Bens culturais e educação patrimonial no município do Rio Grande (RS) : subsídios ao ensino da história local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Camila Rola
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11425
Resumo: Dissertação (mestrado)
id FURG_5f0a59be96906d3b36c321aa29f8a919
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/11425
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Bens culturais e educação patrimonial no município do Rio Grande (RS) : subsídios ao ensino da história localBens CulturaisEnsino de HistóriaPatrimônio CulturalRio GrandeBens CulturelsEnseignent d’histoirePatrimoine CulturelleRio GrandeDissertação (mestrado)Atualmente, muito se discute sobre o ensino de História. Nesta direção, alguns debates envolvem a questão da dificuldade de se promover a participação dos alunos nas aulas, bem como formas para se despertar o interesse discente e, tendo em mente estas ponderações, o uso da Educação Patrimonial em sala de aula, pode representar um caminho. Neste sentido, esta metodologia pode ser utilizada para promover o ensino de História de um modo mais dinâmico e atrativo para o aluno, possibilitando atividades nas quais o mesmo deixe de ser um mero receptor, passando a construir o conhecimento, juntamente com o professor, ao longo das aulas, tendo em vista que a metodologia da Educação Patrimonial possibilita a aproximação das pessoas com os bens patrimoniais. Sendo assim, a presente Dissertação tem como objetivo central desenvolver um projeto de Educação Patrimonial com uma turma de 4° ano da escola Sagrado Coração de Jesus, na busca por um ensino de História mais dinâmico e abrangente, na medida em que os alunos não precisam ficar restritos somente ao espaço escolar, mas iniciam a utilizar a cidade como recurso didático para as aulas de História. Para tanto, o texto desta Dissertação encontra-se dividido em três capítulos; no primeiro apresenta-se a relação entre História, Memória e Patrimônio, haja vista que esses são os pilares para as atividades envoltas com a metodologia da Educação Patrimonial, também realiza-se um breve histórico sobre patrimônio no Brasil e o surgimento dessa no país; o segundo capítulo, por sua vez, aborda o projeto realizado, os lugares, com os quais os alunos trabalharam e, ainda, abordamos os materiais utilizados nas aulas; finalmente, o terceiro capítulo analisa o trabalho realizado com os alunos, as atividades propostas, a análise das percepções dos discentes a partir das saídas de campo, sobre os bens culturais; este último capítulo, também conta com uma atividade realizada com os responsáveis dos alunos, de modo a observarmos o que eles contam ao chegar em casa sobre as aulas. Deste modo, buscamos através da (re) educação do olhar, mostrar para os alunos a cidade onde eles vivem e despertar o pertencimento dos mesmos com estes lugares, para que, assim, os estudantes possam se tornar defensores e multiplicadores de atividades em prol do patrimônio cultural local.Actuellement, il y a une grande discussion sur l’enseignent d’histoire. Dans cette direction, quelques débats sont au tour sur la question de la difficulté de provoquer la participation des étudiants à la classe, ainsi comme les manières d’éveiller l’intérêt d’apprenant, en savant à la tête ces pondoirs, l’usage de l’Éducation Patrimoniale au cours, Il peut représenter un chemin. Dans le même sens, cette méthodologie peut être utilisée à promouvoir l’enseignement d’histoire d’une façon plus dynamique et attractif pour élève, il est en train de proportionner les activités à l’enseignant laisse d’être un simple récepteur en train de passer à construire la connaissance tout ensemble au enseignent. Au cours des classes en vue que la méthodologie de l’Éducation Patrimoniale proportionne la proximité des personnes aux bens matériaux. De cette façon, cette dissertation a comme objectif la réalisation d’un travail aux enseignants de l’École Sagrado Coração de Jesus, à la recherche d’un enseignent d’histoire plus dynamique et embrassement. À cause des étudiants n’ont pas besoin de rester contenus à l’espace scolaire, ils passent à utiliser la ville comme ressources didactiques pour les classe d’histoire. En tant, le texte de cette dissertation se trouve partage à trois chapitres : au premier se présente la relation parmi Histoire, Mémoire et Patrimoine, en vue qu’ils sont les piliers aux activités qui enveloppent la méthodologie d’éducation patrimonial et aussi on réalise un bref résume sur le patrimoine au Brésil et le jaillissement de cette méthodologie au pays; le second chapitre, à son moment, aborde le projet réalisé, les lieux où les enseignants ont travaillé, et encore on parle sur les matériaux employés aux classes; finalement le troisième chapitre fait un observation réalisé aux élèves, les activités proposées, les analyses des perceptions des apprenants à partir des sorties du champs, sur les bens culturels; au dernier chapitre compte encore avec une activité réalisée aux responsables des étudiants, à fin d’on observer les choses racontées pour eux quand ils arrivent chez eux et tous les choses qu’ils parlent sur les classes. De cette façon, on recherche travers de (re) éducation du visage, montrer aux enseignants la ville où ils habitent, éveiller le appartenant d’eux avec ses endroits, objectivant que les étudiants se deviennent défenseurs et multiplicateurs des activités en faveur du patrimoine culturelle locale.SCHIAVON, Carmem Gessilda BurgertALVES, Camila Rola2024-02-07T23:45:23Z2024-02-07T23:45:23Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Camila Rola. Bens culturais e educação patrimonial no município do Rio Grande (RS) : subsídios ao ensino da história local. 2016. 146 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11425porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2024-02-07T23:45:24Zoai:repositorio.furg.br:123456789/11425Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2024-02-07T23:45:24Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Bens culturais e educação patrimonial no município do Rio Grande (RS) : subsídios ao ensino da história local
title Bens culturais e educação patrimonial no município do Rio Grande (RS) : subsídios ao ensino da história local
spellingShingle Bens culturais e educação patrimonial no município do Rio Grande (RS) : subsídios ao ensino da história local
ALVES, Camila Rola
Bens Culturais
Ensino de História
Patrimônio Cultural
Rio Grande
Bens Culturels
Enseignent d’histoire
Patrimoine Culturelle
Rio Grande
title_short Bens culturais e educação patrimonial no município do Rio Grande (RS) : subsídios ao ensino da história local
title_full Bens culturais e educação patrimonial no município do Rio Grande (RS) : subsídios ao ensino da história local
title_fullStr Bens culturais e educação patrimonial no município do Rio Grande (RS) : subsídios ao ensino da história local
title_full_unstemmed Bens culturais e educação patrimonial no município do Rio Grande (RS) : subsídios ao ensino da história local
title_sort Bens culturais e educação patrimonial no município do Rio Grande (RS) : subsídios ao ensino da história local
author ALVES, Camila Rola
author_facet ALVES, Camila Rola
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SCHIAVON, Carmem Gessilda Burgert
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Camila Rola
dc.subject.por.fl_str_mv Bens Culturais
Ensino de História
Patrimônio Cultural
Rio Grande
Bens Culturels
Enseignent d’histoire
Patrimoine Culturelle
Rio Grande
topic Bens Culturais
Ensino de História
Patrimônio Cultural
Rio Grande
Bens Culturels
Enseignent d’histoire
Patrimoine Culturelle
Rio Grande
description Dissertação (mestrado)
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2024-02-07T23:45:23Z
2024-02-07T23:45:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Camila Rola. Bens culturais e educação patrimonial no município do Rio Grande (RS) : subsídios ao ensino da história local. 2016. 146 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11425
identifier_str_mv ALVES, Camila Rola. Bens culturais e educação patrimonial no município do Rio Grande (RS) : subsídios ao ensino da história local. 2016. 146 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384409725206528