O lúdico como promoção do aprendizado através dos jogos socioambientais, integrando a educação ambiental formal e não formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malaquias, Januária da Fonseca
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Vasconcelos, Fernanda Carla Wasner, Silva, Cristina de Souza, Diniz, Heloísa Damasceno, Santiago, Maria Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3957
Resumo: As características lúdicas inseridas nos jogos proporcionam um aprendizado mais prazeroso, que envolve a sociedade para a troca de ideias e a busca de novos conhecimentos relativos às questões socioambientais. Esta prática se faz importante, pois através da educação socioambiental são desenvolvidos conhecimentos, compreensões, habilidades e motivações, que agregam no âmbito da sustentabilidade. Com o propósito de dar continuidade a organização do material didático, desenvolvido pela graduação Tecnológica em Gestão Ambiental e pela Pós Graduação em Sustentabilidade e Responsabilidade Social, no período de 2008 a 2011, esta etapa avaliou a estrutura e a adequação dos 42 jogos catalogados anteriormente com base na faixa etária, tema, categoria (tabuleiro, memória, bingo, entre outros) descritos nas regras apresentadas. A percepção dos diferentes públicos, participantes de eventos como o Viva a Praça, o EXPOUNA e a Festa da Família no Colégio São Paulo Irmãs Angélicas também foram sistematizadas de maneira a subsidiar esta análise. Conclui-se com este trabalho que o desenvolvimento de estratégias pedagógicas interativas, do tipo jogos, estimulou vivências que possibilitaram que o indivíduo refletisse seus hábitos na comunidade e no ambiente onde se insere, capacitando o sujeito a escolhas e a efetiva participação através da Educação Socioambiental.
id FURG_508379edf8ae8db4a2047e6ca71c0e93
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3957
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling O lúdico como promoção do aprendizado através dos jogos socioambientais, integrando a educação ambiental formal e não formalAtividades lúdicasComunidadeIntegração acadêmicaLudic characteristicsCommunityAcademic integrationAs características lúdicas inseridas nos jogos proporcionam um aprendizado mais prazeroso, que envolve a sociedade para a troca de ideias e a busca de novos conhecimentos relativos às questões socioambientais. Esta prática se faz importante, pois através da educação socioambiental são desenvolvidos conhecimentos, compreensões, habilidades e motivações, que agregam no âmbito da sustentabilidade. Com o propósito de dar continuidade a organização do material didático, desenvolvido pela graduação Tecnológica em Gestão Ambiental e pela Pós Graduação em Sustentabilidade e Responsabilidade Social, no período de 2008 a 2011, esta etapa avaliou a estrutura e a adequação dos 42 jogos catalogados anteriormente com base na faixa etária, tema, categoria (tabuleiro, memória, bingo, entre outros) descritos nas regras apresentadas. A percepção dos diferentes públicos, participantes de eventos como o Viva a Praça, o EXPOUNA e a Festa da Família no Colégio São Paulo Irmãs Angélicas também foram sistematizadas de maneira a subsidiar esta análise. Conclui-se com este trabalho que o desenvolvimento de estratégias pedagógicas interativas, do tipo jogos, estimulou vivências que possibilitaram que o indivíduo refletisse seus hábitos na comunidade e no ambiente onde se insere, capacitando o sujeito a escolhas e a efetiva participação através da Educação Socioambiental.Ludic characteristics inserted in games contribute to an learnship pleasure, which involves the society for the exchange of ideas and the search of new knowledges related to socioenvironmental subjects. This practice is important, because by the socioenvironmental education, are developed knowledges, comprehensions, abilities and motivation, which aggregate in the scope of sustainability. In order to proceed to organize the didactic material, developed by the Technological Degree in Environmental Management and by Post-Degree in Sustainability and Social Responsibility, between 2008 and 2011, this term evaluated the structure and the adequation of 42 games listed to based on age, subject, category (board, memory, bingo, etc.) described in the presented rules. The perception of different public, like Viva a Praça, EXPOUNA, family party by São Paulo Irmãs Angélicas also were sistematized to subsidisize this analysis. Then, we conclude the development of interactive pedagogical strategies, like games, has stimulated experiences which has permitted the individual reflected his habits in community and in the environmental where they are inserted, avaiabling the subject to make choices and the effective participation by socioenvironmental education. Key words: Ludic characteristics. Community. Academic integration.2013-10-07T19:20:23Z2013-10-07T19:20:23Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMALAQUIAS, Januária da Fonseca et al. O lúdico como promoção do aprendizado através dos jogos socioambientais, integrando a educação ambiental formal e não formal. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 29, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2943/1899>. Acesso em: 25 ago. 2013.1517-1256http://repositorio.furg.br/handle/1/3957porMalaquias, Januária da FonsecaVasconcelos, Fernanda Carla WasnerSilva, Cristina de SouzaDiniz, Heloísa DamascenoSantiago, Maria Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-10-07T19:20:23Zoai:repositorio.furg.br:1/3957Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-10-07T19:20:23Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico como promoção do aprendizado através dos jogos socioambientais, integrando a educação ambiental formal e não formal
title O lúdico como promoção do aprendizado através dos jogos socioambientais, integrando a educação ambiental formal e não formal
spellingShingle O lúdico como promoção do aprendizado através dos jogos socioambientais, integrando a educação ambiental formal e não formal
Malaquias, Januária da Fonseca
Atividades lúdicas
Comunidade
Integração acadêmica
Ludic characteristics
Community
Academic integration
title_short O lúdico como promoção do aprendizado através dos jogos socioambientais, integrando a educação ambiental formal e não formal
title_full O lúdico como promoção do aprendizado através dos jogos socioambientais, integrando a educação ambiental formal e não formal
title_fullStr O lúdico como promoção do aprendizado através dos jogos socioambientais, integrando a educação ambiental formal e não formal
title_full_unstemmed O lúdico como promoção do aprendizado através dos jogos socioambientais, integrando a educação ambiental formal e não formal
title_sort O lúdico como promoção do aprendizado através dos jogos socioambientais, integrando a educação ambiental formal e não formal
author Malaquias, Januária da Fonseca
author_facet Malaquias, Januária da Fonseca
Vasconcelos, Fernanda Carla Wasner
Silva, Cristina de Souza
Diniz, Heloísa Damasceno
Santiago, Maria Cristina
author_role author
author2 Vasconcelos, Fernanda Carla Wasner
Silva, Cristina de Souza
Diniz, Heloísa Damasceno
Santiago, Maria Cristina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malaquias, Januária da Fonseca
Vasconcelos, Fernanda Carla Wasner
Silva, Cristina de Souza
Diniz, Heloísa Damasceno
Santiago, Maria Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades lúdicas
Comunidade
Integração acadêmica
Ludic characteristics
Community
Academic integration
topic Atividades lúdicas
Comunidade
Integração acadêmica
Ludic characteristics
Community
Academic integration
description As características lúdicas inseridas nos jogos proporcionam um aprendizado mais prazeroso, que envolve a sociedade para a troca de ideias e a busca de novos conhecimentos relativos às questões socioambientais. Esta prática se faz importante, pois através da educação socioambiental são desenvolvidos conhecimentos, compreensões, habilidades e motivações, que agregam no âmbito da sustentabilidade. Com o propósito de dar continuidade a organização do material didático, desenvolvido pela graduação Tecnológica em Gestão Ambiental e pela Pós Graduação em Sustentabilidade e Responsabilidade Social, no período de 2008 a 2011, esta etapa avaliou a estrutura e a adequação dos 42 jogos catalogados anteriormente com base na faixa etária, tema, categoria (tabuleiro, memória, bingo, entre outros) descritos nas regras apresentadas. A percepção dos diferentes públicos, participantes de eventos como o Viva a Praça, o EXPOUNA e a Festa da Família no Colégio São Paulo Irmãs Angélicas também foram sistematizadas de maneira a subsidiar esta análise. Conclui-se com este trabalho que o desenvolvimento de estratégias pedagógicas interativas, do tipo jogos, estimulou vivências que possibilitaram que o indivíduo refletisse seus hábitos na comunidade e no ambiente onde se insere, capacitando o sujeito a escolhas e a efetiva participação através da Educação Socioambiental.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-10-07T19:20:23Z
2013-10-07T19:20:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MALAQUIAS, Januária da Fonseca et al. O lúdico como promoção do aprendizado através dos jogos socioambientais, integrando a educação ambiental formal e não formal. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 29, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2943/1899>. Acesso em: 25 ago. 2013.
1517-1256
http://repositorio.furg.br/handle/1/3957
identifier_str_mv MALAQUIAS, Januária da Fonseca et al. O lúdico como promoção do aprendizado através dos jogos socioambientais, integrando a educação ambiental formal e não formal. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 29, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2943/1899>. Acesso em: 25 ago. 2013.
1517-1256
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384412469329920