Entre a geografia que se aprende e a geografia que se ensina: a experiência da avaliação contínua na disciplina de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elayne Chistian da
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Figueiredo, Vânia Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/641
Resumo: Inicialmente foi possível, a partir de observações teóricas, apontar algumas modificações que o Ensino de Geografia vêm apresentando atualmente. Essas nortearam a nossa prática, permitindo uma exposição mais palpável do objeto da Geografia, o espaço geográfico. Para o desenvolvimento deste trabalho dividimos a pesquisa em duas partes: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa experimental, baseadas na utilização de modelos teóricos e de procedimentos adotados em diversas instituições educacionais. A abordagem da pesquisa se apoiou no método dedutivo, tendo em vista a aplicação de técnicas didáticas antes desenvolvidas por especialistas na área pedagógica. O método utilizado foi de levantamento bibliográfico, buscando apresentar alguns posicionamentos acerca da escolha criteriosa dos conteúdos a serem expostos em sala de aula. Da mesma forma, foi possível levantar algumas considerações sobre as condições que necessitam ser criadas para os alunos no processo de aquisição de conhecimentos sistematizados. Por fim, procurou-se fazer algumas considerações sobre a avaliação contínua aplicada atualmente na sala de aula. A classificação dos resultados dos trabalhos em sala de aula foi apresentada em forma de conceitos que representam avanços e recuos dos alunos nas atividades solicitadas pelos professores.
id FURG_6217d48bf177995dfb08eb6b217f8b04
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/641
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Entre a geografia que se aprende e a geografia que se ensina: a experiência da avaliação contínua na disciplina de geografiaEnsinoAvaliaçãoAprendizagemTeachingEvaluationLearningInicialmente foi possível, a partir de observações teóricas, apontar algumas modificações que o Ensino de Geografia vêm apresentando atualmente. Essas nortearam a nossa prática, permitindo uma exposição mais palpável do objeto da Geografia, o espaço geográfico. Para o desenvolvimento deste trabalho dividimos a pesquisa em duas partes: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa experimental, baseadas na utilização de modelos teóricos e de procedimentos adotados em diversas instituições educacionais. A abordagem da pesquisa se apoiou no método dedutivo, tendo em vista a aplicação de técnicas didáticas antes desenvolvidas por especialistas na área pedagógica. O método utilizado foi de levantamento bibliográfico, buscando apresentar alguns posicionamentos acerca da escolha criteriosa dos conteúdos a serem expostos em sala de aula. Da mesma forma, foi possível levantar algumas considerações sobre as condições que necessitam ser criadas para os alunos no processo de aquisição de conhecimentos sistematizados. Por fim, procurou-se fazer algumas considerações sobre a avaliação contínua aplicada atualmente na sala de aula. A classificação dos resultados dos trabalhos em sala de aula foi apresentada em forma de conceitos que representam avanços e recuos dos alunos nas atividades solicitadas pelos professores.Initially it was possible, starting from theoretical observations, to point some modifications that the Teaching of Geography is presenting now. Those orientated our practice, allowing a more tangible exhibition of the object of the Geography, the geographical space. For the development of this work we divided the research in two parts: the bibliographical research and the experimental research, based on the use of theoretical models and procedures adopted in several educational institutions. The approach of the research leaned on in the deductive method, tends before in view the application of didactic techniques developed by specialists in the pedagogic area. The used method was bibliographical risings, looking for to present some positionings concerning the discerning choice of the contents be her exposed in class room. In the same way, it was possible to lift some considerations about the conditions that need to be created for the students in the process of acquisition of systematized knowledge. Finally, we tried to do some considerations about the continuous evaluation applied now in the class room. The classification of the results of the works in class room was presented in form of concepts that represent students' progresses and moving backs in the activities requested by the teachers.2011-06-08T17:35:44Z2011-06-08T17:35:44Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Elayne Chistian da; FIGUEIREDO, Vânia Santos. Entre a geografia que se aprende e a geografia que se ensina: a experiência da avaliação contínua na disciplina de geografia. Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 6, p. 45-56, jul./dez. 2007. Disponível em: < http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1240/535>. Acesso em: 05 jun. 2011.1809-3108http://repositorio.furg.br/handle/1/641porSilva, Elayne Chistian daFigueiredo, Vânia Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-08-05T01:30:40Zoai:repositorio.furg.br:1/641Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-05T01:30:40Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a geografia que se aprende e a geografia que se ensina: a experiência da avaliação contínua na disciplina de geografia
title Entre a geografia que se aprende e a geografia que se ensina: a experiência da avaliação contínua na disciplina de geografia
spellingShingle Entre a geografia que se aprende e a geografia que se ensina: a experiência da avaliação contínua na disciplina de geografia
Silva, Elayne Chistian da
Ensino
Avaliação
Aprendizagem
Teaching
Evaluation
Learning
title_short Entre a geografia que se aprende e a geografia que se ensina: a experiência da avaliação contínua na disciplina de geografia
title_full Entre a geografia que se aprende e a geografia que se ensina: a experiência da avaliação contínua na disciplina de geografia
title_fullStr Entre a geografia que se aprende e a geografia que se ensina: a experiência da avaliação contínua na disciplina de geografia
title_full_unstemmed Entre a geografia que se aprende e a geografia que se ensina: a experiência da avaliação contínua na disciplina de geografia
title_sort Entre a geografia que se aprende e a geografia que se ensina: a experiência da avaliação contínua na disciplina de geografia
author Silva, Elayne Chistian da
author_facet Silva, Elayne Chistian da
Figueiredo, Vânia Santos
author_role author
author2 Figueiredo, Vânia Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elayne Chistian da
Figueiredo, Vânia Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Avaliação
Aprendizagem
Teaching
Evaluation
Learning
topic Ensino
Avaliação
Aprendizagem
Teaching
Evaluation
Learning
description Inicialmente foi possível, a partir de observações teóricas, apontar algumas modificações que o Ensino de Geografia vêm apresentando atualmente. Essas nortearam a nossa prática, permitindo uma exposição mais palpável do objeto da Geografia, o espaço geográfico. Para o desenvolvimento deste trabalho dividimos a pesquisa em duas partes: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa experimental, baseadas na utilização de modelos teóricos e de procedimentos adotados em diversas instituições educacionais. A abordagem da pesquisa se apoiou no método dedutivo, tendo em vista a aplicação de técnicas didáticas antes desenvolvidas por especialistas na área pedagógica. O método utilizado foi de levantamento bibliográfico, buscando apresentar alguns posicionamentos acerca da escolha criteriosa dos conteúdos a serem expostos em sala de aula. Da mesma forma, foi possível levantar algumas considerações sobre as condições que necessitam ser criadas para os alunos no processo de aquisição de conhecimentos sistematizados. Por fim, procurou-se fazer algumas considerações sobre a avaliação contínua aplicada atualmente na sala de aula. A classificação dos resultados dos trabalhos em sala de aula foi apresentada em forma de conceitos que representam avanços e recuos dos alunos nas atividades solicitadas pelos professores.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2011-06-08T17:35:44Z
2011-06-08T17:35:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Elayne Chistian da; FIGUEIREDO, Vânia Santos. Entre a geografia que se aprende e a geografia que se ensina: a experiência da avaliação contínua na disciplina de geografia. Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 6, p. 45-56, jul./dez. 2007. Disponível em: < http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1240/535>. Acesso em: 05 jun. 2011.
1809-3108
http://repositorio.furg.br/handle/1/641
identifier_str_mv SILVA, Elayne Chistian da; FIGUEIREDO, Vânia Santos. Entre a geografia que se aprende e a geografia que se ensina: a experiência da avaliação contínua na disciplina de geografia. Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 6, p. 45-56, jul./dez. 2007. Disponível em: < http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1240/535>. Acesso em: 05 jun. 2011.
1809-3108
url http://repositorio.furg.br/handle/1/641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187238093127680