Estudo da repartição modal do transporte de contêiners utilizando o modelo logit multinomial e a técnica de preferência declarada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Aline Samá
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7854
Resumo: A divisão modal do transporte de cargas no Rio Grande do Sul, atualmente se concentra principalmente no transporte rodoviário. O desequilíbrio entre os diferentes modos de transporte sugere a necessidade de promover modalidades alternativas para fortalecer a competitividade e desenvolvimento econômico mais sustentável para as empresas. O objetivo deste estudo foi implementar uma ferramenta que auxilie na análise e escolha de alternativas de transporte em contêineres considerando aspectos comportamentais dos usuários em regiões portuárias. Metodologicamente a pesquisa consiste da aplicação de um processo de modelagem em transporte de carga utilizando o Modelo Logit Multinomial com probabilidade Condicional e a Técnica de Preferência Declarada para a coleta de dados. O experimento de preferência declarada contemplou quatro atributos: Tempo de Atendimento, Valor do frete, Tempo de Atraso e Chance de Perda e/ou Dano. A amostra foi constituída por quatro grandes empresas, compreendendo os setores de tabaco, polietileno, alimentos e celulose. Os dados foram analisados, primeiramente, através do software Logit Multinomial com Probabilidade Condicional (LMPC), onde as estimativas obtidas para os parâmetros da função utilidade linear mostraram-se coerentes e estatisticamente significantes. Em seguida foi desenvolvida uma ferramenta computacional para as previsões de escolha modal utilizando-se o Programa Visual Studio Community, com o objetivo de facilitar o processo de cálculo de probabilidades de escolha de alternativas de transporte com o modelo Logit Multinomial. Essa ferramenta computacional foi intitulada de Programa de Escolha Modal Logit – PEML. Adicionalmente foi identificado que o atributo Chance de Perda e/ou Dano obteve maior relevância na escolha dos tomadores de decisão das empresas dos segmentos estudados.
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