Leituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras de Hoje (Online) |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8128 |
Resumo: | This study aims at introducing the Project Radical Reading, an investigation of the fundamental ideas of radical constructivism (GLASERSFELD, 1996) and its repercussions on the conceptions of knowledge, language and reading, as well as on education and the transposition of this theoretical basis for a practical experience with literary reading in the classroom. The results of the experience suggest that a radical constructivist approach for the literary reading process in the classroom involves text appropriation and active interpretation by the reader, the sharing of the text and of the world and the understanding of others, as well as the responsibilization for the experiential world and for its change. |
id |
PUC_RS-19_52988ea6ccd2b1ead5679e49a12e2e60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/8128 |
network_acronym_str |
PUC_RS-19 |
network_name_str |
Letras de Hoje (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Leituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literáriaLeituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literáriaRadical constructivismCase studyConstructivist educationReadingTeaching and learning literatureConstrutivismo radicalEducação construtivistaLeituraEnsino e aprendizagem da literaturaThis study aims at introducing the Project Radical Reading, an investigation of the fundamental ideas of radical constructivism (GLASERSFELD, 1996) and its repercussions on the conceptions of knowledge, language and reading, as well as on education and the transposition of this theoretical basis for a practical experience with literary reading in the classroom. The results of the experience suggest that a radical constructivist approach for the literary reading process in the classroom involves text appropriation and active interpretation by the reader, the sharing of the text and of the world and the understanding of others, as well as the responsibilization for the experiential world and for its change.Este trabalho objetiva apresentar o Projeto Leituras Radicais, uma investigação dos fundamentos do pensamento construtivista radical (GLASERSFELD, 1996) e suas repercussões nas concepções de conhecimento, de linguagem e de leitura, bem como na educação e a transposição dessa base teórica para uma experiência prática com a leitura literária em sala de aula. Os resultados da experiência sugerem que a realização de uma abordagem construtivista radical para o processo de leitura literária em sala de aula envolve a apropriação do texto e a interpretação ativa pelo leitor, o compartilhamento do texto e do mundo e a compreensão do outro, bem como a responsabilização pelo mundo experiencial e por sua mudança.Editora da PUCRS - ediPUCRS2010-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8128Letras de Hoje; Vol. 45 No. 3 (2010): Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e InterfacesLetras de Hoje; Vol. 45 Núm. 3 (2010): Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e InterfacesLetras de Hoje; v. 45 n. 3 (2010): Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e Interfaces1984-77260101-3335reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8128/5819Venturella, Valéria Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-15T14:13:41Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/8128Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2011-06-15T14:13:41Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literária Leituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literária |
title |
Leituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literária |
spellingShingle |
Leituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literária Venturella, Valéria Moura Radical constructivism Case study Constructivist education Reading Teaching and learning literature Construtivismo radical Educação construtivista Leitura Ensino e aprendizagem da literatura |
title_short |
Leituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literária |
title_full |
Leituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literária |
title_fullStr |
Leituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literária |
title_full_unstemmed |
Leituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literária |
title_sort |
Leituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literária |
author |
Venturella, Valéria Moura |
author_facet |
Venturella, Valéria Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Venturella, Valéria Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Radical constructivism Case study Constructivist education Reading Teaching and learning literature Construtivismo radical Educação construtivista Leitura Ensino e aprendizagem da literatura |
topic |
Radical constructivism Case study Constructivist education Reading Teaching and learning literature Construtivismo radical Educação construtivista Leitura Ensino e aprendizagem da literatura |
description |
This study aims at introducing the Project Radical Reading, an investigation of the fundamental ideas of radical constructivism (GLASERSFELD, 1996) and its repercussions on the conceptions of knowledge, language and reading, as well as on education and the transposition of this theoretical basis for a practical experience with literary reading in the classroom. The results of the experience suggest that a radical constructivist approach for the literary reading process in the classroom involves text appropriation and active interpretation by the reader, the sharing of the text and of the world and the understanding of others, as well as the responsibilization for the experiential world and for its change. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8128 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8128/5819 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Letras de Hoje; Vol. 45 No. 3 (2010): Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e Interfaces Letras de Hoje; Vol. 45 Núm. 3 (2010): Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e Interfaces Letras de Hoje; v. 45 n. 3 (2010): Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e Interfaces 1984-7726 0101-3335 reponame:Letras de Hoje (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Letras de Hoje (Online) |
collection |
Letras de Hoje (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br |
_version_ |
1799128773013012480 |