O colégio Pedro II e os livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kreniski, Gislania Carla Potratz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6375
Resumo: O presente trabalho investiga a análise dos critérios de seleção e escolha do livro didático de História pelos professores da rede pública de educação do Colégio Pedro II da cidade do Rio de Janeiro, no período entre 2010-2012, período dos processos de escolha do livro didático, promovidos pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD e o Programa Nacional do Livro do Ensino Médio. Através da análise dos critérios de seleção do livro didático de história, dos professores da rede pública de educação do Colégio Pedro II da cidade do Rio de Janeiro, propomos compreender os processos educativos formais e não formais que envolvem o fazer docente, nesse caso a própria elaboração do currículo, e as influências do livro didático diretamente nos contextos educacionais, com base nas pesquisas que visam habilitar o historiador-docente a ter capacidade de auxiliar o ensino dos discentes de forma a contribuir significativamente para um ensino pautado em métodos e pesquisas que possibilitem o próprio historiador-docente a desenvolver seu trabalho não somente através de pesquisas, mas também práticas, alcançando a práxis de um currículo pautado em pesquisas historiográficas.
id FURG_571e76d9b917f5b737c4c56fa4df952a
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6375
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling O colégio Pedro II e os livros didáticosColégio Pedro IILivro didáticoEnsino de históricaEducação HistóriaPedro II schoolTextbookTeaching historicalHistory educationO presente trabalho investiga a análise dos critérios de seleção e escolha do livro didático de História pelos professores da rede pública de educação do Colégio Pedro II da cidade do Rio de Janeiro, no período entre 2010-2012, período dos processos de escolha do livro didático, promovidos pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD e o Programa Nacional do Livro do Ensino Médio. Através da análise dos critérios de seleção do livro didático de história, dos professores da rede pública de educação do Colégio Pedro II da cidade do Rio de Janeiro, propomos compreender os processos educativos formais e não formais que envolvem o fazer docente, nesse caso a própria elaboração do currículo, e as influências do livro didático diretamente nos contextos educacionais, com base nas pesquisas que visam habilitar o historiador-docente a ter capacidade de auxiliar o ensino dos discentes de forma a contribuir significativamente para um ensino pautado em métodos e pesquisas que possibilitem o próprio historiador-docente a desenvolver seu trabalho não somente através de pesquisas, mas também práticas, alcançando a práxis de um currículo pautado em pesquisas historiográficas.This paper investigates the analysis of the criteria for selection and choice of textbook history teachers in the public education Colegio Pedro II the city of Rio de Janeiro , in the period from 2010-2012 , a period of procedures for choosing the textbook promoted by the National Textbook Program - PNLD and the National Book Program of High School . Through the analysis of the criteria for selection history textbook , teachers in the public education Colegio Pedro II the city of Rio de Janeiro understand the formal and non-formal educational processes that involve the teacher do in this case the very elaboration of curriculum, and the influences of the textbook directly in educational contexts , based on research that will enable the historian -teaching staff to be able to help teach the students to contribute to teaching based on research and methods that enable the historian himself -teaching staff to develop their work not only through research , but also practical , allowing the fabrication of a curriculum guided by historiographical research.Senna, Adriana Kivanski deKreniski, Gislania Carla Potratz2016-08-20T16:43:49Z2016-08-20T16:43:49Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfKRENISKI, Gislania Carla Potratz. O colégio Pedro II e os livros didáticos. 2014. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.http://repositorio.furg.br/handle/1/6375porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-08-20T16:43:49Zoai:repositorio.furg.br:1/6375Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-08-20T16:43:49Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O colégio Pedro II e os livros didáticos
title O colégio Pedro II e os livros didáticos
spellingShingle O colégio Pedro II e os livros didáticos
Kreniski, Gislania Carla Potratz
Colégio Pedro II
Livro didático
Ensino de histórica
Educação História
Pedro II school
Textbook
Teaching historical
History education
title_short O colégio Pedro II e os livros didáticos
title_full O colégio Pedro II e os livros didáticos
title_fullStr O colégio Pedro II e os livros didáticos
title_full_unstemmed O colégio Pedro II e os livros didáticos
title_sort O colégio Pedro II e os livros didáticos
author Kreniski, Gislania Carla Potratz
author_facet Kreniski, Gislania Carla Potratz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Senna, Adriana Kivanski de
dc.contributor.author.fl_str_mv Kreniski, Gislania Carla Potratz
dc.subject.por.fl_str_mv Colégio Pedro II
Livro didático
Ensino de histórica
Educação História
Pedro II school
Textbook
Teaching historical
History education
topic Colégio Pedro II
Livro didático
Ensino de histórica
Educação História
Pedro II school
Textbook
Teaching historical
History education
description O presente trabalho investiga a análise dos critérios de seleção e escolha do livro didático de História pelos professores da rede pública de educação do Colégio Pedro II da cidade do Rio de Janeiro, no período entre 2010-2012, período dos processos de escolha do livro didático, promovidos pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD e o Programa Nacional do Livro do Ensino Médio. Através da análise dos critérios de seleção do livro didático de história, dos professores da rede pública de educação do Colégio Pedro II da cidade do Rio de Janeiro, propomos compreender os processos educativos formais e não formais que envolvem o fazer docente, nesse caso a própria elaboração do currículo, e as influências do livro didático diretamente nos contextos educacionais, com base nas pesquisas que visam habilitar o historiador-docente a ter capacidade de auxiliar o ensino dos discentes de forma a contribuir significativamente para um ensino pautado em métodos e pesquisas que possibilitem o próprio historiador-docente a desenvolver seu trabalho não somente através de pesquisas, mas também práticas, alcançando a práxis de um currículo pautado em pesquisas historiográficas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-08-20T16:43:49Z
2016-08-20T16:43:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KRENISKI, Gislania Carla Potratz. O colégio Pedro II e os livros didáticos. 2014. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.
http://repositorio.furg.br/handle/1/6375
identifier_str_mv KRENISKI, Gislania Carla Potratz. O colégio Pedro II e os livros didáticos. 2014. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187230447960064