Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/3634 |
Resumo: | Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2011. |
id |
FURG_4efedf108278e70daf8fcb8245a96161 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/3634 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em redeFormação de professoresPortfólio coletivoRodas de formaçãoFormation of teachers;Collective portfoliosWheels of educationDissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2011.A presente pesquisa apresenta os significados que emergiram das escritas em portfólios coletivos durante um processo de formação permanente. Essas escritas foram realizadas por quatro professores do ensino básico de Química e dezenove licenciandos do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), todos participantes de um processo de formação permanente, viabilizado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), programa de política pública desenvolvido na FURG. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em uma perspectiva de grupo de pesquisa/formação. A pesquisadora participa como professora de ensino básico. No portfólio, cada professor dialogava com um determinado grupo de licenciandos através da escrita. A análise dos registros nos portfólios e do diário de campo da pesquisadora foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva. A análise possibilitou a produção de significados a partir da organização das unidades de significado e da emergência das seguintes categorias: relações entre os diferentes personagens que constituem a escola; conversas sobre planejamento da sala de aula; conteúdo a problematizar em processos de formação permanente e descaso com a escola e a profissão professor. Os significados atribuídos a cada uma das categorias citadas, pelos professores em formação, permitiram a percepção de que estamos nos formando no coletivo e contribuindo com o argumento que defendo, relativo ao uso do portfólio coletivo como artefato do aprender a ser professor em Roda de Formação em Rede, ou seja, a formação do professor se faz no coletivo, em espaços que permitam a interação entre esses professores em formação inicial e continuada ou entre licenciandos e professores experientes da escola; o portfólio constitui documento do aprender no referido processo.This research presents the emergent meanings of the collective written portfolios during a process of continuous formation. These writes were made by four Chemistry Teachers of basic school and nineteen university students in graduation of chemistry license in the Universidade Federal do Rio Grande (FURG), all those people are participant in a continuous formation process, make it possible by the Institutional Program of Initiation to Teacher Profession (PIBID), a politic public program developed in FURG. Is a qualitative approach research in a view of a research/formation group. The researcher participated as a basic school teacher. In the portfolio, each teacher made a dialog with a group of teachers in formation/graduation thru the write. The analysis of records in the portfolios an in the field diary of the teacher researcher was made by the Discursive Textual Analyses. The analyses made possible the production of meanings since the organization of meanings unities and the emerge of this categories: relationship between different characters that make part of the school; talking about class planning; contents/material to ponder in the continuous formation process and no care whit the school and the teacher profession. The meanings gives to each categories quoted, by teachers in formation, turn possible realized that we are in formation in the collective and cooperating whit the defended argue, related to use of collective portfolios like a tool of learn how to be a teacher in Wheels of Network Education, thus, the teacher formation is made in collective way, in spaces that make possible the interaction between this teachers in initial and continuous formation or between barely graduated teachers and experient teachers of the school; the portfolio is a document of the learn in the refer process.Galiazzi, Maria do CarmoFirme, Marcia Von Frühauf2013-07-02T14:31:15Z2013-07-02T14:31:15Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFIRME, Márcia Von Frühauf. Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede. 2011. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/3634porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-08-21T16:07:50Zoai:repositorio.furg.br:1/3634Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-08-21T16:07:50Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede |
title |
Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede |
spellingShingle |
Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede Firme, Marcia Von Frühauf Formação de professores Portfólio coletivo Rodas de formação Formation of teachers; Collective portfolios Wheels of education |
title_short |
Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede |
title_full |
Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede |
title_fullStr |
Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede |
title_full_unstemmed |
Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede |
title_sort |
Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede |
author |
Firme, Marcia Von Frühauf |
author_facet |
Firme, Marcia Von Frühauf |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Galiazzi, Maria do Carmo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Firme, Marcia Von Frühauf |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Portfólio coletivo Rodas de formação Formation of teachers; Collective portfolios Wheels of education |
topic |
Formação de professores Portfólio coletivo Rodas de formação Formation of teachers; Collective portfolios Wheels of education |
description |
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2013-07-02T14:31:15Z 2013-07-02T14:31:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FIRME, Márcia Von Frühauf. Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede. 2011. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011. http://repositorio.furg.br/handle/1/3634 |
identifier_str_mv |
FIRME, Márcia Von Frühauf. Portfólio coletivo: artefato do aprender a ser professor(a) em roda de formação em rede. 2011. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3634 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384372795408384 |