O LÚDICO COMO PROMOÇÃO DO APRENDIZADO ATRAVÉS DOS JOGOS SOCIOAMBIENTAIS, INTEGRANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2943 |
Resumo: | As características lúdicas inseridas nos jogos proporcionam um aprendizado mais prazeroso, que envolve a sociedade para a troca de ideias e a busca de novos conhecimentos relativos às questões socioambientais. Esta prática se faz importante, pois através da educação socioambiental são desenvolvidos conhecimentos, compreensões, habilidades e motivações, que agregam no âmbito da sustentabilidade. Com o propósito de dar continuidade a organização do material didático, desenvolvido pela graduação Tecnológica em Gestão Ambiental e pela Pós Graduação em Sustentabilidade e Responsabilidade Social, no período de 2008 a 2011, esta etapa avaliou a estrutura e a adequação dos 42 jogos catalogados anteriormente com base na faixa etária, tema, categoria (tabuleiro, memória, bingo, entre outros) descritos nas regras apresentadas. A percepção dos diferentes públicos, participantes de eventos como o Viva a Praça, o EXPOUNA e a Festa da Família no Colégio São Paulo Irmãs Angélicas também foram sistematizadas de maneira a subsidiar esta análise. Conclui-se com este trabalho que o desenvolvimento de estratégias pedagógicas interativas, do tipo jogos, estimulou vivências que possibilitaram que o indivíduo refletisse seus hábitos na comunidade e no ambiente onde se insere, capacitando o sujeito a escolhas e a efetiva participação através da Educação Socioambiental. |
id |
FURG-9_b7d664ff20aff25b72a256232868e48e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/2943 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O LÚDICO COMO PROMOÇÃO DO APRENDIZADO ATRAVÉS DOS JOGOS SOCIOAMBIENTAIS, INTEGRANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMALAtividades lúdicasmunidadeIntegração acadêmica.As características lúdicas inseridas nos jogos proporcionam um aprendizado mais prazeroso, que envolve a sociedade para a troca de ideias e a busca de novos conhecimentos relativos às questões socioambientais. Esta prática se faz importante, pois através da educação socioambiental são desenvolvidos conhecimentos, compreensões, habilidades e motivações, que agregam no âmbito da sustentabilidade. Com o propósito de dar continuidade a organização do material didático, desenvolvido pela graduação Tecnológica em Gestão Ambiental e pela Pós Graduação em Sustentabilidade e Responsabilidade Social, no período de 2008 a 2011, esta etapa avaliou a estrutura e a adequação dos 42 jogos catalogados anteriormente com base na faixa etária, tema, categoria (tabuleiro, memória, bingo, entre outros) descritos nas regras apresentadas. A percepção dos diferentes públicos, participantes de eventos como o Viva a Praça, o EXPOUNA e a Festa da Família no Colégio São Paulo Irmãs Angélicas também foram sistematizadas de maneira a subsidiar esta análise. Conclui-se com este trabalho que o desenvolvimento de estratégias pedagógicas interativas, do tipo jogos, estimulou vivências que possibilitaram que o indivíduo refletisse seus hábitos na comunidade e no ambiente onde se insere, capacitando o sujeito a escolhas e a efetiva participação através da Educação Socioambiental.Lepidus2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/294310.14295/remea.v29i0.2943REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 29 (2012): Volume 29: julho a dezembro de 20121517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2943/1899Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMalaquias, Januária da FonsecaVasconcelos, Fernanda Carla WasnerSilva, Cristina de SouzaDiniz, Heloísa DamascenoSantiago, Maria Cristina2020-08-14T19:58:07Zoai:periodicos.furg.br:article/2943Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O LÚDICO COMO PROMOÇÃO DO APRENDIZADO ATRAVÉS DOS JOGOS SOCIOAMBIENTAIS, INTEGRANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL |
title |
O LÚDICO COMO PROMOÇÃO DO APRENDIZADO ATRAVÉS DOS JOGOS SOCIOAMBIENTAIS, INTEGRANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL |
spellingShingle |
O LÚDICO COMO PROMOÇÃO DO APRENDIZADO ATRAVÉS DOS JOGOS SOCIOAMBIENTAIS, INTEGRANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL Malaquias, Januária da Fonseca Atividades lúdicas munidade Integração acadêmica. |
title_short |
O LÚDICO COMO PROMOÇÃO DO APRENDIZADO ATRAVÉS DOS JOGOS SOCIOAMBIENTAIS, INTEGRANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL |
title_full |
O LÚDICO COMO PROMOÇÃO DO APRENDIZADO ATRAVÉS DOS JOGOS SOCIOAMBIENTAIS, INTEGRANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL |
title_fullStr |
O LÚDICO COMO PROMOÇÃO DO APRENDIZADO ATRAVÉS DOS JOGOS SOCIOAMBIENTAIS, INTEGRANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL |
title_full_unstemmed |
O LÚDICO COMO PROMOÇÃO DO APRENDIZADO ATRAVÉS DOS JOGOS SOCIOAMBIENTAIS, INTEGRANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL |
title_sort |
O LÚDICO COMO PROMOÇÃO DO APRENDIZADO ATRAVÉS DOS JOGOS SOCIOAMBIENTAIS, INTEGRANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL |
author |
Malaquias, Januária da Fonseca |
author_facet |
Malaquias, Januária da Fonseca Vasconcelos, Fernanda Carla Wasner Silva, Cristina de Souza Diniz, Heloísa Damasceno Santiago, Maria Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Fernanda Carla Wasner Silva, Cristina de Souza Diniz, Heloísa Damasceno Santiago, Maria Cristina |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malaquias, Januária da Fonseca Vasconcelos, Fernanda Carla Wasner Silva, Cristina de Souza Diniz, Heloísa Damasceno Santiago, Maria Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades lúdicas munidade Integração acadêmica. |
topic |
Atividades lúdicas munidade Integração acadêmica. |
description |
As características lúdicas inseridas nos jogos proporcionam um aprendizado mais prazeroso, que envolve a sociedade para a troca de ideias e a busca de novos conhecimentos relativos às questões socioambientais. Esta prática se faz importante, pois através da educação socioambiental são desenvolvidos conhecimentos, compreensões, habilidades e motivações, que agregam no âmbito da sustentabilidade. Com o propósito de dar continuidade a organização do material didático, desenvolvido pela graduação Tecnológica em Gestão Ambiental e pela Pós Graduação em Sustentabilidade e Responsabilidade Social, no período de 2008 a 2011, esta etapa avaliou a estrutura e a adequação dos 42 jogos catalogados anteriormente com base na faixa etária, tema, categoria (tabuleiro, memória, bingo, entre outros) descritos nas regras apresentadas. A percepção dos diferentes públicos, participantes de eventos como o Viva a Praça, o EXPOUNA e a Festa da Família no Colégio São Paulo Irmãs Angélicas também foram sistematizadas de maneira a subsidiar esta análise. Conclui-se com este trabalho que o desenvolvimento de estratégias pedagógicas interativas, do tipo jogos, estimulou vivências que possibilitaram que o indivíduo refletisse seus hábitos na comunidade e no ambiente onde se insere, capacitando o sujeito a escolhas e a efetiva participação através da Educação Socioambiental. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2943 10.14295/remea.v29i0.2943 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2943 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v29i0.2943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2943/1899 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 29 (2012): Volume 29: julho a dezembro de 2012 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041781955624960 |