A série “Como e por que ler”: uma historiografia literária brasileira do presente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/9080 |
Resumo: | A série Como e por que ler da editora Objetiva surgiu no ano de 2002 com a publicação de Como e por que ler os clássicos universais desde cedo, de Ana Maria Machado e Como e por que ler a poesia brasileira do século XX, de Ítalo Moriconi. De 2002 a 2005 foram publicados neste projeto mais dois títulos: Como e por que ler o romance brasileiro (2004), de Marisa Lajolo, e Como e por que ler a literatura infantil brasileira (2005), de Regina Zilberman. Com base no estudo atento dos quatro títulos mencionados, este trabalho apresenta a seguinte tese: A série Como e por que ler ― pela primeira vez em uma publicação com o intuito de formar leitores ― reúne grande parte dos mecanismos de construção reproduzidos na contemporaneidade, constituindo-se um exemplo cabal de historiografia literária brasileira do presente. Para comprovar esta proposição pauta-se a leitura em um tripé teórico constituído pelo Construtivismo Radical, de Ernst von Glasersfeld, pela Teoria dos Campos, de Pierre Bourdieu, e também pelas contribuições de Itamar- Even Zohar e Niklas Luhmman, nomeadamente os estudos sobre repertório e observação. |
id |
FURG_5e225c14ca50d1ad7a370c0ee7f563cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/9080 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
A série “Como e por que ler”: uma historiografia literária brasileira do presenteHistória da literaturaFormação de leitoresTeoria dos camposConstrutivismo radicalMetateoriaHistory of literatureReader‟s developmentField theoryRadical constructivismMetatheoryA série Como e por que ler da editora Objetiva surgiu no ano de 2002 com a publicação de Como e por que ler os clássicos universais desde cedo, de Ana Maria Machado e Como e por que ler a poesia brasileira do século XX, de Ítalo Moriconi. De 2002 a 2005 foram publicados neste projeto mais dois títulos: Como e por que ler o romance brasileiro (2004), de Marisa Lajolo, e Como e por que ler a literatura infantil brasileira (2005), de Regina Zilberman. Com base no estudo atento dos quatro títulos mencionados, este trabalho apresenta a seguinte tese: A série Como e por que ler ― pela primeira vez em uma publicação com o intuito de formar leitores ― reúne grande parte dos mecanismos de construção reproduzidos na contemporaneidade, constituindo-se um exemplo cabal de historiografia literária brasileira do presente. Para comprovar esta proposição pauta-se a leitura em um tripé teórico constituído pelo Construtivismo Radical, de Ernst von Glasersfeld, pela Teoria dos Campos, de Pierre Bourdieu, e também pelas contribuições de Itamar- Even Zohar e Niklas Luhmman, nomeadamente os estudos sobre repertório e observação.The Como e por que ler series (Objetiva press) appeared in 2002 with the publication of Como e por que ler os clássicos universais desde cedo, by Ana Maria Machado and Como e por que ler a poesia brasileira do século XX, by Ítalo Moriconi. From 2002 to 2005 two more titles were published in this project: Como e por que ler o romance brasileiro (2004), by Marisa Lajolo and Como e por que ler a literatura infantil brasileira (2005), by Regina Zilberman. Based on the careful study of the four mentioned titles, this work presents the following thesis: The Como e por que ler series - for the first time in a publication with the intention to form readers - gathers a great part of the construction mechanisms reproduced in the contemporaneity, constituting a complete example of Brazilian literary historiography of the present. In order to prove this proposition, the reading is based on a theoretical tripod constituted by Ernst von Glasersfeld's Radical Constructivism, Pierre Bourdieu's Field Theory, and also by the contributions of Itamar-Even Zohar and Niklas Luhmman, namely repertoire studies and observation.Baumgarten, Carlos AlexandrePardo, Maria del Carmen VillarinoMachado, Wellington Freire2020-09-30T23:16:06Z2020-09-30T23:16:06Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMACHADO, Wellington Freire. A série “Como e por que ler”: uma historiografia literária brasileira do presente. 2017. 354 f. Tese (Doutorado em história da literatura) – Instituto de Letras e Artes. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. 2017.http://repositorio.furg.br/handle/1/9080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-09-30T23:16:06Zoai:repositorio.furg.br:1/9080Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-09-30T23:16:06Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A série “Como e por que ler”: uma historiografia literária brasileira do presente |
title |
A série “Como e por que ler”: uma historiografia literária brasileira do presente |
spellingShingle |
A série “Como e por que ler”: uma historiografia literária brasileira do presente Machado, Wellington Freire História da literatura Formação de leitores Teoria dos campos Construtivismo radical Metateoria History of literature Reader‟s development Field theory Radical constructivism Metatheory |
title_short |
A série “Como e por que ler”: uma historiografia literária brasileira do presente |
title_full |
A série “Como e por que ler”: uma historiografia literária brasileira do presente |
title_fullStr |
A série “Como e por que ler”: uma historiografia literária brasileira do presente |
title_full_unstemmed |
A série “Como e por que ler”: uma historiografia literária brasileira do presente |
title_sort |
A série “Como e por que ler”: uma historiografia literária brasileira do presente |
author |
Machado, Wellington Freire |
author_facet |
Machado, Wellington Freire |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baumgarten, Carlos Alexandre Pardo, Maria del Carmen Villarino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Wellington Freire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da literatura Formação de leitores Teoria dos campos Construtivismo radical Metateoria History of literature Reader‟s development Field theory Radical constructivism Metatheory |
topic |
História da literatura Formação de leitores Teoria dos campos Construtivismo radical Metateoria History of literature Reader‟s development Field theory Radical constructivism Metatheory |
description |
A série Como e por que ler da editora Objetiva surgiu no ano de 2002 com a publicação de Como e por que ler os clássicos universais desde cedo, de Ana Maria Machado e Como e por que ler a poesia brasileira do século XX, de Ítalo Moriconi. De 2002 a 2005 foram publicados neste projeto mais dois títulos: Como e por que ler o romance brasileiro (2004), de Marisa Lajolo, e Como e por que ler a literatura infantil brasileira (2005), de Regina Zilberman. Com base no estudo atento dos quatro títulos mencionados, este trabalho apresenta a seguinte tese: A série Como e por que ler ― pela primeira vez em uma publicação com o intuito de formar leitores ― reúne grande parte dos mecanismos de construção reproduzidos na contemporaneidade, constituindo-se um exemplo cabal de historiografia literária brasileira do presente. Para comprovar esta proposição pauta-se a leitura em um tripé teórico constituído pelo Construtivismo Radical, de Ernst von Glasersfeld, pela Teoria dos Campos, de Pierre Bourdieu, e também pelas contribuições de Itamar- Even Zohar e Niklas Luhmman, nomeadamente os estudos sobre repertório e observação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2020-09-30T23:16:06Z 2020-09-30T23:16:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACHADO, Wellington Freire. A série “Como e por que ler”: uma historiografia literária brasileira do presente. 2017. 354 f. Tese (Doutorado em história da literatura) – Instituto de Letras e Artes. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. 2017. http://repositorio.furg.br/handle/1/9080 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Wellington Freire. A série “Como e por que ler”: uma historiografia literária brasileira do presente. 2017. 354 f. Tese (Doutorado em história da literatura) – Instituto de Letras e Artes. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. 2017. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/9080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384376704499712 |