Formulação lagrangiana para sistemas dissipativos através do cálculo fracionário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krumreich, Cesar Eduardo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6514
Resumo: Neste trabalho, generalizamos o Princípio da Mínima Ação proposto por Riewe para sistemas não conservativos, contendo forças dissipativas lineares dependentes de derivadas temporais de qualquer ordem. A Ação generalizada é construída a partir de funções Lagrangianas dependentes de derivadas de ordem inteira e fracionária. Diferente de outras formulações, o uso de derivadas fracionárias permite a construção de Lagrangianas físicas para sistemas não conservativos. Uma Lagrangiana é dita física se fornece relações fisicamente consistentes para o momentum e o Hamiltoniano do sistema. Neste Princípio da Mínima Ação generalizado, as equações de movimento são obtidas a partir da equação de Euler-Lagrange e, tomando-se o limite indo à zero para o intervalo de tempo definindo a Ação. Finalmente, como exemplo de aplicação, formulamos pela primeira vez uma Lagrangiana física para o problema da carga pontual acelerada.
id FURG_4efc5440443db5c1e4c7500d87f5ee2e
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6514
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Formulação lagrangiana para sistemas dissipativos através do cálculo fracionárioPrincípio da mínima açãoLagrangiana para sistemas não conservativosCálculo fracionárioAction principleLagrangian for non conservative systemsFractional calculusNeste trabalho, generalizamos o Princípio da Mínima Ação proposto por Riewe para sistemas não conservativos, contendo forças dissipativas lineares dependentes de derivadas temporais de qualquer ordem. A Ação generalizada é construída a partir de funções Lagrangianas dependentes de derivadas de ordem inteira e fracionária. Diferente de outras formulações, o uso de derivadas fracionárias permite a construção de Lagrangianas físicas para sistemas não conservativos. Uma Lagrangiana é dita física se fornece relações fisicamente consistentes para o momentum e o Hamiltoniano do sistema. Neste Princípio da Mínima Ação generalizado, as equações de movimento são obtidas a partir da equação de Euler-Lagrange e, tomando-se o limite indo à zero para o intervalo de tempo definindo a Ação. Finalmente, como exemplo de aplicação, formulamos pela primeira vez uma Lagrangiana física para o problema da carga pontual acelerada.In this work we generalize the Action Principle formulated by Riewe for nonconservative systems containing linear dissipative forces depending on time derivatives of arbitrary order. The generalized Action is contructed by Lagrangian functions depending on integer and fractional derivatives. Different from other approaches, the use of fractional derivatives enable us to formulate physical Lagrangians for nonconservative systems. A Lagrangian is said to be physical if it provides physically consistent relations for the system’s momentum and Hamiltonian. In this generalized Action Principle, the equations of motion are obtained from the Euler-Lagrange equation, and by taking the limit to zero for the time interval defining the Action. Finally, as an example of application, we formulate for the first time a physical Lagrangian for the acelerated point charge.Lazo, Matheus JatkoskeKrumreich, Cesar Eduardo2016-09-10T21:05:43Z2016-09-10T21:05:43Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfKRUMREICH, Cesar Eduardo. Formulação lagrangiana para sistemas dissipativos através do cálculo fracionário. 2013. 69 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Física) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.http://repositorio.furg.br/handle/1/6514porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-09-10T21:05:43Zoai:repositorio.furg.br:1/6514Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-09-10T21:05:43Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formulação lagrangiana para sistemas dissipativos através do cálculo fracionário
title Formulação lagrangiana para sistemas dissipativos através do cálculo fracionário
spellingShingle Formulação lagrangiana para sistemas dissipativos através do cálculo fracionário
Krumreich, Cesar Eduardo
Princípio da mínima ação
Lagrangiana para sistemas não conservativos
Cálculo fracionário
Action principle
Lagrangian for non conservative systems
Fractional calculus
title_short Formulação lagrangiana para sistemas dissipativos através do cálculo fracionário
title_full Formulação lagrangiana para sistemas dissipativos através do cálculo fracionário
title_fullStr Formulação lagrangiana para sistemas dissipativos através do cálculo fracionário
title_full_unstemmed Formulação lagrangiana para sistemas dissipativos através do cálculo fracionário
title_sort Formulação lagrangiana para sistemas dissipativos através do cálculo fracionário
author Krumreich, Cesar Eduardo
author_facet Krumreich, Cesar Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lazo, Matheus Jatkoske
dc.contributor.author.fl_str_mv Krumreich, Cesar Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Princípio da mínima ação
Lagrangiana para sistemas não conservativos
Cálculo fracionário
Action principle
Lagrangian for non conservative systems
Fractional calculus
topic Princípio da mínima ação
Lagrangiana para sistemas não conservativos
Cálculo fracionário
Action principle
Lagrangian for non conservative systems
Fractional calculus
description Neste trabalho, generalizamos o Princípio da Mínima Ação proposto por Riewe para sistemas não conservativos, contendo forças dissipativas lineares dependentes de derivadas temporais de qualquer ordem. A Ação generalizada é construída a partir de funções Lagrangianas dependentes de derivadas de ordem inteira e fracionária. Diferente de outras formulações, o uso de derivadas fracionárias permite a construção de Lagrangianas físicas para sistemas não conservativos. Uma Lagrangiana é dita física se fornece relações fisicamente consistentes para o momentum e o Hamiltoniano do sistema. Neste Princípio da Mínima Ação generalizado, as equações de movimento são obtidas a partir da equação de Euler-Lagrange e, tomando-se o limite indo à zero para o intervalo de tempo definindo a Ação. Finalmente, como exemplo de aplicação, formulamos pela primeira vez uma Lagrangiana física para o problema da carga pontual acelerada.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-09-10T21:05:43Z
2016-09-10T21:05:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KRUMREICH, Cesar Eduardo. Formulação lagrangiana para sistemas dissipativos através do cálculo fracionário. 2013. 69 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Física) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.
http://repositorio.furg.br/handle/1/6514
identifier_str_mv KRUMREICH, Cesar Eduardo. Formulação lagrangiana para sistemas dissipativos através do cálculo fracionário. 2013. 69 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Física) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384367333376001