A representação de escritores e suas obras na historiografia literária e nos romances históricos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Bruno Marques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/9649
Resumo: Esta tese analisa a representação de escritores e suas obras nas principais histórias da literatura brasileira do século XX, quais sejam, História da literatura brasileira, de José Veríssimo; os seis volumes de A literatura no Brasil, de Afrânio Coutinho; Formação da literatura brasileira, de Antonio Candido; História concisa da literatura brasileira, de Alfredo Bosi; De Anchieta a Euclides, de José Guilherme Merquior; e A literatura brasileira, de José Aderaldo Castello; e nos romances históricos, pós-década de 1970, que ficcionalizam os autores do cânone nacional e intertextualizam suas produções literárias. Os romances selecionados são Calvário e porres do pingente Afonso Henriques de Lima Barreto, de João Antônio; Em liberdade, de Silviano Santiago; Cães da província, de Luiz Antonio de Assis Brasil; Boca do Inferno, A última quimera, Dias e dias e Semíramis, de Ana Miranda; A barca dos amantes, de Antônio Barreto; A dança da serpente, de Sebastião Martins; Memorial do fim, de Haroldo Maranhão; Os rios turvos, de Luzilá Gonçalves Ferreira; O primeiro brasileiro, de Gilberto Vilar; A mais bela noiva de Vila Rica, de Josué Montello; O passeador, de Luciana Hidalgo; e Claros sussurros de celestes ventos, de Joel Rufino dos Santos. Ao mesmo tempo, examina-se a perspectiva teórico-metodológica adotada pelas histórias da literatura, e de que modo as narrativas ficcionais históricas citadas reiteram ou redimensionam a mímesis dos escritores e suas obras configuradas pela historiografia literária nacional novecentista.
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