça-se breve panorama da educação na sociedade contemporânea e a importância do letramento nesse contexto. O segundo capítulo aborda o letramento informacional e a aprendizagem, versando sobre os conceitos de aprendizagem e as relações com o pensamento reflexivo, a experiência, a busca e o uso da informação. O terceiro capítulo trata das questões práticas da aplicação do letramento informacional na educação básica, considerando o pensamento reflexivo como instrumento de aprendizagem significativa. Os projetos de trabalhos são recursos sugeridos para desenvolver a reflexão e abordar os procedimentos de pesquisas de forma contextualizada. Em seguida, a título de exemplificação, apresenta-se proposta dos conteúdos de busca e uso da informação divididos por anos/séries na educação básica. Por fim, discutem-se os principais desafios para implementação do letramento informacional na educação. O quarto capítulo analisa os resultados da pesquisa realizada com aprendizes de mestrado e doutorado de três grandes universidades brasileiras, delineando um mapa das competências informacionais desses pesquisadores em comparação com os padrões de competências sugeridos pela Association of College and Research Library (ACRL/USA) e descrevendo o cenário atualizado da pesquisa no ensino superior. No quinto capítulo, discute-se o papel dos infoeducadores e das bibliotecas como Centro de Recursos de Aprendizagem e integradas ao processo pedagógico. Por fim, apresentam-se sugestões e recomendações gerais sobre a implementação do letramento informacional nas escolas.Portal de Livros da UnB2021-10-25Textoinfo:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDigital (DA) https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/140Portal de Livros da UnB; reponame:Portal de Livros da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/140/311/1016Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias; Universidade de Brasília (UnB)info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-27T16:57:07ZPortal de Livros |
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O presente trabalho origina-se, parcialmente, de tese de doutorado, defendida na Universidade de Brasília (UnB). Além disso, incorpora outros textos decorrentes da prática da pesquisadora. O livro estrutura-se em cinco capítulos, que abordam desde o conceito de letramento informacional até estratégias de ensino-aprendizagem e questões práticas. Trata-se de uma publicação de livre acesso, em caráter experimental. O capítulo um apresenta breve retrospectiva da origem do termo ‘letramento’. Em seguida, elabora-se o arcabouço conceitual do letramento informacional e conceitos inter-relacionados, com o objetivo de estabelecer uma terminologia mais rigorosa dos fenômenos, eventos e elementos estudados. Após delinear o arcabouço conceitual, traça-se breve panorama da educação na sociedade contemporânea e a importância do letramento nesse contexto. O segundo capítulo aborda o letramento informacional e a aprendizagem, versando sobre os conceitos de aprendizagem e as relações com o pensamento reflexivo, a experiência, a busca e o uso da informação. O terceiro capítulo trata das questões práticas da aplicação do letramento informacional na educação básica, considerando o pensamento reflexivo como instrumento de aprendizagem significativa. Os projetos de trabalhos são recursos sugeridos para desenvolver a reflexão e abordar os procedimentos de pesquisas de forma contextualizada. Em seguida, a título de exemplificação, apresenta-se proposta dos conteúdos de busca e uso da informação divididos por anos/séries na educação básica. Por fim, discutem-se os principais desafios para implementação do letramento informacional na educação. O quarto capítulo analisa os resultados da pesquisa realizada com aprendizes de mestrado e doutorado de três grandes universidades brasileiras, delineando um mapa das competências informacionais desses pesquisadores em comparação com os padrões de competências sugeridos pela Association of College and Research Library (ACRL/USA) e descrevendo o cenário atualizado da pesquisa no ensino superior. No quinto capítulo, discute-se o papel dos infoeducadores e das bibliotecas como Centro de Recursos de Aprendizagem e integradas ao processo pedagógico. Por fim, apresentam-se sugestões e recomendações gerais sobre a implementação do letramento informacional nas escolas. |
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O presente trabalho origina-se, parcialmente, de tese de doutorado, defendida na Universidade de Brasília (UnB). Além disso, incorpora outros textos decorrentes da prática da pesquisadora. O livro estrutura-se em cinco capítulos, que abordam desde o conceito de letramento informacional até estratégias de ensino-aprendizagem e questões práticas. Trata-se de uma publicação de livre acesso, em caráter experimental. O capítulo um apresenta breve retrospectiva da origem do termo ‘letramento’. Em seguida, elabora-se o arcabouço conceitual do letramento informacional e conceitos inter-relacionados, com o objetivo de estabelecer uma terminologia mais rigorosa dos fenômenos, eventos e elementos estudados. Após delinear o arcabouço conceitual, traça-se breve panorama da educação na sociedade contemporânea e a importância do letramento nesse contexto. O segundo capítulo aborda o letramento informacional e a aprendizagem, versando sobre os conceitos de aprendizagem e as relações com o pensamento reflexivo, a experiência, a busca e o uso da informação. O terceiro capítulo trata das questões práticas da aplicação do letramento informacional na educação básica, considerando o pensamento reflexivo como instrumento de aprendizagem significativa. Os projetos de trabalhos são recursos sugeridos para desenvolver a reflexão e abordar os procedimentos de pesquisas de forma contextualizada. Em seguida, a título de exemplificação, apresenta-se proposta dos conteúdos de busca e uso da informação divididos por anos/séries na educação básica. Por fim, discutem-se os principais desafios para implementação do letramento informacional na educação. O quarto capítulo analisa os resultados da pesquisa realizada com aprendizes de mestrado e doutorado de três grandes universidades brasileiras, delineando um mapa das competências informacionais desses pesquisadores em comparação com os padrões de competências sugeridos pela Association of College and Research Library (ACRL/USA) e descrevendo o cenário atualizado da pesquisa no ensino superior. No quinto capítulo, discute-se o papel dos infoeducadores e das bibliotecas como Centro de Recursos de Aprendizagem e integradas ao processo pedagógico. Por fim, apresentam-se sugestões e recomendações gerais sobre a implementação do letramento informacional nas escolas. |
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