Estudo da repartição modal do transporte de contêiners utilizando o modelo logit multinomial e a técnica de preferência declarada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/7854 |
Resumo: | A divisão modal do transporte de cargas no Rio Grande do Sul, atualmente se concentra principalmente no transporte rodoviário. O desequilíbrio entre os diferentes modos de transporte sugere a necessidade de promover modalidades alternativas para fortalecer a competitividade e desenvolvimento econômico mais sustentável para as empresas. O objetivo deste estudo foi implementar uma ferramenta que auxilie na análise e escolha de alternativas de transporte em contêineres considerando aspectos comportamentais dos usuários em regiões portuárias. Metodologicamente a pesquisa consiste da aplicação de um processo de modelagem em transporte de carga utilizando o Modelo Logit Multinomial com probabilidade Condicional e a Técnica de Preferência Declarada para a coleta de dados. O experimento de preferência declarada contemplou quatro atributos: Tempo de Atendimento, Valor do frete, Tempo de Atraso e Chance de Perda e/ou Dano. A amostra foi constituída por quatro grandes empresas, compreendendo os setores de tabaco, polietileno, alimentos e celulose. Os dados foram analisados, primeiramente, através do software Logit Multinomial com Probabilidade Condicional (LMPC), onde as estimativas obtidas para os parâmetros da função utilidade linear mostraram-se coerentes e estatisticamente significantes. Em seguida foi desenvolvida uma ferramenta computacional para as previsões de escolha modal utilizando-se o Programa Visual Studio Community, com o objetivo de facilitar o processo de cálculo de probabilidades de escolha de alternativas de transporte com o modelo Logit Multinomial. Essa ferramenta computacional foi intitulada de Programa de Escolha Modal Logit – PEML. Adicionalmente foi identificado que o atributo Chance de Perda e/ou Dano obteve maior relevância na escolha dos tomadores de decisão das empresas dos segmentos estudados. |
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Estudo da repartição modal do transporte de contêiners utilizando o modelo logit multinomial e a técnica de preferência declaradaPreferência declaradaEscolha modalAtributosLogit multinomialStated preferenceModal choiceAttributesA divisão modal do transporte de cargas no Rio Grande do Sul, atualmente se concentra principalmente no transporte rodoviário. O desequilíbrio entre os diferentes modos de transporte sugere a necessidade de promover modalidades alternativas para fortalecer a competitividade e desenvolvimento econômico mais sustentável para as empresas. O objetivo deste estudo foi implementar uma ferramenta que auxilie na análise e escolha de alternativas de transporte em contêineres considerando aspectos comportamentais dos usuários em regiões portuárias. Metodologicamente a pesquisa consiste da aplicação de um processo de modelagem em transporte de carga utilizando o Modelo Logit Multinomial com probabilidade Condicional e a Técnica de Preferência Declarada para a coleta de dados. O experimento de preferência declarada contemplou quatro atributos: Tempo de Atendimento, Valor do frete, Tempo de Atraso e Chance de Perda e/ou Dano. A amostra foi constituída por quatro grandes empresas, compreendendo os setores de tabaco, polietileno, alimentos e celulose. Os dados foram analisados, primeiramente, através do software Logit Multinomial com Probabilidade Condicional (LMPC), onde as estimativas obtidas para os parâmetros da função utilidade linear mostraram-se coerentes e estatisticamente significantes. Em seguida foi desenvolvida uma ferramenta computacional para as previsões de escolha modal utilizando-se o Programa Visual Studio Community, com o objetivo de facilitar o processo de cálculo de probabilidades de escolha de alternativas de transporte com o modelo Logit Multinomial. Essa ferramenta computacional foi intitulada de Programa de Escolha Modal Logit – PEML. Adicionalmente foi identificado que o atributo Chance de Perda e/ou Dano obteve maior relevância na escolha dos tomadores de decisão das empresas dos segmentos estudados.The modal split of cargo transportation in Rio Grande do Sul is currently concentrated mainly in road transport. The imbalance between different modes of transport suggests the need to promote alternative ways of strengthening competitiveness and more sustainable economic development for businesses. The objective of this study was to implement tool that assists in the analysis and choice of transportation alternatives in containers considering the users in port regions. Methodologically, an application research of a modeling process in cargo transport, using Multinomial Logit Model with Conditional Probability and Stated Preference (SP). The stated preference experiment contemplated four attributes: Attendance Time, Freight Value, Delay Time and Chance of Loss and / or Damage. The sample consisted of four large companies, comprising tobacco, polyethylene, food and cellulose. The data are analyzed, first, through the Logit Multinomial software with Conditional Probability (LMPC), where as estimates obtained for the parameter of the linear utility function were shown to be coherent and statistically significant. A computational tool was developed for modal choice predictions, using the Visual Studio Community program, with the purpose of facilitating the process of calculating the probabilities of choosing transport alternatives with the Logit Multinomial model. This computational tool was titled Program of Choice Modal Logit - PEML. Additionally, the attribute Chance of Loss and / or Damage was identified as having more relevance in the choice of the decision makers of the companies in the studied segments.Lima, Milton Luiz Paiva dePinto, Aline Samá2019-07-19T11:58:07Z2019-07-19T11:58:07Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINTO, Aline Samá. Estudo da repartição modal do transporte de contêiners utilizando o modelo logit multinomial e a técnica de preferência declarada. 2018. Dissertação (Mestrado em administração) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.http://repositorio.furg.br/handle/1/7854porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2019-07-19T11:58:07Zoai:repositorio.furg.br:1/7854Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2019-07-19T11:58:07Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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