Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Firme, Marcia Von Frühauf
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3634
Resumo: Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2011.
id FURG_4efedf108278e70daf8fcb8245a96161
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3634
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em redeFormação de professoresPortfólio coletivoRodas de formaçãoFormation of teachers;Collective portfoliosWheels of educationDissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2011.A presente pesquisa apresenta os significados que emergiram das escritas em portfólios coletivos durante um processo de formação permanente. Essas escritas foram realizadas por quatro professores do ensino básico de Química e dezenove licenciandos do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), todos participantes de um processo de formação permanente, viabilizado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), programa de política pública desenvolvido na FURG. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em uma perspectiva de grupo de pesquisa/formação. A pesquisadora participa como professora de ensino básico. No portfólio, cada professor dialogava com um determinado grupo de licenciandos através da escrita. A análise dos registros nos portfólios e do diário de campo da pesquisadora foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva. A análise possibilitou a produção de significados a partir da organização das unidades de significado e da emergência das seguintes categorias: relações entre os diferentes personagens que constituem a escola; conversas sobre planejamento da sala de aula; conteúdo a problematizar em processos de formação permanente e descaso com a escola e a profissão professor. Os significados atribuídos a cada uma das categorias citadas, pelos professores em formação, permitiram a percepção de que estamos nos formando no coletivo e contribuindo com o argumento que defendo, relativo ao uso do portfólio coletivo como artefato do aprender a ser professor em Roda de Formação em Rede, ou seja, a formação do professor se faz no coletivo, em espaços que permitam a interação entre esses professores em formação inicial e continuada ou entre licenciandos e professores experientes da escola; o portfólio constitui documento do aprender no referido processo.This research presents the emergent meanings of the collective written portfolios during a process of continuous formation. These writes were made by four Chemistry Teachers of basic school and nineteen university students in graduation of chemistry license in the Universidade Federal do Rio Grande (FURG), all those people are participant in a continuous formation process, make it possible by the Institutional Program of Initiation to Teacher Profession (PIBID), a politic public program developed in FURG. Is a qualitative approach research in a view of a research/formation group. The researcher participated as a basic school teacher. In the portfolio, each teacher made a dialog with a group of teachers in formation/graduation thru the write. The analysis of records in the portfolios an in the field diary of the teacher researcher was made by the Discursive Textual Analyses. The analyses made possible the production of meanings since the organization of meanings unities and the emerge of this categories: relationship between different characters that make part of the school; talking about class planning; contents/material to ponder in the continuous formation process and no care whit the school and the teacher profession. The meanings gives to each categories quoted, by teachers in formation, turn possible realized that we are in formation in the collective and cooperating whit the defended argue, related to use of collective portfolios like a tool of learn how to be a teacher in Wheels of Network Education, thus, the teacher formation is made in collective way, in spaces that make possible the interaction between this teachers in initial and continuous formation or between barely graduated teachers and experient teachers of the school; the portfolio is a document of the learn in the refer process.Galiazzi, Maria do CarmoFirme, Marcia Von Frühauf2013-07-02T14:31:15Z2013-07-02T14:31:15Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFIRME, Márcia Von Frühauf. Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede. 2011. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/3634porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-08-21T16:07:50Zoai:repositorio.furg.br:1/3634Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-08-21T16:07:50Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede
title Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede
spellingShingle Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede
Firme, Marcia Von Frühauf
Formação de professores
Portfólio coletivo
Rodas de formação
Formation of teachers;
Collective portfolios
Wheels of education
title_short Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede
title_full Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede
title_fullStr Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede
title_full_unstemmed Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede
title_sort Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede
author Firme, Marcia Von Frühauf
author_facet Firme, Marcia Von Frühauf
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galiazzi, Maria do Carmo
dc.contributor.author.fl_str_mv Firme, Marcia Von Frühauf
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Portfólio coletivo
Rodas de formação
Formation of teachers;
Collective portfolios
Wheels of education
topic Formação de professores
Portfólio coletivo
Rodas de formação
Formation of teachers;
Collective portfolios
Wheels of education
description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2013-07-02T14:31:15Z
2013-07-02T14:31:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIRME, Márcia Von Frühauf. Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede. 2011. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011.
http://repositorio.furg.br/handle/1/3634
identifier_str_mv FIRME, Márcia Von Frühauf. Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede. 2011. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384372795408384