Ensino de História e Educação Patrimonial em Rio Grande/RS : proposições de atividades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Matheus Balbueno
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11453
Resumo: Dissertação (mestrado)
id FURG_d7bee86cc16f21271411de99f08dde0e
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/11453
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Ensino de História e Educação Patrimonial em Rio Grande/RS : proposições de atividadesHistory Teaching and Heritage Education in Rio Grande/RS : activities propositionsEducação PatrimonialBens CulturaisEnsino de HistóriaRio GrandeHeritage EducationCultural assetsHistory teachingRio GrandeDissertação (mestrado)O texto apresenta considerações para o estabelecimento de relações práticas e concretas entre o ensino de História e a Educação Patrimonial, no município do Rio Grande/RS, podendo elas serem utilizadas como base para replicações em outros contextos locais. A ideia passa por um breve esboço teórico e metodológico sobre a conceituação de patrimônio histórico cultural e a aplicabilidade da Educação Patrimonial, além do diálogo com a memória e a educação. O foco, então, centra-se no ensino de História a partir desses pontos, levando-se em consideração as relações estabelecidas entre os conteúdos tradicionais do currículo escolar de História, na educação básica, e os bens culturais rio-grandinos a serem percebidos com o desenvolvimento de situações de aprendizagem a partir da Educação Patrimonial. Assim, os conteúdos curriculares "canônicos" encontram os bens culturais na vivência do ensino de História. Por fim, chega-se ao aspecto pedagógico do patrimônio a ser preservado e valorizado, também, por meio do ensino de História, diante da oferta de uma base de material de apoio aos professores, oportunizando reflexões sobre o tema.The text presents considerations for the establishment of practical and concrete relations between the History teaching and Heritage Education, in the city of Rio Grande/RS, which can be used as a basis for replication in other local contexts. The idea involves a brief theoretical and methodological sketch on the conceptualization of cultural heritage and the applicability of Heritage Education, in addition to a dialogue with memory and education. The focus, then, is centered on the History teaching from these points, taking into account the relations established between the traditional contents of the history school curriculum, in basic education, and the cultural assets from Rio Grande to be perceived with the development of learning situations from Heritage Education. Thus, the "canonical" curricular contents find cultural assets in the experience of History teaching. Finally, it comes to the pedagogical aspect of the heritage to be preserved and valued, also through the History teaching, in view of the offer for a support base material for teachers, providing opportunities for reflection on the subject.Schiavon, Carmem Gessilda BurgertPinto, Matheus Balbueno2024-02-15T02:37:59Z2024-02-15T02:37:59Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINTO, Matheus Balbueno. Ensino de História e Educação Patrimonial em Rio Grande/RS: proposições de atividades. 2021. 120 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11453porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2024-02-15T02:38:00Zoai:repositorio.furg.br:123456789/11453Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2024-02-15T02:38Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História e Educação Patrimonial em Rio Grande/RS : proposições de atividades
History Teaching and Heritage Education in Rio Grande/RS : activities propositions
title Ensino de História e Educação Patrimonial em Rio Grande/RS : proposições de atividades
spellingShingle Ensino de História e Educação Patrimonial em Rio Grande/RS : proposições de atividades
Pinto, Matheus Balbueno
Educação Patrimonial
Bens Culturais
Ensino de História
Rio Grande
Heritage Education
Cultural assets
History teaching
Rio Grande
title_short Ensino de História e Educação Patrimonial em Rio Grande/RS : proposições de atividades
title_full Ensino de História e Educação Patrimonial em Rio Grande/RS : proposições de atividades
title_fullStr Ensino de História e Educação Patrimonial em Rio Grande/RS : proposições de atividades
title_full_unstemmed Ensino de História e Educação Patrimonial em Rio Grande/RS : proposições de atividades
title_sort Ensino de História e Educação Patrimonial em Rio Grande/RS : proposições de atividades
author Pinto, Matheus Balbueno
author_facet Pinto, Matheus Balbueno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schiavon, Carmem Gessilda Burgert
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Matheus Balbueno
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Patrimonial
Bens Culturais
Ensino de História
Rio Grande
Heritage Education
Cultural assets
History teaching
Rio Grande
topic Educação Patrimonial
Bens Culturais
Ensino de História
Rio Grande
Heritage Education
Cultural assets
History teaching
Rio Grande
description Dissertação (mestrado)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2024-02-15T02:37:59Z
2024-02-15T02:37:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, Matheus Balbueno. Ensino de História e Educação Patrimonial em Rio Grande/RS: proposições de atividades. 2021. 120 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021.
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11453
identifier_str_mv PINTO, Matheus Balbueno. Ensino de História e Educação Patrimonial em Rio Grande/RS: proposições de atividades. 2021. 120 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021.
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187242941743104