Leituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venturella, Valéria Moura
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras de Hoje (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8128
Resumo: This study aims at introducing the Project Radical Reading, an investigation of the fundamental ideas of radical constructivism (GLASERSFELD, 1996) and its repercussions on the conceptions of knowledge, language and reading, as well as on education and the transposition of this theoretical basis for a practical experience with literary reading in the classroom. The results of the experience suggest that a radical constructivist approach for the literary reading process in the classroom involves text appropriation and active interpretation by the reader, the sharing of the text and of the world and the understanding of others, as well as the responsibilization for the experiential world and for its change.
id PUC_RS-19_52988ea6ccd2b1ead5679e49a12e2e60
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/8128
network_acronym_str PUC_RS-19
network_name_str Letras de Hoje (Online)
repository_id_str
spelling Leituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literáriaLeituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literáriaRadical constructivismCase studyConstructivist educationReadingTeaching and learning literatureConstrutivismo radicalEducação construtivistaLeituraEnsino e aprendizagem da literaturaThis study aims at introducing the Project Radical Reading, an investigation of the fundamental ideas of radical constructivism (GLASERSFELD, 1996) and its repercussions on the conceptions of knowledge, language and reading, as well as on education and the transposition of this theoretical basis for a practical experience with literary reading in the classroom. The results of the experience suggest that a radical constructivist approach for the literary reading process in the classroom involves text appropriation and active interpretation by the reader, the sharing of the text and of the world and the understanding of others, as well as the responsibilization for the experiential world and for its change.Este trabalho objetiva apresentar o Projeto Leituras Radicais, uma investigação dos fundamentos do pensamento construtivista radical (GLASERSFELD, 1996) e suas repercussões nas concepções de conhecimento, de linguagem e de leitura, bem como na educação e a transposição dessa base teórica para uma experiência prática com a leitura literária em sala de aula. Os resultados da experiência sugerem que a realização de uma abordagem construtivista radical para o processo de leitura literária em sala de aula envolve a apropriação do texto e a interpretação ativa pelo leitor, o compartilhamento do texto e do mundo e a compreensão do outro, bem como a responsabilização pelo mundo experiencial e por sua mudança.Editora da PUCRS - ediPUCRS2010-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8128Letras de Hoje; Vol. 45 No. 3 (2010): Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e InterfacesLetras de Hoje; Vol. 45 Núm. 3 (2010): Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e InterfacesLetras de Hoje; v. 45 n. 3 (2010): Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e Interfaces1984-77260101-3335reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8128/5819Venturella, Valéria Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-15T14:13:41Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/8128Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2011-06-15T14:13:41Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Leituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literária
Leituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literária
title Leituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literária
spellingShingle Leituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literária
Venturella, Valéria Moura
Radical constructivism
Case study
Constructivist education
Reading
Teaching and learning literature
Construtivismo radical
Educação construtivista
Leitura
Ensino e aprendizagem da literatura
title_short Leituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literária
title_full Leituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literária
title_fullStr Leituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literária
title_full_unstemmed Leituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literária
title_sort Leituras radicais: uma experiência construtivista para a leitura literária
author Venturella, Valéria Moura
author_facet Venturella, Valéria Moura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Venturella, Valéria Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Radical constructivism
Case study
Constructivist education
Reading
Teaching and learning literature
Construtivismo radical
Educação construtivista
Leitura
Ensino e aprendizagem da literatura
topic Radical constructivism
Case study
Constructivist education
Reading
Teaching and learning literature
Construtivismo radical
Educação construtivista
Leitura
Ensino e aprendizagem da literatura
description This study aims at introducing the Project Radical Reading, an investigation of the fundamental ideas of radical constructivism (GLASERSFELD, 1996) and its repercussions on the conceptions of knowledge, language and reading, as well as on education and the transposition of this theoretical basis for a practical experience with literary reading in the classroom. The results of the experience suggest that a radical constructivist approach for the literary reading process in the classroom involves text appropriation and active interpretation by the reader, the sharing of the text and of the world and the understanding of others, as well as the responsibilization for the experiential world and for its change.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8128
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8128/5819
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Letras de Hoje; Vol. 45 No. 3 (2010): Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e Interfaces
Letras de Hoje; Vol. 45 Núm. 3 (2010): Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e Interfaces
Letras de Hoje; v. 45 n. 3 (2010): Linguagem: Linguística, Teoria da Literatura e Interfaces
1984-7726
0101-3335
reponame:Letras de Hoje (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Letras de Hoje (Online)
collection Letras de Hoje (Online)
repository.name.fl_str_mv Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br
_version_ 1799128773013012480