Los modelos pedagógicos 1:1 en Perú: nivel de satisfacción usuaria y factores que están relacionados al uso de las computadoras portátiles desde la perspectiva de los maestros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quispe, Carlos David Laura
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8245
Resumo: O propósito deste estudo é compreender os níveis de satisfação usuária de professores, em relação ao uso dos entornos de aprendizagem baseado nos modelos pedagógicos 1:1; assim como estabelecer os principais fatores que estão relacionados aos professores que usam os computadores portáteis como ferramenta de su trabalho docente. Depois de obter o consentimento informado, desarrolharam-se ações em ordem a recolher informação, onde a entrevista semiestruturada e a aplicação de um questionário foram base do levantamento de dados. As entrevistas realizaram-se individualmente, considerando nove professores das três primeiras escolas ligadas ao programa ULPN. Junto a este, realizou-se a aplicação de um questionário a uma mostra censo de cem professores e professoras; relativo ao gradu de satisfação usuária dos modelos de aprendizagem 1:1; os indicadores se relacionavam com o desenho, instalação e desarrolho do programa ULPN. O estudo corresponde a uma pesquisa que conjuga tanto elementos quantitativos como qualitativos. O tratamento dos dados quantitativos incluiu a utilização da técnica de "Analises de componentes principais", a análise dos dados qualitativos realizou-se mediante a técnica do "Analises de conteúdo". Na dimensão quantitativa, selecionaram-se as duas primeiras componentes principais, com uma porcentagem acumulado de variabilidade explicada de 57.017%. A primeira componente principal explica o 49.547% da variabilidade e tem relação com variáveis da ordem do desenho, gestão e sustentabilidade. A segunda componente principal explica o 7.470% da variabilidade e se relaciona principalmente com a instalação e desenvolvimento do programa. Reconhecendo as limitações do estudo, os resultados da avaliação em base à opinião de satisfação usuária de professores, indicam que o uso do entorno baseado nos modelos pedagógicos 1:1 é bastante desfavorável, para sua incorporação como ferramenta de apoio nos processos de educação e aprendizagem. Não somente desde o ponto de vista da infraestrutura e tecnológico. Assim também, desde a perspectiva metodológica. A analise qualitativo dos dados incluiu a categorização da informação recolhida e sua triangulação com outras fontes de informação. O estudo conclui com a discussão de cinco categorias emergentes do "análise de conteúdo": politicas de desenho e instalação; infraestrutura e sustentabilidade; estratégias pedagógicas e metodologias, a pergunta docente e sistemas de gestão e avaliação.
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As entrevistas realizaram-se individualmente, considerando nove professores das três primeiras escolas ligadas ao programa ULPN. Junto a este, realizou-se a aplicação de um questionário a uma mostra censo de cem professores e professoras; relativo ao gradu de satisfação usuária dos modelos de aprendizagem 1:1; os indicadores se relacionavam com o desenho, instalação e desarrolho do programa ULPN. O estudo corresponde a uma pesquisa que conjuga tanto elementos quantitativos como qualitativos. O tratamento dos dados quantitativos incluiu a utilização da técnica de "Analises de componentes principais", a análise dos dados qualitativos realizou-se mediante a técnica do "Analises de conteúdo". Na dimensão quantitativa, selecionaram-se as duas primeiras componentes principais, com uma porcentagem acumulado de variabilidade explicada de 57.017%. A primeira componente principal explica o 49.547% da variabilidade e tem relação com variáveis da ordem do desenho, gestão e sustentabilidade. A segunda componente principal explica o 7.470% da variabilidade e se relaciona principalmente com a instalação e desenvolvimento do programa. Reconhecendo as limitações do estudo, os resultados da avaliação em base à opinião de satisfação usuária de professores, indicam que o uso do entorno baseado nos modelos pedagógicos 1:1 é bastante desfavorável, para sua incorporação como ferramenta de apoio nos processos de educação e aprendizagem. Não somente desde o ponto de vista da infraestrutura e tecnológico. Assim também, desde a perspectiva metodológica. A analise qualitativo dos dados incluiu a categorização da informação recolhida e sua triangulação com outras fontes de informação. O estudo conclui com a discussão de cinco categorias emergentes do "análise de conteúdo": politicas de desenho e instalação; infraestrutura e sustentabilidade; estratégias pedagógicas e metodologias, a pergunta docente e sistemas de gestão e avaliação.El propósito de este estudio es comprender los niveles de satisfacción usuaria de profesores, en relación al uso de los entornos de aprendizaje basados en los modelos pedagógicos 1:1; así como establecer los principales factores que están relacionados a que los maestros empleen las computadoras portátiles como herramienta de su labor docente. Tras obtener el consentimiento informado, se desarrollaron acciones en orden a recolectar información, donde la entrevista semiestructurada y la aplicación de un cuestionario, fueron la base del levantamiento de datos. Las entrevistas se realizaron individualmente, considerando a nueve profesores de las tres primeras escuelas adscritas al programa ULPN. Junto a esto, se realizó la aplicación de un cuestionario a una muestra censal de cien maestros y maestras; relativo al grado de satisfacción usuaria de los modelos de aprendizaje 1:1, los indicadores se relacionaban con el diseño, implementación y desarrollo del programa ULPN. El estudio corresponde a una investigación que conjuga tanto elementos cuantitativos como cualitativos. El tratamiento de los datos cuantitativos incluyó la utilización de la técnica de "Análisis de Componentes Principales"; el análisis de los datos cualitativos se realizó mediante la técnica del "Análisis de Contenido". En la dimensión cuantitativa, se seleccionaron las dos primeras componentes principales, con un porcentaje acumulado de variabilidad explicada de 57,017%. La primera componente principal explica el 49,547% de la variabilidad y tiene relación con variables del orden de diseño, gestión y sostenibilidad. La segunda componente principal explica el 7,470% de la variabilidad y se relaciona principalmente con la implementación y desarrollo del programa. Reconociendo las limitaciones del estudio, los resultados de la evaluación en base a la opinión de satisfacción usuaria de profesores, indican que el uso del entorno basado en los modelos pedagógicos 1:1 es bastante desfavorable, para su incorporación como herramienta de apoyo en los procesos de enseñanza y aprendizaje. No solamente desde el punto de vista infraestructural y tecnológico, sino también, desde la perspectiva metodológica. El análisis cualitativo de los datos incluyó la categorización de la información recogida y su triangulación con otras fuentes de información. El estudio concluye con la discusión de cinco categorías emergentes del "Análisis de Contenido": políticas de diseño e implementación; infraestructura y sostenibilidad; estrategias pedagógicas y metodológicas, la cuestión docente y sistemas de gestión y evaluación.Silva, João Alberto daQuispe, Carlos David Laura2020-02-05T16:12:05Z2020-02-05T16:12:05Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfQUISPE, Carlos David Laura. Los modelos pedagógicos 1:1 en Perú: nivel de satisfacción usuaria y factores que están relacionados al uso de las computadoras portátiles desde la perspectiva de los maestros. 2015. 130 f. 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