"A morte, besouro, é viver debaixo da bota dos outros": a linguagem fílmica como ferramenta de implementação da educação para as relações étnico-raciais no ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/9062 |
Resumo: | A partir da Educação para as Relações Étnico-Raciais esse trabalho aborda a realização de um projeto de ensino/aprendizagem no Ensino Médio, relacionado ao estudo da história e da cultura afro-brasileira e africana por meio de uma mostra de filmes, documentários, entrevistas e depoimentos,e da construção de materiais realizada pelos estudantes. Esta escolha encontra raízes no fato de que filmes, documentário se entrevistas são ferramentas de apelo estético-visual-emocional, que possibilitam a construção de conhecimento histórico escolar, já que mobilizam operações mentais que conduzem os estudantes a reflexões e tomadas de conclusões frente às questões que se apresentam. Assim, os filmes, documentários e outros vídeos sobre a África, sua história e cultura -ancestral ou contemporânea - em seu continente ou em sua diáspora, são utilizados como uma ferramenta didática auxiliar nas aulas de História, contribuindo na discussão das temáticas ligadas ao continente africano e às identidades afro-brasileiras, assim como na valorização e no reconhecimento do cumprimento das políticas de ações afirmativas. Nesta direção, a presente Dissertação está estruturada em três capítulos: no primeiro, denominado "Apontamentos sobre a Lei 10.639/2003: resistências e avanços", realizaremos uma análise sobre a implementação da Lei em algumas localidades brasileiras. Também abordaremos a Lei no contexto do ensino privado e apresentaremos o cenário onde se passa a experiência educativa realizada. No segundo capítulo, intitulado "As mídias cinemáticas como mecanismo de implementação da Lei 10.639/2003", trataremos do uso do cinema nas aulas de História, do projeto e da análise dos vídeos utilizados. Finalmente, no terceiro capítulo, denominado "As narrativas construídas pelos discentes: um olhar sobre a Lei 10.639/03 no cotidiano de uma escola particular" analisaremos as narrativas produzidas pelos estudantes por ocasião da realização do Projeto, apoiando-se na metodologia da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). O referencial adotado visa a equidade,no sentido de construção de uma sociedade plural por meio de uma educação antirracista, e inspira-senas ideias de GOMES (2005, 2012), COELHO (2005, 2010, 2013), CAVALLEIRO (1998, 2005), SILVA (2007, 2012), entre outros, de modo a ocasionar a reflexão acerca da construção de uma educação para a diversidade. |
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"A morte, besouro, é viver debaixo da bota dos outros": a linguagem fílmica como ferramenta de implementação da educação para as relações étnico-raciais no ensino médioHistória e cultura Africana e Afro-BrasileiraLei 10.639/2003Educação para as relações etnico- raciaisPráticas educativasEnsino de HistóriaAfrican and Afro-Brazilian history and cultureHistory and cultureL Law 10.639/2003Education for ethnic-racial relationsEducational practicesHistory teachingA partir da Educação para as Relações Étnico-Raciais esse trabalho aborda a realização de um projeto de ensino/aprendizagem no Ensino Médio, relacionado ao estudo da história e da cultura afro-brasileira e africana por meio de uma mostra de filmes, documentários, entrevistas e depoimentos,e da construção de materiais realizada pelos estudantes. Esta escolha encontra raízes no fato de que filmes, documentário se entrevistas são ferramentas de apelo estético-visual-emocional, que possibilitam a construção de conhecimento histórico escolar, já que mobilizam operações mentais que conduzem os estudantes a reflexões e tomadas de conclusões frente às questões que se apresentam. Assim, os filmes, documentários e outros vídeos sobre a África, sua história e cultura -ancestral ou contemporânea - em seu continente ou em sua diáspora, são utilizados como uma ferramenta didática auxiliar nas aulas de História, contribuindo na discussão das temáticas ligadas ao continente africano e às identidades afro-brasileiras, assim como na valorização e no reconhecimento do cumprimento das políticas de ações afirmativas. Nesta direção, a presente Dissertação está estruturada em três capítulos: no primeiro, denominado "Apontamentos sobre a Lei 10.639/2003: resistências e avanços", realizaremos uma análise sobre a implementação da Lei em algumas localidades brasileiras. Também abordaremos a Lei no contexto do ensino privado e apresentaremos o cenário onde se passa a experiência educativa realizada. No segundo capítulo, intitulado "As mídias cinemáticas como mecanismo de implementação da Lei 10.639/2003", trataremos do uso do cinema nas aulas de História, do projeto e da análise dos vídeos utilizados. Finalmente, no terceiro capítulo, denominado "As narrativas construídas pelos discentes: um olhar sobre a Lei 10.639/03 no cotidiano de uma escola particular" analisaremos as narrativas produzidas pelos estudantes por ocasião da realização do Projeto, apoiando-se na metodologia da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). O referencial adotado visa a equidade,no sentido de construção de uma sociedade plural por meio de uma educação antirracista, e inspira-senas ideias de GOMES (2005, 2012), COELHO (2005, 2010, 2013), CAVALLEIRO (1998, 2005), SILVA (2007, 2012), entre outros, de modo a ocasionar a reflexão acerca da construção de uma educação para a diversidade.Starting from Education for Ethnic and Race Relations, this work deals with the realization of an educational teaching/learning project in high school, related to the study of African-Brazilian and African history and culture, through films, documentaries, interviews and testimonials, and building materials performed by students. This choice is rooted in the fact that movies, documentaries and interviews are tools of aesthetic-visual appeal, that permits the construction of the historical school knowledge, due to mental operations that mobilize and lead students to think over and conclude about the subjects they just have faced. Thus, films and documentaries about Africa, its history and culture - ancient or contemporary - in its continent or diaspora, are used as an auxiliary teaching tool in history classes, contributing to the discussion of themes related to the African continent and African-Brazilian identities, as well as in the appreciation, recognition and accomplishment of affirmative action policies. In this direction, the present Dissertation is divided into three chapters: the first, called "Notes on the Law 10.639 / 2003 resistance and advances" we will conduct an analysis on the implementation of the law in some Brazilian cities. Also we discuss the law in the context of private education and show the present scenario where this educational experience is already performed. In the second chapter, entitled "The kinematics medias as an implementation mechanism of the Law 10.639 / 2003", we will deal with the use of "The Cinema" in history classes, the project and analysis of used videos. Finally, in the third chapter, called "The narratives constructed by students: a look at the Law 10,639 / 03 in the daily life of a private school" we will carry out the analysis of the narratives produced by students during the Project, supported by methodology content analysis (BARDIN, 2011). The theoretical frame of reference aims equity, in the sense of building a pluralistic society through an anti-racist education, and draws inspiration in the ideas of GOMES (2005, 2012), COELHO (2005, 2010, 2013), CAVALLEIRO(1998, 2005 ), SILVA (2007, 2012), among others, in order to lead to reflection on the construction of a real education for diversity.Schiavon, Carmem Gessilda BurgertRomeiro, Maria Andrea Cavalheiro2020-09-24T20:50:44Z2020-09-24T20:50:44Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROMEIRO, Maria Andreia Cavalheiro. "A morte, besouro, é viver debaixo da bota dos outros": a linguagem fílmica como ferramenta de implementação da educação para as relações étnico-raciais no ensino médio. 2016. 232 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.http://repositorio.furg.br/handle/1/9062porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-09-24T20:50:44Zoai:repositorio.furg.br:1/9062Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-09-24T20:50:44Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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A partir da Educação para as Relações Étnico-Raciais esse trabalho aborda a realização de um projeto de ensino/aprendizagem no Ensino Médio, relacionado ao estudo da história e da cultura afro-brasileira e africana por meio de uma mostra de filmes, documentários, entrevistas e depoimentos,e da construção de materiais realizada pelos estudantes. Esta escolha encontra raízes no fato de que filmes, documentário se entrevistas são ferramentas de apelo estético-visual-emocional, que possibilitam a construção de conhecimento histórico escolar, já que mobilizam operações mentais que conduzem os estudantes a reflexões e tomadas de conclusões frente às questões que se apresentam. Assim, os filmes, documentários e outros vídeos sobre a África, sua história e cultura -ancestral ou contemporânea - em seu continente ou em sua diáspora, são utilizados como uma ferramenta didática auxiliar nas aulas de História, contribuindo na discussão das temáticas ligadas ao continente africano e às identidades afro-brasileiras, assim como na valorização e no reconhecimento do cumprimento das políticas de ações afirmativas. Nesta direção, a presente Dissertação está estruturada em três capítulos: no primeiro, denominado "Apontamentos sobre a Lei 10.639/2003: resistências e avanços", realizaremos uma análise sobre a implementação da Lei em algumas localidades brasileiras. Também abordaremos a Lei no contexto do ensino privado e apresentaremos o cenário onde se passa a experiência educativa realizada. No segundo capítulo, intitulado "As mídias cinemáticas como mecanismo de implementação da Lei 10.639/2003", trataremos do uso do cinema nas aulas de História, do projeto e da análise dos vídeos utilizados. Finalmente, no terceiro capítulo, denominado "As narrativas construídas pelos discentes: um olhar sobre a Lei 10.639/03 no cotidiano de uma escola particular" analisaremos as narrativas produzidas pelos estudantes por ocasião da realização do Projeto, apoiando-se na metodologia da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). O referencial adotado visa a equidade,no sentido de construção de uma sociedade plural por meio de uma educação antirracista, e inspira-senas ideias de GOMES (2005, 2012), COELHO (2005, 2010, 2013), CAVALLEIRO (1998, 2005), SILVA (2007, 2012), entre outros, de modo a ocasionar a reflexão acerca da construção de uma educação para a diversidade. |
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