O horizonte da educação de jovens e adultos enquanto instrumento de emancipação da classe trabalhadora : reflexões sobre educação, trabalho e ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Daiane Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8360
Resumo: A presente dissertação integra a linha de pesquisa Educação, Linguagens e Utopias, do programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu, da Universidade Federal Do Rio Grande - FURG. A pesquisa tem como objetivo compreender qual a relação trabalho e educação na Educação de Jovens e Adultos, para isso nos utilizamos do seguinte questionamento: "qual a relevância social da relação trabalho e educação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) vivenciados por educadores e educadoras da EJA, e em que medida a EJA problematizadora pode se constituir num instrumento de enfrentamento à lógica do mercado de trabalho em escolas da rede estadual de Educação do Município do Rio Grande/RS?". Dessa forma a pesquisa dialoga com o horizonte da Educação Popular, com o histórico da legislação acerca da Educação de Jovens e Adultos, com o viés da pesquisa social qualitativa. A produção de dados constitui-se a partir de diálogos com educadores (as) de duas Escolas Estaduais de Ensino Médio da rede pública de ensino do Município do Rio Grande, através de entrevistas semiestruturadas, imagens fotográficas, gravações e diário de campo da pesquisadora no segundo semestre de 2017. Os dados gravados foram transcritos para a construção do fenômeno investigativo onde utilizamos a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Assim, diante das problematizações que foram se desenhando durante a pesquisa podemos dizer que a Educação de Jovens e Adultos possui uma relação intrínseca com o trabalho e que atualmente a EJA é a possibilidade de formação da educação básica em menor tempo e a qualificação para a inserção no mercado de trabalho ou progressão no mesmo. Assim, reproduzindo a lógica excludente e a segregação tão presentes no sistema societário atual.
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