A formação em Educação Ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FUR-Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1123 |
Resumo: | Neste texto, pretende-se discutir o processo de formação em Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, nível mestrado e doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/Furg), bem como refletir sobre as possibilidades de contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nesse processo. Apresenta-se uma breve contextualização do campo da Educação Ambiental e da complexidade das dimensões implicadas na formação do educador ambiental. Enfocam-se as várias denominações e algumas possibilidades de classificações da Educação Ambiental, ressaltando a sua identificação na área da Educação e problematizando as relações entre ambas e entre o meio ambiente. Aborda-se o processo de constituição do educador ambiental no PPGEA/Furg, tendo presente alguns questionamentos e posições assumidas nesse processo formativo, como também as formas de contribuição das TIC no processo de formação educativa. Para finalizar, ressalta-se a articulação entre a Abordagem Sócio histórica e a Educação Ambiental transformadora como uma das possibilidades potencializadoras de se trabalhar com a trama da constituição mútua dos sujeitos implicados nos processos de formação em Educação Ambiental, abordando os diferentes sujeitos, docentes e discentes, no contexto da Pós-graduação em Educação Ambiental, comprometidos com a transformação na sociedade. |
id |
FURG_4b364ae3d92e06753ee5f2783f8c526a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1123 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação em Educação Ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FUR-BrasilThe Formation in Environmental Education and ICT: A glance at PPGEA/FurgEducação ambientalPós-graduaçãoTICAbordagem sócio-históricaEnvironmental educationPost-graduateICTSocio-historical approachNeste texto, pretende-se discutir o processo de formação em Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, nível mestrado e doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/Furg), bem como refletir sobre as possibilidades de contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nesse processo. Apresenta-se uma breve contextualização do campo da Educação Ambiental e da complexidade das dimensões implicadas na formação do educador ambiental. Enfocam-se as várias denominações e algumas possibilidades de classificações da Educação Ambiental, ressaltando a sua identificação na área da Educação e problematizando as relações entre ambas e entre o meio ambiente. Aborda-se o processo de constituição do educador ambiental no PPGEA/Furg, tendo presente alguns questionamentos e posições assumidas nesse processo formativo, como também as formas de contribuição das TIC no processo de formação educativa. Para finalizar, ressalta-se a articulação entre a Abordagem Sócio histórica e a Educação Ambiental transformadora como uma das possibilidades potencializadoras de se trabalhar com a trama da constituição mútua dos sujeitos implicados nos processos de formação em Educação Ambiental, abordando os diferentes sujeitos, docentes e discentes, no contexto da Pós-graduação em Educação Ambiental, comprometidos com a transformação na sociedade.This text is to discuss the training process in Environmental Education in the Postgraduate Program in Environmental Education, Master's and Doctoral level, at the Federal University of Rio Grande (PPGE / FURG) and reflect on the possibility of contribution of Information and Communication Technologies (ICT) in this process. It presents a brief contextualization of the field of Environmental Education and the complexity of the dimensions involved in the training of environmental educators. We focus the various denominations and a number of possible classifications of environmental education, emphasizing its identification in the field of Education and problematized the relationship between and among the environment. It takes the process of training of environmental educators in PPGE / FURG, bearing in mind some questions and positions taken in the training process, but also the forms of contribution of ICT in the educational training. Finally, it emphasizes the link between the socio-historical approach and transformative Environmental Education as potentiators of the possibilities of working with the fabric of mutual constitution of the subjects involved in the process of training in Environmental Education, covering the different subjects, teachers and students in the context of post-graduate in Environmental Education, committed to the transformation in society.2011-10-25T00:02:25Z2011-10-25T00:02:25Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMOLON, Susana Inês; ARRUDA, Rogério Dias de; PAREDES, Joaquín . A formação em Educação Ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FUR-Brasil. Revista Electrónica Didáticas Específicas, n. 1, p. 12-29, 2009. Disponível em: <http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3257309> Acesso em: 24 out. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/1123porMolon, Susana InêsArruda, Rogério Dias deParedes, Joaquíninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-10-25T00:02:25Zoai:repositorio.furg.br:1/1123Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-10-25T00:02:25Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação em Educação Ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FUR-Brasil The Formation in Environmental Education and ICT: A glance at PPGEA/Furg |
title |
A formação em Educação Ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FUR-Brasil |
spellingShingle |
A formação em Educação Ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FUR-Brasil Molon, Susana Inês Educação ambiental Pós-graduação TIC Abordagem sócio-histórica Environmental education Post-graduate ICT Socio-historical approach |
title_short |
A formação em Educação Ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FUR-Brasil |
title_full |
A formação em Educação Ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FUR-Brasil |
title_fullStr |
A formação em Educação Ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FUR-Brasil |
title_full_unstemmed |
A formação em Educação Ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FUR-Brasil |
title_sort |
A formação em Educação Ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FUR-Brasil |
author |
Molon, Susana Inês |
author_facet |
Molon, Susana Inês Arruda, Rogério Dias de Paredes, Joaquín |
author_role |
author |
author2 |
Arruda, Rogério Dias de Paredes, Joaquín |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Molon, Susana Inês Arruda, Rogério Dias de Paredes, Joaquín |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Pós-graduação TIC Abordagem sócio-histórica Environmental education Post-graduate ICT Socio-historical approach |
topic |
Educação ambiental Pós-graduação TIC Abordagem sócio-histórica Environmental education Post-graduate ICT Socio-historical approach |
description |
Neste texto, pretende-se discutir o processo de formação em Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, nível mestrado e doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/Furg), bem como refletir sobre as possibilidades de contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nesse processo. Apresenta-se uma breve contextualização do campo da Educação Ambiental e da complexidade das dimensões implicadas na formação do educador ambiental. Enfocam-se as várias denominações e algumas possibilidades de classificações da Educação Ambiental, ressaltando a sua identificação na área da Educação e problematizando as relações entre ambas e entre o meio ambiente. Aborda-se o processo de constituição do educador ambiental no PPGEA/Furg, tendo presente alguns questionamentos e posições assumidas nesse processo formativo, como também as formas de contribuição das TIC no processo de formação educativa. Para finalizar, ressalta-se a articulação entre a Abordagem Sócio histórica e a Educação Ambiental transformadora como uma das possibilidades potencializadoras de se trabalhar com a trama da constituição mútua dos sujeitos implicados nos processos de formação em Educação Ambiental, abordando os diferentes sujeitos, docentes e discentes, no contexto da Pós-graduação em Educação Ambiental, comprometidos com a transformação na sociedade. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2011-10-25T00:02:25Z 2011-10-25T00:02:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOLON, Susana Inês; ARRUDA, Rogério Dias de; PAREDES, Joaquín . A formação em Educação Ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FUR-Brasil. Revista Electrónica Didáticas Específicas, n. 1, p. 12-29, 2009. Disponível em: <http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3257309> Acesso em: 24 out. 2011. http://repositorio.furg.br/handle/1/1123 |
identifier_str_mv |
MOLON, Susana Inês; ARRUDA, Rogério Dias de; PAREDES, Joaquín . A formação em Educação Ambiental e as TIC: um olhar sobre o PPGEA/FUR-Brasil. Revista Electrónica Didáticas Específicas, n. 1, p. 12-29, 2009. Disponível em: <http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3257309> Acesso em: 24 out. 2011. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187259896168448 |