Acessibilidade nas bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG): opinião dos alunos deficientes auditivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scherer, Raquel Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7425
Resumo: Este estudo busca verificar questões pertinentes sobre critérios de acessibilidade s que os estudantes, com deficiência auditiva, encontram para utilizar os serviços e espaços das bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O estudo realizado foi do tipo transversal, descritivo com uma abordagem quali - quantitativa. A metodologia utilizada visou compreender a relação entre o sujeito surdo e as bibliotecas da FURG. A coleta dos dados foi realizada através de um questionário que foi enviado por e - mail para os estudantes com deficiência auditiva da FURG. Levando - se em conta que as bibliotecas são mediadoras de informação, o uso das bibliotecas universitárias pelos deficientes auditivos est á relaciona do com os espaços mais atrativos e serviços oferecidos a o usuário no que tange à acessibilidade , pois quanto mais atrativos, maior será a frequência. Destaca a importância d e um sistema informacional específico, onde a tecnologia como material educativo é um recurso facilitador da a utonomia do deficiente auditivo associada à tradução simu ltânea em Língua Brasileira de S inais - LIBRAS. Concluiu - se que os estudantes não encontram dificuldade quanto ao uso dos espaços (virtual e físico) utilizado em comum po r todos .
id FURG_5cb8b2879c822a06637943965d145bb6
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/7425
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Acessibilidade nas bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG): opinião dos alunos deficientes auditivosBibliotecasAcessibilidadeDeficientes auditivosLingua Brasileira de sinais( libras)LibrariesAcessibilityHearning impairedBrazilian sign language (libras)Este estudo busca verificar questões pertinentes sobre critérios de acessibilidade s que os estudantes, com deficiência auditiva, encontram para utilizar os serviços e espaços das bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O estudo realizado foi do tipo transversal, descritivo com uma abordagem quali - quantitativa. A metodologia utilizada visou compreender a relação entre o sujeito surdo e as bibliotecas da FURG. A coleta dos dados foi realizada através de um questionário que foi enviado por e - mail para os estudantes com deficiência auditiva da FURG. Levando - se em conta que as bibliotecas são mediadoras de informação, o uso das bibliotecas universitárias pelos deficientes auditivos est á relaciona do com os espaços mais atrativos e serviços oferecidos a o usuário no que tange à acessibilidade , pois quanto mais atrativos, maior será a frequência. Destaca a importância d e um sistema informacional específico, onde a tecnologia como material educativo é um recurso facilitador da a utonomia do deficiente auditivo associada à tradução simu ltânea em Língua Brasileira de S inais - LIBRAS. Concluiu - se que os estudantes não encontram dificuldade quanto ao uso dos espaços (virtual e físico) utilizado em comum po r todos .This study aimed to verify some pertinent questions about accessibility criteria that students with hearing impairment find to use the services and spaces of the libraries in the Federal University of Rio Grande - FURG. This study was a cross - sectional, descriptive study with a qualitative - quantitative approach. The methodology used aimed to understand the relationship between the he aring impaired and the FURG libraries. Data collection was realized through a questionnaire that was sent by e - mail to students with hearing impairment. Taking into account that libraries are information mediators, the use of university libraries by the he aring impaired is related to the most attractive spaces and services offered to the user in terms of accessibility, because the more attractive , higher the frequency. It highlights the importance of a specific information system, where technology as an edu cational material is a resource that facilitates the autonomy of the hearing impaired associated to the simultaneous translation in Brazilian Sign Language (LIBRAS). It was concluded that students do not find difficulty regarding the use of spaces (virtual and physical) used in common by all.Maia, Maria de Fátima SantosScherer, Raquel Pereira2017-07-20T01:27:05Z2017-07-20T01:27:05Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSCHERER, Raquel Pereira. Acessibilidade nas bibliotecas da Universidade Federal Do Rio Grande( Furg): Opinião dos Alunos Deficientes Auditivos. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Curso de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.http://repositorio.furg.br/handle/1/7425porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2017-07-20T01:27:05Zoai:repositorio.furg.br:1/7425Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2017-07-20T01:27:05Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Acessibilidade nas bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG): opinião dos alunos deficientes auditivos
title Acessibilidade nas bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG): opinião dos alunos deficientes auditivos
spellingShingle Acessibilidade nas bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG): opinião dos alunos deficientes auditivos
Scherer, Raquel Pereira
Bibliotecas
Acessibilidade
Deficientes auditivos
Lingua Brasileira de sinais( libras)
Libraries
Acessibility
Hearning impaired
Brazilian sign language (libras)
title_short Acessibilidade nas bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG): opinião dos alunos deficientes auditivos
title_full Acessibilidade nas bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG): opinião dos alunos deficientes auditivos
title_fullStr Acessibilidade nas bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG): opinião dos alunos deficientes auditivos
title_full_unstemmed Acessibilidade nas bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG): opinião dos alunos deficientes auditivos
title_sort Acessibilidade nas bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG): opinião dos alunos deficientes auditivos
author Scherer, Raquel Pereira
author_facet Scherer, Raquel Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Maria de Fátima Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Scherer, Raquel Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas
Acessibilidade
Deficientes auditivos
Lingua Brasileira de sinais( libras)
Libraries
Acessibility
Hearning impaired
Brazilian sign language (libras)
topic Bibliotecas
Acessibilidade
Deficientes auditivos
Lingua Brasileira de sinais( libras)
Libraries
Acessibility
Hearning impaired
Brazilian sign language (libras)
description Este estudo busca verificar questões pertinentes sobre critérios de acessibilidade s que os estudantes, com deficiência auditiva, encontram para utilizar os serviços e espaços das bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O estudo realizado foi do tipo transversal, descritivo com uma abordagem quali - quantitativa. A metodologia utilizada visou compreender a relação entre o sujeito surdo e as bibliotecas da FURG. A coleta dos dados foi realizada através de um questionário que foi enviado por e - mail para os estudantes com deficiência auditiva da FURG. Levando - se em conta que as bibliotecas são mediadoras de informação, o uso das bibliotecas universitárias pelos deficientes auditivos est á relaciona do com os espaços mais atrativos e serviços oferecidos a o usuário no que tange à acessibilidade , pois quanto mais atrativos, maior será a frequência. Destaca a importância d e um sistema informacional específico, onde a tecnologia como material educativo é um recurso facilitador da a utonomia do deficiente auditivo associada à tradução simu ltânea em Língua Brasileira de S inais - LIBRAS. Concluiu - se que os estudantes não encontram dificuldade quanto ao uso dos espaços (virtual e físico) utilizado em comum po r todos .
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-07-20T01:27:05Z
2017-07-20T01:27:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHERER, Raquel Pereira. Acessibilidade nas bibliotecas da Universidade Federal Do Rio Grande( Furg): Opinião dos Alunos Deficientes Auditivos. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Curso de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
http://repositorio.furg.br/handle/1/7425
identifier_str_mv SCHERER, Raquel Pereira. Acessibilidade nas bibliotecas da Universidade Federal Do Rio Grande( Furg): Opinião dos Alunos Deficientes Auditivos. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Curso de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/7425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384375969447936